Em um mundo cada vez mais tecnológico, é difícil imaginar uma vida sem acesso a meios digitais. E isso vai muito além do pessoal, já que a tecnologia também “invadiu” a vida profissional. 

Atualmente, não basta se especializar apenas na vida acadêmica para prosperar em uma empresa, é preciso também desenvolver conhecimentos em dispositivos virtuais e sistemas, a fim de tirar o máximo de proveito das Tecnologias da Informação e Comunicação.

O que são competências digitais?

Atitudes e habilidades que resultam em bons resultados são características das competências de um profissional. E em meio à onda digital, é preciso também ter essas competências quando o assunto é o digital.  

Entre elas, estão colaboradores que sabem o básico sobre tecnologia, como acessar o computador, enviar e-mails e trocar mensagens. Do outro lado, há o nível intermediário, onde a pessoa é capaz de lidar com operação de ERP de gestão empresarial, criar documentos e administrar as redes sociais de uma empresa, por exemplo. 

E também existem os profissionais com nível avançado, que são qualificados para estar no setor de TI de uma companhia, onde podem auxiliar os demais setores e desenvolver soluções tecnológicas. 

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E quais são elas?

Agora que você já entendeu o que são competências digitais, o Zenklub separou três exemplos importantes. Veja a seguir!

  • Cibersegurança

Segundo uma pesquisa da Fortinet, o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um aumento de mais de 950% com relação a 2020. Cada vez mais grandes empresas são alvos de ataques virtuais. 

Por isso, é importante manter o ambiente digital das organizações seguro, contando com colaboradores que entendam as regras de cibersegurança, impedindo com que a empresa caia em riscos. 

  • Marketing

Com a ascensão da internet, o marketing nas empresas se tornou ainda mais essencial. Aqui, o funcionário tem como objetivo captar novos clientes através dos meios tecnológicos, trazendo inovação e comprometimento.

  • Redes Sociais

 Não há como falar de marketing sem citar as redes sociais. Presente cada vez mais na vida das pessoas, essas mídias se tornaram um grande aliado das empresas, que podem divulgar a marca e também manter o contato diário com seus clientes, mantendo, assim, um bom relacionamento que pode gerar bons resultados. Para isso, um profissional com competência digital é essencial para uma companhia. 

O perfil dos novos profissionais digitais

As empresas precisam de profissionais que exerçam funções que tragam resultados, de acordo com seus objetivos, cultura e necessidades. Além disso tudo, também é importante que o colaborador com habilidades digitais tenha um olhar analítico. 

  • Capacidade analítica 

Cada vez mais as empresas buscam profissionais que sejam capazes de gerenciar a identidade digital da marca, por meio de uma análise de dados e inteligência de negócio. Não basta apenas saber exercer a função, é importante que o colaborador esteja sempre atento às respostas do negócio.

Importância das habilidades digitais

Veja a seguir a importância de uma empresa investir nas competências digitais, seja incentivando o profissional, contratando o perfil ideal ou disponibilizando recursos para tornar a tecnologia mais presente no ambiente de trabalho. 

  • Mais eficiência no trabalho

Os meios tecnológicos, como softwares e aparelhos eletrônicos, são ferramentas essenciais para um profissional, que podem aumentar a produtividade, tendo mais eficiência no trabalho, além de facilitar a gestão do colaborador, diminuindo o tempo de execução e entrega.

  • Otimizar o tempo e a qualidade do trabalho

As habilidades tecnológicas ainda trazem como benefício a otimização do tempo e qualidade do trabalho, requisito nas empresas que prezam pela entrega de demandas dentro dos prazos estabelecidos, sem ver uma queda na qualidade.

O que esperar do futuro?

De acordo com dados disponibilizados pelo Fórum Econômico Mundial, a inteligência artificial e a automação substituirão 75 milhões de profissionais no mercado de trabalho. Apesar disso, é esperado que 133 milhões de novos empregos sejam gerados.

Com esse cenário em vista, é importante estar constantemente atento às competências digitais, seja a empresa ou funcionário. Para isso, é importante investir em profissionais criativos, emocionalmente inteligentes e socialmente influentes. 

Empregos melhores

Além de trazer bons retornos à empresa, também é possível que os profissionais cada vez mais se encontrem em empregos qualificados, já que a digitalização potencializa a capacidade pessoal e profissional, tornando o trabalho mais ágil e prático, trazendo bons resultados para ambos os lados. 

Cultura digital

Diferentemente do que se pensa, a cultura digital não é apenas sobre usar tecnologias em uma empresa. Ela é, na verdade, uma mudança estrutural que ocorre graças às inovações tecnológicas, integrando recursos digitais em todas as atividades e departamentos, o que gera maior dinamismo a todos os envolvidos. 

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Referências