Atração de talentos: descubra como atrair as melhores contratações
A atração de talentos é algo que todas as empresas buscam.
Afinal, profissionais excepcionais impulsionam organizações e inspiram os outros colaboradores a também se desenvolverem.
Se você deseja saber como atrair e reter os melhores talentos para a sua corporação, você está no lugar certo!
Então fique com a gente até o final do artigo e tenha uma excelente leitura!
O que é atração e retenção de talentos?
Atrair e reter talentos nada mais é que criar relações de ganha-ganha entre empresas e funcionários.
Dentro do fenômeno da atração de talentos, essas relações benéficas para os dois lados é chamada de “simbiose”.
Esse termo, derivado da biologia, resume muito bem como funciona o sucesso dos negócios que contam com profissionais fora de sério.
Isso porque grandes empresas sabem valorizar grandes talentos, fazendo com que eles entreguem o máximo de seus potenciais.
Benefícios da atração de talentos na sua empresa
Para começar, vamos entender o porquê toda empresa deveria investir na atração e retenção de talentos.
Confira com atenção os tópicos seguintes.
Clima organizacional
Talvez você já tenha ouvido a frase: “aves da mesma plumagem andam juntas”.
De fato, profissionais gostam de trabalhar com outros que os inspiram.
Ao ter uma equipe altamente capacitada, tanto do ponto de vista técnico como também mental, cria-se um clima organizacional de crescimento muito interessante para o desenvolvimento do negócio.
Diferencial competitivo
Com o advento cada vez maior de tecnologias e facilidade de empreender, a competitividade dos mercados aumenta progressivamente.
Diante desse cenário, buscar diferenciais é mandatório para os negócios que querem se destacar.
Para tanto, contar com os melhores profissionais é um grande passo para colocar sua corporação em outro patamar.
Networking de alto nível
Geralmente, grandes talentos conhecem profissionais de outras áreas que também executam suas funções de forma diferenciada.
Isso confere às empresas que empregam talentos uma outra vantagem que é a da recomendação de facilidade.
Ou seja, devido à ter ao lado grandes trabalhadores, é mais fácil acessar grupos de talentos e convencê-los a fazer parte do time.
3 dicas para atrair talentos?
Que tal saber de forma objetiva como atrair talentos?
Logo abaixo estão 3 ferramentas para você aplicar hoje mesmo na sua empresa.
1) Programas de benefícios
Uma das formas mais eficazes de atrair talentos para dentro da empresa é oferecer benefícios interessantes a tais profissionais.
Por exemplo, um recurso que está sendo cada vez mais usado por corporações é o hiring bonus, uma espécie de “passe de contratação”.
Além disso, algo que cada vez mais é valorizado pelos talentos é a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Nesse sentido, os contratados podem ser beneficiados com sessões de terapia ou autodesenvolvimento com psicólogos e coaches. Aliás, essas são algumas das várias soluções que nós do Zenklub oferecemos às empresas. Investir em medidas como essa pode ser algo decisivo no processo de escolha do talento.
Descubra como o nosso trabalho com empresas está transformando o cenário na atração e retenção de talentos.
2) Marketing de recrutamentos
Conectada de forma íntima com o Employer Branding, o marketing de recrutamentos visa motivar os talentos através dos valores da corporação.
Realmente, são os propósitos básicos de um negócio que o tornam único no mercado.
Isso não só chama a atenção dos profissionais altamente capacitados, mas também ajuda a aumentar os níveis de retenção.
3) EVP
Employee Value Proposition (EVP) significa “proposta de valor ao empregado”.
Isso pode ser aplicado de várias formas, entre as quais já citamos os programas de benefícios. Além dessa opção, há outras bem interessantes para atrair e reter talentos:
- Salários acima da média do mercado;
- Plano de carreira organizado e motivador;
- Ambiente de trabalho saudável.
Atração de Talentos e o Endomarketing
De fato, umas das melhores formas de atrair e reter talentos é criar dentro da empresa um cenário repleto de boas condições de trabalho.
Isso se dá, dentre outras formas, por meio do endomarketing. Por exemplo, as estratégias são:
- Realizar pesquisas de satisfação;
- Programas de bem-estar;
- Reforço da cultura empresarial;
- Políticas de benefícios para os trabalhadores.
Tal abordagem funciona não só em fazer o negócio atraente para quem olha de fora, mas também para os colaboradores que já são da casa.
Assim, pode-se realizar com mais precisão e eficiência campanhas de recrutamento interno.
Atração de Talentos e o Employer Branding
O LinkedIn realizou uma pesquisa que revela que 3 a cada 4 profissionais pesquisam características das empresas antes de aplicarem seus currículos para vagas de emprego.
Só essa informação já basta para você entender o valor do employer branding na atração de talentos.
Assim, é preciso buscar criar, reforçar ou ajustar os valores da empresa. Pois, afinal, isso é a alma do negócio!
O papel do R&S nesse processo
Se você não sabe, R&S é a sigla de Recrutamento e Seleção. Ele se refere ao nome dado ao processo que as empresas realizam quando precisam contratar um novo colaborador.
Na parte do recrutamento, os profissionais catalogam as hard skills e soft skills necessárias para ocupar o cargo em questão.
Depois, o processo de candidatura é aberto e os profissionais interessados podem se inscrever na seleção de forma presencial e online (esta última modalidade ganha cada vez mais força atualmente).
Por fim, é feito o processo de seleção. Esta é a parte mais trabalhosa, pois exige dos profissionais do RH bastante atenção às minúcias de cada candidato a fim de diferenciá-los de forma adequada.
Nesse sentido, traçar bem o perfil comportamental de cada aspirante à vaga é de suma importância para a melhor atração (e posterior retenção) de talentos profissionais.
Quais as consequências de uma atração mal feita?
O que algumas pessoas não percebem é que tão importante quanto entender o valor de investir em uma boa estratégia de contratação de talentos, é compreender que uma atração mal feita pode resultar em prejuízos estratosféricos para a corporação.
Confira abaixo alguns deles!
Turnover
Turnover, também conhecido com rotatividade, é o índice que mede a saída de colaboradores de uma empresa.
Esse desligamento pode acontecer pelos mais variados motivos, mas todos eles, quanto são elevados, resultam em prejuízos para a empresa.
Afinal, altos níveis de turnovers resultam em dificuldade de estabelecimento de coesão entre as equipes, atrapalhando a realização de trabalhos sinérgicos e assertivos em prol da concretização das metas corporativas.
Aumento de custos
Toda empresa, ao menos que seja uma ONG, visa o lucro.
Para tanto é preciso reduzir ao máximo os custos enquanto se promove da melhor forma os ganhos.
Nesse contexto, a não retenção de colaboradores faz com que a empresa tenha que arcar com uma série de custos como, por exemplo, taxas trabalhistas e, em alguns casos, processos.
Baixa produtividade
Por óbvio, um trabalhador que não está motivado não realiza suas tarefas com produtividade acima da média.
Dessa maneira, a falta de estratégias de retenção repercute, antes da saída do profissional, na queda da sua performance.
Nesse viés, não adianta contar com o maior talento do universo se ele não estiver à vontade para desempenhar o que sabe fazer melhor.
Conclusão
Ao longo do artigo você notou que fazer a atração de talentos é uma arte importante para todo e qualquer negócio.
Devido à importância do tema para as organizações, é interessante investir em treinamentos de capacitação para que o RH seja assertivo na triagem e escolha de novos profissionais.
Também é fato que ambientes saudáveis de trabalho, onde as pessoas têm ferramentas de autocuidado e autodesenvolvimento com especialistas em saúde mental são fatores poderosos na atração de talentos.
O Zenklub já ajudou várias empresas a criar esses ambientes, transformando a cultura dos negócios e ajudando lideranças e RHs a gerirem pessoas de forma mais saudável e estratégica. Saiba como promover resultados sólidos e bem-estar emocional com o Zenklub para empresas.
Referências
https://www.gupy.io/blog/atracao-de-talentos/
https://blog.solides.com.br/atracao-de-talentos/
https://blog.convenia.com.br/atracao-de-talentos/
https://gptw.com.br/conteudo/artigos/atracao-de-talentos/
https://www.pontotel.com.br/atracao-de-talentos/
https://blog.ahgora.com/atracao-de-talentos-7-taticas-para-conquistar-bons-profissionais/ https://www.totvs.com/blog/negocios/atracao-de-talentos/
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.