Com a evolução do mundo corporativo, sabemos que uma área que sofreu grandes mudanças foi a do rh, principalmente quando se trata do processo de seleção e recrutamento. O que podemos notar muito presente nesse processo é a junção de técnicas da área de marketing, que dá fundamento ao marketing de recrutamento.

A aplicação dessa técnica permite de certa forma encantar o candidato fazendo com que ele queria atuar na empresa, além de fortalecer a empresa no mercado, aumentar sua visibilidade e criar um bom e forte relacionamento entre as partes durante todo o processo de contratação.

Para entendermos melhor o que é esse processo de marketing de recrutamento e alguns outros pontos que são importantes, abaixo separamos alguns tópicos que irão explicar melhor o assunto.

O que é Marketing de Recrutamento

O marketing de recrutamento é uma estratégia adotada pelas empresas para atrair os melhores talentos no processo de recrutamento e seleção. 

Com o aumento da competitividade na busca de bons candidatos, essa estratégia consiste em despertar no candidato um relação de interesse que ultrapasse somente a vaga anunciada.

Assim como o marketing de produto atua despertando o interesse do consumidor para um determinado produto, o marketing de recrutamento atua no despertar do interesse do candidato em uma empresa, criando um vínculo com os valores e missão da companhia.

Os processos tendem a acontecer de forma mais ágil e interativa, pois, a estratégia tem como principal fator o estímulo do potencial talento para a conexão com os valores da empresa. Ou seja, o foco é dar uma maior rapidez nas contratações e fazer o match perfeito.

Como criar uma estratégia de marketing de recrutamento?

A estratégia do Marketing de recrutamento consiste em criar um ambiente com alguns fatores que tem como objetivo influenciar diretamente o candidato que a empresa está buscando. 

Logo, o primeiro passo é definir qual é o tipo de profissional que a empresa está buscando, quais suas competências, soft skills, hard skills, qualificações e nível de formação. 

Também é fundamental buscar por um profissional que esteja de acordo com a cultura organizacional da empresa e compartilhe de missão e valores semelhantes. Ou seja, para que o marketing de recrutamento funcione, é preciso que haja um “match cultural”.

O segundo passo, consiste em definir quais os canais de comunicação que serão utilizados para chegar nos potenciais candidatos para a vaga. 

É nesse momento que se faz necessário abrir o leque de possibilidades, tais como site institucional, redes sociais, plataformas de recrutamento, e-mail marketing e parcerias.

Após definir o perfil desejado e também quais serão os canais de comunicação para atingir o objetivo, chega o momento de criar indicadores de performance para monitorar e acompanhar a estratégia utilizada na atração do colaborador desejado.

Vale lembrar que o processo de recrutamento e seleção é parte da rotina de uma empresa, então a criação de indicadores será capaz de auxiliar em processos futuros, definir metas e colaborar na criação de estratégias.

Como aplicar o marketing de recrutamento?

Definida toda a base do projeto e passando pelas etapas anteriores de definição de perfil e canal, chegou a hora de utilizar o marketing de recrutamento na prática. 

Para isso, existem algumas técnicas utilizadas e etapas para a aplicação do marketing de recrutamento nas empresas. Algumas delas são:

Crie etapas e processos

Tenha bem definidos os processos e etapas para o recrutamento e seleção. Essa dica vai facilitar e otimizar o tempo, para que o marketing de recrutamento funcione de forma efetiva e aconteça no tempo esperado. 

Com um funil de recrutamento bem definido, o futuro colaborador vai permanecer engajado durante todas as etapas e é possível mensurar os resultados de forma assertiva. 

Use as redes sociais

Crie um bom relacionamento nas redes sociais, desenvolva junto ao time de marketing conteúdo que mantenham engajamento de todos que acompanham o dia-a-dia da empresa, estimulando diariamente o público a ter uma boa imagem da organização.

Tenha uma página de carreiras no site institucional

Manter um site institucional atualizado, ou até mesmo criar site novo do zero, mas com conteúdos relevantes, com a história e os valores da empresa é essencial. Mesmo que o candidato tenha conhecido a empresa por outro veículo de comunicação, é completamente natural a busca pelo site da organização para extrair o maior número de dados e informações sobre a companhia.

Além disso, é fundamental que exista um caminho possível para que uma pessoa interessada possa visualizar e se candidatar a vagas no site institucional.

E-mail marketing

E-mails marketing são comumente utilizados para manter os profissionais atualizados sobre as oportunidades de carreira que estão disponíveis na empresa, também tem como objetivo informar sobre notícias atualizadas sobre a companhia, no intuito de nutrir ainda mais o interesse em fazer parte deste time.

Além disso, é muito útil fazer o uso de automatização de e-mail marketing para manter o possível recrutado atualizado do andamento do processo seletivo. 

Vantagens do marketing de recrutamento 

Mas, afinal, por que a minha empresa deveria investir em marketing de recrutamento? Bom, além de ter mais chances de conseguir aquele profissional ideal, utilizar ferramentas do marketing no processo de recrutamento e seleção pode trazer diversas vantagens. 

O primeiro ponto é que o marketing de recrutamento pode potencializar seu employer branding, deixando a comunicação com potenciais talentos mais próxima da empresa. Além disso, uma empresa que possui uma boa marca empregadora tende a atrair talentos de forma mais orgânica.

Com isso, os processos de contratação passam a ter mais agilidade, economia de tempo, economia de dinheiro e a criação de uma equipe tecnicamente forte e alinhada com os valores da companhia.

Outro ponto muito forte é que hoje em uma sociedade direcionada por dados, os processos de recrutamento não poderiam ser diferentes.

O desenvolvimento de uma estratégia e o monitoramento através dos indicadores, cria uma base bem estruturada para a captação e aquisição de novos talentos, além de fortalecer o nome da empresa em todos os canais de comunicação utilizados, criando uma boa perspectiva da companhia nos meios de comunicação.

As estratégias de marketing de recrutamento tornam esse processo mais estruturado e guiado por índices e resultados mensuráveis.

Conclusão

Tanto os colaboradores quanto a empresa podem se beneficiar de estratégias como o marketing de recrutamento. Essa estratégia busca estabelecer processos mais claros e ágeis, resultando em processos mais curtos e com fit cultural melhor.

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub empresas.

Referências

Recursos humanos – O capital humano das organizações. 10.ed. Rio de

Janeiro: Elsevier, 2015.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: A edição do novo milênio. 10. ed. São

Paulo: Prentice Hall, 2000.