O mercado de trabalho é dinâmico e muito competitivo, e cada vez mais exige que as empresas adotem novas estratégias para atrair e selecionar o profissional ideal. Por isso, o recrutamento e seleção se destacam como processos essenciais para identificar e escolher os candidatos capacitados e que tenham afinidade com a empresa. 

Neste texto, vamos entender mais a fundo o que é recrutamento e seleção, abordando seus fundamentos, principais etapas e a importância desses processos para o sucesso do seu time e da sua empresa.

O que é recrutamento e seleção em uma empresa

O recrutamento e seleção em uma empresa são processos fundamentais para identificar e escolher candidatos capacitados e que tenham afinidade com os objetivos e cultura da empresa. 

Esse é um processo geralmente dirigido pelo time de Recursos Humanos e busca, através de algumas etapas, encontrar um funcionário que preencha os requisitos da vaga. 

A parte de recrutamento envolve a divulgação das vagas de emprego, atração de candidatos qualificados e o início desse processo e contato com as pessoas. Já a seleção consiste em analisar e avaliar os candidatos com base em critérios predefinidos, como habilidades técnicas, experiência, competências comportamentais e cultura organizacional.

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção? 

O recrutamento e seleção eficazes são muito importantes para garantir que o profissional contratado para uma determinada vaga tenha as competências necessárias, tanto técnicas quanto comportamentais, para alcançar as expectativas da empresa. 

Com um processo bem estruturado, a contratação ajuda a formar equipes coesas e com uma alta performance e desempenho, impactando diretamente nos resultados e na produtividade da organização. 

Além disso, recrutar e selecionar o profissional correto impacta diretamente na redução de problemas como o turnover, a desmotivação e o absenteísmo. 

Qual a diferença entre recrutamento e seleção? 

Apesar de serem dois processos dentro da área de gestão de pessoas, o recrutamento e seleção são coisas diferentes. Eles se diferenciam principalmente pelo objetivo final e quais atividades estão presentes dentro de cada processo.

O recrutamento é a operação do time de RH responsável por atrair talentos. Ou seja, é o processo de atrair candidatos qualificados para preencher as vagas disponíveis em uma empresa. 

O processo de recrutamento acontece a partir da criação e divulgação da vaga. Desde a divulgação das oportunidades de emprego, a criação de estratégias de marketing para atrair talentos até o uso de plataformas de recrutamento. Além disso, outras etapas também são importantes, como por exemplo o primeiro contato com o candidato e a maneira como a empresa será apresentada para essas pessoas.

Já no processo de seleção os candidatos são avaliados e escolhidos com base em critérios pré definidos. É um processo mais criterioso e detalhado, que visa identificar se o candidato tem as soft skills e hard skills necessárias para o papel que precisará desempenhar na empresa.

Nessa etapa, são realizadas análises de currículos, entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, verificação de referências e outras ferramentas de avaliação.

Os principais benefícios de um bom processo de recrutamento e seleção

Nos últimos anos o mercado de trabalho tem se reinventado e evoluindo muitos processos. Um recrutamento e seleção eficiente desempenha um papel fundamental no sucesso de uma organização, trazendo consigo uma série de benefícios significativos. 

Falaremos abaixo sobre os principais benefícios que um processo de recrutamento e seleção bem pensado e estratégico pode trazer.

Redução do turnover

Turnover é o índice de rotatividade de funcionários dentro de uma empresa. Com um processo de recrutamento e seleção de qualidade é possível reduzir este número. 

Isso acontece porque os profissionais de RH encontram um candidato que não apenas tem compatibilidade com a vaga, mas também com a cultura da empresa. Ao realizar uma seleção criteriosa, com etapas de avaliação e análise detalhadas, as chances de escolher candidatos adequados às necessidades da empresa são maiores.

Times alinhados com a cultura da empresa

A cultura da empresa, ou cultura organizacional, é aquela que vai definir quais são os valores, missões e expectativas não só das lideranças como dos demais colaboradores.

Durante o processo de seleção, é possível avaliar se o candidato possui valores, comportamentos e princípios alinhados com a cultura organizacional. Isso promove um ambiente de trabalho coeso, com profissionais que compartilham os mesmos objetivos da empresa.

Um bom clima organizacional

Um funcionário que está alinhado com a cultura da empresa tende a se adaptar melhor ao ambiente de trabalho, estar mais motivado e produtivo. Todos esses são fatores que contribuem para um bom clima organizacional e para o bom funcionamento dos times.

Como deve ser feito o processo de recrutamento e seleção de uma empresa?

O processo de recrutamento e seleção vai variar de acordo com a empresa, objetivos, cultura organizacional e outros fatores. Mas, existem algumas etapas que tendem a aparecer mais durante esses processos. 

Para isso, separamos 5 etapas fundamentais que vão te ajudar a entender mais a fundo como deve ser feito um processo de recrutamento e seleção estratégico e otimizado.

1. Identificar as vagas

Primeiramente é importante que o RH esteja informado e alinhado com as demais áreas da empresa para, assim, identificar quais são as vagas e cargos que precisam ser preenchidos. 

Nesta etapa, a empresa deve definir as necessidades de contratação, incluindo o cargo, requisitos, habilidades e competências desejadas para o candidato. Também é importante estabelecer um cronograma para o processo seletivo.

A vaga pode surgir através da saída de um funcionário, necessidade de crescimento de um time ou uma reformulação. Tendo todas essas informações em mente, o time de Recursos Humanos pode avaliar qual o perfil ideal de candidatos e qual o objetivo desse processo.

2. Divulgar a vaga

Agora que o RH já tem uma ideia de como deve ser o perfil do candidato, é necessário elaborar uma descrição clara, completa e atrativa para divulgar a posição no mercado. 

Em alguns casos, além de apenas divulgar as vagas, o recrutador pode ir atrás de pessoas com o perfil ideal e convidá-lo para o processo seletivo. Isso acontece geralmente quando a vaga tem características mais específicas.

A empresa deve divulgar a vaga de emprego de forma atraente e relevante nos canais adequados, como sites de emprego, redes sociais, anúncios online, redes de contatos profissionais ou até mesmo em agências de recrutamento.

3. Escolher os candidatos ideais

Uma vez que a vaga já tem um número considerado de pessoas aplicadas, começa o trabalho de avaliar os perfis e escolher alguns candidatos que façam mais sentido para a vaga. 

Nesse momento diversos aspectos podem ser considerados, como por exemplo experiência, capacitação técnica, soft skills, entre outros. Por isso, além do clássico currículo, é interessante que o candidato também envie uma carta de apresentação ou vídeo.

4. Entrevista e dinâmicas

Essa etapa pode mudar muito de empresa para empresa e até mesmo para diferentes vagas. Esse é o momento onde o candidato vai passar por entrevistas e dinâmicas necessárias para o cargo. 

As entrevistas podem acontecer apenas com o time de RH, com gestores da área ou ambos. Pode haver diferentes tipos de entrevistas, como entrevistas individuais, em grupo, por competências, técnicas, comportamentais, entre outras. O objetivo é avaliar a adequação dos candidatos à vaga e à cultura da empresa.

5. Feedback e contratação

Com base nas informações coletadas ao longo de todo o processo seletivo, a empresa seleciona o candidato que mais se adequa para a vaga. Aqui é muito importante que a equipe faça o contato com todos os candidatos, aqueles que conseguiram a vaga e os que não conseguiram. 

A empresa faz uma oferta formal ao candidato selecionado, que inclui detalhes sobre remuneração, benefícios e condições de trabalho. O candidato pode aceitar a oferta, negociar os termos ou recusar.

Hoje também é fundamental fornecer feedback para as negativas da vaga também. Então, entre em contato com os candidatos não selecionados e explique a decisão tomada, ajudando também na sua evolução profissional.

Tipos de recrutamento e seleção

Existem diferentes tipos de recrutamento e seleção que uma empresa pode utilizar, dependendo das suas necessidades e recursos disponíveis. A seguir, vamos descrever e entender a fundo os principais tipos:

Recrutamento interno

Nesse tipo de recrutamento, a empresa busca preencher uma vaga através da promoção ou transferência de um colaborador interno. Esse tipo é muito comum para incentivar o crescimento de carreira ou para funcionários que buscam uma mudança de área.

Além disso, o recrutamento interno ajuda com a retenção de talentos, motivação dos funcionários e redução de custos com treinamento.

Recrutamento externo

No caso do recrutamento externo, as vagas abertas são direcionadas para o público fora da empresa, buscando prospectar novos talentos. Esse é o tipo de recrutamento mais tradicional e costuma passar pelas etapas normais de recrutamento e seleção.

Isso pode ser feito por meio de anúncios de emprego, agências de recrutamento, redes sociais, feiras de emprego, entre outros. O recrutamento externo permite trazer novas perspectivas, conhecimentos e habilidades para a empresa, mas também pode envolver um investimento de tempo e recursos no processo seletivo e no treinamento do novo colaborador.

Recrutamento misto

Esse tipo de recrutamento é uma mistura dos dois anteriores, onde a vaga é aberta tanto interna quanto externamente. Dessa forma, o processo pode se tornar mais dinâmico e estar aberto para um maior número de candidatos em potencial.

Isso pode acontecer principalmente quando a empresa quer aproveitar o potencial dos colaboradores internos, mas também gostaria de trazer novos talentos e ideias para a organização.

Recrutamento por indicação

O recrutamento por indicação acontece quando os funcionários internos indicam um potencial candidato. Esse é um tipo interessante porque normalmente a indicação é baseada em experiências de trabalho anteriores e, por isso, são consideradas como uma fonte de candidatos qualificados, uma vez que as pessoas que fazem as indicações geralmente conhecem bem os requisitos da vaga e a cultura da empresa. 

3 ferramentas para ajudar no processo de recrutamento e seleção

Achar o candidato ideal pode ser uma missão e tanto para quem cuida da gestão de recursos humanos. Mas, existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar no processo de recrutamento e seleção. Separamos algumas delas que podem te ajudar a construir essa jornada da melhor forma possível:

Redes sociais

Muitas pessoas acreditam que as redes sociais servem apenas para o entretenimento. Mas, cada vez mais os candidatos encontram as vagas através de redes sociais. Plataformas como LinkedIn, por exemplo, podem ser utilizadas para divulgar vagas, pesquisar candidatos, entrar em contato com profissionais qualificados e verificar referências. 

Além disso, ter uma presença concreta nessas redes sociais profissionais também permite construir uma marca empregadora forte, promovendo a cultura e os valores da empresa para ainda mais pessoas.

Softwares de análise do comportamento

Um dos pontos que ajudam a diminuir o turnover dentro da sua empresa é conhecer e entender o perfil comportamental dos seus candidatos. Para isso, hoje já existem diversos tipos de Softwares de análise do comportamento que podem facilitar o trabalho do time de RH.

A empresa também pode iniciar estratégia entendendo o comportamento e o perfil de seus próprios colaboradores. O Zenklub também é uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas, porque dá ao RHs e às lideranças da empresa dados comportamentais sobre a cultura e o ambiente de trabalho. 

Através do ZenManager, a plataforma corporativa do Zenklub, é possível gerir os planos corporativos de forma prática e autônoma e ainda ter acesso a dados de Behaviour Analytics e insights sobre a saúde mental dos colaboradores.

Testes psicológicos

Essa é uma ferramenta onde o time de RH se junta com psicólogos especializados para, durante as etapas, avaliar o perfil psicológico do candidato. Esses testes buscam avaliar o raciocínio lógico, inteligência emocional e personalidade do candidato.

Escolher o candidato ideal para uma vaga vai muito além das habilidades técnicas. As soft skills têm se mostrado cada vez mais essenciais para criar e desenvolver equipes de alta performance.

Os maiores desafios do processo de recrutamento e seleção hoje

Gerenciar um processo de recrutamento e seleção coordenado e estratégico não é uma missão simples. Atualmente, o processo de recrutamento e seleção enfrenta uma série de desafios. Alguns dos principais desafios incluem:

  • Inserir diversidade e inclusão no processo: A diversidade e inclusão são aspectos cruciais para a construção de uma força de trabalho eficaz e inovadora. É necessário adotar práticas e políticas inclusivas, eliminar preconceitos inconscientes e ampliar os esforços para atrair candidatos de diferentes origens, culturas e grupos sub-representados
  • Alinhar as expectativas da empresa e do candidato: Uma das maiores causas do turnover nas empresas é justamente a falta de alinhamento da empresa e do candidato no momento da contratação. É preciso de uma comunicação clara sobre o que é esperado da vaga, sobre as remunerações e benefícios, entre outros. 
  • Encontrar candidatos com as hard skills e soft skill disponíveis no mercado: Em determinadas áreas e setores, pode haver uma escassez de profissionais qualificados, tornando difícil encontrar candidatos com as habilidades e experiências necessárias para preencher as vagas disponíveis. Isso requer que as empresas sejam mais proativas na busca de talentos, explorando diferentes canais e adotando estratégias de retenção.
  • Falta de apoio e recursos tecnológicos: As empresas precisam acompanhar as mudanças no mercado de trabalho, adotando tecnologias relevantes e buscando capacitar seus profissionais para aproveitar ao máximo essas ferramentas.
  • Promover uma experiência humana para os candidatos ao longo do processo: A experiência do candidato durante o processo de recrutamento e seleção tornou-se um fator crucial. Os candidatos esperam uma comunicação clara, um processo transparente e uma experiência positiva em todas as etapas. 

Conclusão

O recrutamento e seleção desempenham um papel fundamental no sucesso de uma organização, permitindo a contratação dos melhores talentos e a formação de equipes eficazes. Ao compreender os conceitos, processos e técnicas envolvidos nesse processo, as empresas podem adotar abordagens estratégicas e eficientes para atrair, avaliar e selecionar os candidatos mais adequados. 

Ao adotar práticas modernas e tecnologias relevantes, as empresas podem melhorar a eficiência do processo, proporcionar uma experiência positiva aos candidatos e garantir o alinhamento dos profissionais contratados com as necessidades e valores da organização. Para isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub pode ajudar sua empresa no desafio de capacitar sua liderança e seus time responsáveis pelo recrutamento e seleção com o ABC da Saúde Mental, que é um programa que visa orientar líderes e gestores a respeito de temáticas importantes da saúde mental e emocional, buscando estar preparado para revolucionar os processos dentro da empresa.

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Conheça mais sobre o serviço empresarial do Zenklub.

Referências

OSWALDO DE BARROS SANTOS, “Psicologia Aplicada à Orientação e Seleção Profissional”

NETO, Anisio de Queiroz Monteiro. SCATOLIN, Henrique Guilherme. Recrutamento e seleção: Um contraste entre o novo e o tradicional. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 03, Vol. 12, pp. 33-48. Março de 2020.

ALVEZ. T.R; E-RH: O Impacto Da Tecnologia Para A Gestão Competitiva De Recursos Humanos; Universidade de São Paulo; São Paulo; Brasil; 2014.