Atrair e reter talentos é um dos maiores desafios do mercado de trabalho. Mas e se esses talentos já estiverem dentro de casa esse tempo todo prontos para um novo desafio? O recrutamento interno pode ser a ferramenta que você precisa para preencher as vagas abertas na sua empresa.

Ao buscar talentos e preencher posições internamente, as organizações podem aproveitar uma série de vantagens significativas. Desde reduzir custos de contratação e integração até aumentar a motivação e retenção dos colaboradores, o recrutamento interno oferece diversas oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional dos funcionários. 

Neste texto, exploraremos as vantagens do recrutamento interno e discutiremos os momentos mais apropriados para implementá-lo na empresa, proporcionando uma visão abrangente sobre essa estratégia eficaz de gestão de talentos.

O que é recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção são etapas importantes para contratar novas pessoas em uma empresa. O recrutamento é quando a empresa procura por candidatos interessados em uma vaga de emprego, divulgando essa oportunidade em anúncios, sites ou através de indicações. O objetivo é atrair pessoas qualificadas e interessadas para a vaga.

Depois do recrutamento, vem a etapa da seleção. Nessa fase, a empresa avalia os candidatos para escolher quem tem as habilidades e experiências mais adequadas para a vaga. Isso pode incluir análise do currículo, entrevistas, testes e outras avaliações.

O processo de recrutamento e seleção é importante para encontrar a pessoa certa para o trabalho, considerando as necessidades da empresa e a cultura organizacional. Quando bem feito, ajuda a formar equipes de sucesso e alcançar os objetivos da empresa.

Etapas do processo de recrutamento

O processo de recrutamento geralmente consiste em várias etapas que visam atrair, avaliar e selecionar candidatos qualificados para preencher as vagas de emprego em uma organização. 

Embora as etapas possam variar de acordo com as práticas específicas de cada empresa, as principais etapas comuns do processo de recrutamento são as seguintes:

  1. Planejamento: A empresa determina o que precisa e estabelece os requisitos para a vaga.
  1. Divulgação: A empresa anuncia a vaga para atrair candidatos, seja em sites de emprego, redes sociais ou outros meios.
  1. Triagem de currículos: Os currículos recebidos são analisados para selecionar os candidatos mais qualificados.
  1. Entrevistas: Os candidatos pré-selecionados são entrevistados para saber mais sobre suas habilidades e se eles se encaixam na empresa.
  1. Testes e avaliações: Alguns candidatos podem ser submetidos a testes para verificar suas habilidades e competências.
  1. Verificação de referências: A empresa pode entrar em contato com referências fornecidas pelos candidatos para obter mais informações sobre eles.
  1. Decisão final e oferta: A empresa escolhe o candidato mais adequado para a vaga e faz uma oferta de emprego.

Diferença entre recrutamento externo e interno

A diferença entre recrutamento externo e interno reside no tipo de candidatos considerados para preencher uma vaga de emprego.

Recrutamento externo é quando a empresa busca candidatos fora da organização para preencher uma posição. Isso pode ser feito por meio de anúncios de emprego, agências de recrutamento, sites de emprego e outras fontes externas. 

Por outro lado, o recrutamento interno envolve a busca por candidatos dentro da própria organização para preencher uma vaga. Nesse caso, a empresa oferece a oportunidade de crescimento e promoção para os colaboradores que já fazem parte da equipe. 

Ambos os tipos de recrutamento têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles dependerá das necessidades da empresa, da disponibilidade de talentos internos, dos objetivos estratégicos e da cultura organizacional. 

Além disso, muitas vezes as empresas optam por uma combinação de recrutamento interno e externo para aproveitar o melhor dos dois mundos.

Quais tipos de recrutamento interno existem?

Existem diferentes tipos de recrutamento interno que uma empresa pode adotar para preencher vagas por meio de promoção ou transferência interna. Alguns dos principais tipos de recrutamento interno incluem:

  • Promoção: Nesse tipo de recrutamento interno, os funcionários são promovidos para ocupar uma posição de maior responsabilidade dentro da hierarquia da empresa. Isso pode acontecer quando um funcionário demonstra desempenho excepcional, passa a ter novas habilidades ou atende aos requisitos necessários para a posição.
  • Transferência: A transferência interna envolve mover um funcionário de um departamento ou área para outro dentro da empresa. Essa movimentação pode ocorrer para atender às necessidades da organização, aproveitar as habilidades específicas do funcionário ou oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira.
  • Recomendação: Esse tipo de recrutamento interno ocorre quando um funcionário atual indica ou recomenda um colega para uma vaga aberta na empresa. A recomendação pode ser baseada no conhecimento e na experiência do candidato indicado, além da confiança estabelecida entre os funcionários.
  • Programas de desenvolvimento e plano de carreira: Algumas empresas implementam programas estruturados de desenvolvimento e sucessão para identificar, treinar e preparar funcionários talentosos para cargos de maior responsabilidade no futuro. Esses programas oferecem oportunidades de aprendizado, mentoria e desenvolvimento de habilidades para que os colaboradores possam progredir em suas carreiras dentro da organização.

Quais são as vantagens do recrutamento interno?

Ao abrir novas vagas e oportunidades, o time de RH se depara com alguns desafios para conseguir encontrar pessoas qualificadas e disponíveis para as posições em aberto. Para isso, existem diversas maneiras de se fazer um processo de recrutamento e seleção. 

O recrutamento interno oferece uma série de vantagens para uma empresa. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Familiaridade com os candidatos

Ao recrutar internamente, a empresa já conhece os candidatos em termos de habilidades, desempenho, comportamento e histórico profissional. Isso proporciona uma visão mais precisa de como esses candidatos podem se adequar às necessidades da vaga.

Redução de custos

O recrutamento interno geralmente envolve menos custos em comparação ao recrutamento externo. A empresa economiza em termos de divulgação de vagas, contratação de agências de recrutamento, organização de onboarding, treinamento inicial e integração de novos funcionários.

Contratações mais rápidas

Como os candidatos internos já estão familiarizados com a empresa e seus processos, a fase de integração é mais rápida. Isso significa que a empresa pode preencher as vagas disponíveis mais rapidamente, evitando lacunas de produtividade.

Aumenta a motivação e o engajamento

O recrutamento interno demonstra aos funcionários que a empresa valoriza o crescimento e o desenvolvimento de sua equipe interna. Isso pode aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores, pois eles têm a oportunidade de progredir em suas carreiras dentro da organização.

Reduz o turnover

Ao oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento aos colaboradores, o recrutamento interno pode ajudar a reduzir a taxa de rotatividade de funcionários. Os colaboradores ficam mais satisfeitos e menos propensos a buscar oportunidades em outras empresas.

Fit cultural já validado

Os candidatos internos já estão familiarizados com a cultura organizacional, valores e normas da empresa. Portanto, há uma maior probabilidade de que se ajustem bem ao ambiente de trabalho, tendo um fit cultural,  facilitando a integração e minimizando os riscos de desajuste cultural.

Melhora a reputação da empresa

Ao investir no desenvolvimento de talentos internos, a empresa demonstra um compromisso com seus funcionários e cria uma imagem positiva como um local de trabalho que oferece oportunidades de crescimento. Isso pode melhorar sua reputação e atrair mais talentos interessados em fazer parte da organização.

Como desenvolver uma estratégia eficiente de recrutamento interno

Todos os processos de recrutamento e seleção devem ser feitos de maneira pensada e planejada. No recrutamento interno isso é ainda mais importante, já que os candidatos já possuem um vínculo com a empresa. 

Para desenvolver uma estratégia eficiente de recrutamento interno, aqui estão alguns passos que você pode seguir:

  • Identifique as oportunidades de carreira: Analise as posições e os cargos existentes na empresa para identificar as oportunidades de crescimento e progressão de carreira para os funcionários. 
  • Comunique as oportunidades internamente: Divulgue as oportunidades de carreira disponíveis para os funcionários por meio de canais internos, como intranet, e-mails, boletins informativos ou reuniões. 
  • Avalie os funcionários internos: Realize avaliações regulares de desempenho e identifique os funcionários com potencial para as oportunidades de carreira interna. Considere seu desempenho atual, habilidades, experiência e competências relevantes.
  • Ofereça treinamento e desenvolvimento: Forneça treinamentos, programas de capacitação e oportunidades de desenvolvimento para preparar os funcionários para as vagas internas. Isso pode incluir cursos, workshops, mentoria ou job rotation.
  • Estimule a candidatura interna: Encoraje os funcionários a se candidatarem às vagas internas por meio de políticas claras de promoção e transferência, incentivos e reconhecimento. 
  • Realize processos seletivos justos e transparentes: Ao conduzir o processo seletivo para vagas internas, garanta que ele seja justo, transparente e baseado em critérios objetivos. 
  • Forneça feedback aos candidatos: Independentemente do resultado do processo seletivo, ofereça feedback construtivo aos funcionários que se candidataram. Explique os pontos fortes e áreas de desenvolvimento, incentivando-os a continuar buscando oportunidades internas.
  • Acompanhe o progresso e o impacto do recrutamento interno: Avalie regularmente o impacto do recrutamento interno na empresa, monitorando o desempenho dos funcionários promovidos e transferidos. Isso ajudará a ajustar e aprimorar a estratégia de recrutamento interno ao longo do tempo.

Quais são os desafios de fazer o recrutamento interno?

Embora o recrutamento interno ofereça muitas vantagens, também enfrenta alguns desafios que as empresas devem considerar. Aqui estão alguns dos principais desafios do recrutamento interno:

Candidatos limitados

Ao buscar candidatos internos para preencher uma vaga, a empresa pode ter um pool de talentos limitado. Isso pode dificultar encontrar o candidato mais adequado com as habilidades e experiências necessárias para a posição.

Preenchimento da antiga vaga

Ao promover um funcionário para uma nova posição internamente, isso pode deixar uma vaga em aberto em sua posição anterior. A empresa precisa encontrar uma maneira eficaz de preencher essa lacuna para evitar lacunas de conhecimento e garantir a continuidade das operações.

Necessidade de treinamento

Ao recrutar internamente, pode ser necessário fornecer treinamento adicional para preparar os funcionários para suas novas responsabilidades. Isso pode exigir recursos adicionais em termos de tempo e investimento para garantir que os funcionários estejam devidamente capacitados para a nova posição.

Pode trazer menos inovação

Ao optar pelo recrutamento interno, a empresa pode perder a oportunidade de trazer novas perspectivas e ideias inovadoras de candidatos externos. Isso pode limitar a diversidade de pensamento e a criatividade dentro da organização.

Acompanhe seus talentos com Zenklub

O recrutamento interno traz consigo várias vantagens para as empresas. A familiaridade com os candidatos, a redução de custos, as contratações mais rápidas, o aumento da motivação e do engajamento são apenas alguns dos benefícios que podem ser obtidos.

No entanto, é importante reconhecer que o recrutamento interno também enfrenta desafios, como a disponibilidade limitada de candidatos qualificados e a necessidade de treinamento adicional. 

Para auxiliar sua empresa na missão de garantir um processo de recrutamento interno estratégico, o Zenklub te ajuda a acompanhar o comportamento e o perfil de seus próprios colaboradores através de uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas, que dá ao RHs e às lideranças da empresa dados comportamentais sobre a cultura e o ambiente de trabalho. 

Através do ZenManager, a plataforma corporativa do Zenklub, é possível gerir os planos corporativos de forma prática e autônoma e ainda ter acesso a dados de Behaviour Analytics e insights sobre a saúde mental dos colaboradores.

Referências

SANTORO, Sergio. O recrutamento interno e sua relação com o desenvolvimento profissional e retenção de talentos. Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 8, n. 2, p. 37-59, 2017.

SABIÃO, Leticia Dallacqua et al. Recrutamento interno: a importância do seu processo e a relevância dentro da organização. 2022.