Uma empresa que busca se destacar no mundo corporativo não pode apenas prestar atenção na imagem que passa para seus clientes e público externo, mas também é cada vez mais importante pensar no bem-estar dos colaboradores. Aí entra o papel fundamental da Gestão de RH.

A equipe de recursos humanos lida diretamente com as pessoas dentro de uma empresa, acompanhando desde o processo de recrutamento e seleção até a organização de dinâmicas como o team building

Aqui vamos falar mais sobre o processo de Gestão de RH, sua função, importância e também os principais desafios que esses profissionais enfrentam hoje no Brasil. 

O que é gestão de recursos humanos?

A gestão de RH é uma área estratégica dentro das empresas, responsável pelo relacionamento da mesma com os seus colaboradores. 

Esse time tem como missão garantir que a empresa e seus funcionários estejam alinhados quanto às metas, objetivos, visão e missão. Com isso, o resultado são equipes bem estruturadas, engajadas, motivadas e trabalhando em conjunto por um propósito em comum. 

A gestão de recursos humanos se utiliza de ferramentas da administração, logística, gestão de pessoas e até mesmo psicologia. Ou seja, é uma área com diversos tipos de profissionais e que precisa ser completa e diversa. 

Entenda a origem da Gestão de RH

Como muitas outras áreas ligadas ao mundo corporativo, a gestão de RH ganhou sua importância no início do século XX após a Revolução Industrial, onde as grandes empresas começaram a surgir e dominar o cenário. 

Mas, vale lembrar que o que nós conhecemos hoje como a área de Recursos Humanos é muito diferente do que era no passado. Especialmente quando falamos das novas tendências de RH, como por exemplo o RH 4.0. 

Por volta dos anos 2000 o RH muda de cara e passa a ser entendido muito mais como uma área da empresa, e sim como um parceiro estratégico para a gestão de pessoas.

A partir daí, as empresas começaram a entender a importância do bem-estar do colaborador e que fatores como satisfação, engajamento e motivação tem efeitos diretos nos números gerais do negócio. 

Qual a função de um gestor de recursos humanos?

O gestor de recursos humanos é responsável por organizar e otimizar diversos processos dentro da área. Entre eles os principais processos são:

  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding e offboarding; 
  • Remuneração e benefícios;
  • Gerenciamento do plano de carreira dos colaboradores;
  • Estratégias de cultura organizacional e diminuição do turnover nas empresas.

Essas são apenas algumas das funções do gestor de RH, que tem como maior objetivo otimizar e melhorar o relacionamento entre empresa e colaborador. Para isso, é muito importante que essa pessoa seja analítica e engajada em planejamentos internos. 

Qual a importância da gestão de RH para o sucesso de uma empresa?

A gestão de RH é uma área muito importante não apenas para o colaborador, que é melhor integrado e pode sempre recorrer ao time de recursos humanos, mas também para a empresa. 

As empresas ganham muito com o trabalho bem feito da área de recursos humanos. Isso porque a comunicação e organização proposta pelo RH permite que a empresa tenha bons reflexos no seu crescimento e uma boa imagem para clientes e público externo.

Sem um trabalho eficiente da gestão de RH, problemas como a desmotivação, alta rotatividade de colaboradores e falta de performance começam a aparecer e atrapalhar o sucesso de uma empresa.  

Funcionários contentes e com bem-estar no trabalho garantem não só um bom employer branding, mas também números melhores para o negócio. 

Qual o perfil ideal do profissional que trabalha na Gestão de RH?

O profissional que trabalha na Gestão de RH precisa ter um perfil completo e muita vontade de trabalhar com pessoas. Afinal, essa pessoa vai estar à frente de projetos importantes e que envolvem diversas áreas da empresa. 

Vamos conhecer as principais características do perfil ideal do profissional que trabalha na Gestão de RH:

  • Ser um pessoa analítica;
  • Ter empatia; 
  • Comunicação clara;
  • Gostar de ensinar, dar treinamentos;
  • Propagar diversidade no ambiente de trabalho;
  • Ter visão estratégica e ser um decisor;
  • Conhecimento técnico para lidar com ferramentas de gestão;
  • Boa administração de projetos.

3 principais desafios na gestão de recursos humanos no Brasil

Hoje o RH é um dos grandes focos da empresa e do mercado corporativo que, quando bem gerido, traz diversas vantagens e aspectos positivos. Mas, também não é uma missão simples alcançar os melhores resultados. 

Existem diversos desafios, que surgem de diferentes cenários, que dificultam o planejamento e execução de tarefas na gestão de recursos humanos no Brasil. Vamos entender um pouco mais sobre os principais. 

1. Atração e retenção de talentos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, o trabalho do gestor de RH se torna ainda mais necessário da hora de atrair e reter talentos. Uma empresa com um plano de gestão de pessoas bem desenvolvido tende a se posicionar melhor no ranking de boas empresas para se trabalhar.

2. Remuneração e benefícios corporativos

Ainda falando sobre competitividade do mercado de trabalho, é um desafio do time de Recursos Humanos pensar em compensações que estejam de acordo com as demais vagas no mercado. 

Além disso, programas de benefício corporativo contam muito na decisão de um possível colaborador. Por isso, o gestor de RH precisa estar sempre atento às tendências de mercado. 

3. Diversidade

A pauta de diversidade é de extrema importância e cada vez mais as empresas têm dado espaço para esse tipo de discussão. O grande desafio da gestão de RH é criar processos e experiências que atendam a todos os públicos. 

Implementar programas de diversidade são projetos muito relevantes e que precisam ser bem planejados pelo time de recursos humanos.  

Conclusão

Se você faz parte do time de Recursos Humanos ou pensa em entrar para essa área, já sabe da importância da gestão de RH. Além de engajar e motivar os colaboradores, a gestão de RH tem a missão de integrar os interesses do colaborador e da empresa. 

Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desses processos pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada, além de conteúdos exclusivos para o bem-estar da empresa e de pessoas. 

Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referência 

LOUZADA, Fernanda; LEÃO, Geraldo Silveira. Gestão de Recursos Humanos: Um Olhar para o Futuro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Vol. 01. pp 201-213, Abril de 2017.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 ed.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.