Todos nós já passamos por momentos de cansaço extremo, mas chegar ao esgotamento mental requer uma sobrecarga ainda maior. Trabalhos estressantes, ambientes competitivos e pouco suporte familiar são alguns exemplos de como o contexto pode contribuir para o esgotamento mental, que também pode ser chamado de estafa.

O esgotamento mental também é bastante comum de ser desencadeado por excesso de trabalho, mas ganhou muito mais destaque recentemente por conta das consequências do momento que estamos vivendo, em meio a pandemia. 

Porém, se você percebe que a sensação de cansaço está constante e perdura por meses, é importante pesquisar mais sobre estes sinais. Se você sentir como se tudo estivesse no limite, continue a leitura para entender mais:

O QUE É ESGOTAMENTO MENTAL?

Ele é fruto do excesso de atividades do cérebro, que resulta em bloqueio, ansiedade e estresse. As situações de estresse e o cansaço são normalizados pela repetição do dia a dia, que liga o piloto automático e reproduz esse ciclo do esgotamento.

SINTOMAS E COMO IDENTIFICAR O ESGOTAMENTO MENTAL

  • Sensação constante de cansaço (cansaço crônico);
  • Vazio interno;
  • Aumento dos conflitos nos relacionamentos; 
  • Imunidade baixa;
  • Dificuldade extrema de concentração;
  • Perda de memória;
  • Dores no corpo;
  • Sonolência; 
  • Tem muita dificuldade para dormir, sendo que, quando consegue, tem dificuldade para acordar;
  • Apatia constante;
  • Desinteresse e falta de motivação;
  • Falta de libido;
  • Choro fácil;
  • Irritabilidade.

Esses sintomas causam desequilíbrio no organismo, que gera um desgaste dometabolismo e mostra a seriedade do esgotamento. Afastamento profissional pode sim ser necessário nestes casos, que você consegue através de atestados médicos. 

As consequências de não buscar ajuda para reduzir o problema pode acarretar em coisas mais sérias, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

CAUSAS DO ESGOTAMENTO MENTAL

Algumas causas desse cansaço extremo e algumas características pessoais também podem aumentar de forma muito expressiva a pressão sobre alguém e as tornam mais vulneráveis ao esgotamento mental. São elas: 

  • Isolamento social; 
  • Dificuldade para dizer não e impor limites;
  • Maternidade ou paternidade; 
  • Perfeccionismo;
  • Ambição excessiva;
  • Doenças crônicas;
  • Ambiente de trabalho tóxico; 
  • Se culpar em excesso;
  • Dificuldade para delegar;
  • Sensibilidade ou empatia extrema;
  • Incapacidade de relaxar;
  • Tentar ser forte o tempo todo; 
  • Cobrar-se excessivamente, com alto nível de exigência;

Buscar ajuda para encontrar formas mais saudáveis de enfrentar esses sentimentos é fundamental. Mas existem coisas que você pode colocar em prática com facilidade para reduzir os sintomas e seguir em busca de uma melhora. 

COMO COMBATER O ESGOTAMENTO MENTAL

Conhecendo esses indicativos de esgotamento físico e mental fica mais fácil identificar se você ou alguém que conhece se enquadra nisso. Para todos os casos, é necessário acrescentar novos hábitos à rotina para combater e prevenir o esgotamento. São elas:

Mudança de mentalidade: saúde em primeiro lugar

Lembre-se que o autocuidado é determinante e se priorizar antes de priorizar carreira e assuntos pessoais é fundamental. Respeite os limites do seu corpo acima de tudo. Com isso em mente, é importante entender e eliminar o principal estressor que causou o esgotamento em você.

Beber água, se alimentar bem, evitar o uso de álcool e cigarro, ter apoio psicológico, movimentar-se e, quem sabe, conseguir fazer exercícios físicos, é uma construção desse bem-estar geral que o esgotamento emocional exige também – e ajuda em qualquer caso.

Criar hábitos é um processo que anda mais devagar do que a gente gostaria, mas paciência! É essencial passar por esse caminho. Você não está sozinho. O desconforto faz parte da evolução de todo mundo. 

Dar um tempo

Ter tempo individual para se organizar ou até o não fazer nada para descansar corpo e mente semanalmente se mostram muito efetivos. 

Relaxamento, meditação e mindfulness

A nossa rotina está cheia de estímulos que nos levam a dividir a atenção entre várias atividades ao mesmo tempo. Muita gente não sabe, mas são muitos os benefícios da meditação e mindfulness para o dia a dia, que ajudam a levar mais saúde e bem estar para quem pratica. Comece aos poucos, com 10 a 20 minutos por dia, e você logo sentirá a diferença. 

Aqui no Zenklub você encontra exercícios de meditação e relaxamento gratuitamente em nosso APP.

Exercícios físicos

Durante as atividades físicas, o cérebro libera a endorfina, que regula o humor e a percepção de dor e ajuda a produzir sensações de bem-estar essenciais para o processo de recuperação do esgotamento mental.

Atividades de lazer e hobbies

Se envolver em algo que gostamos faz muito bem para nosso equilíbrio mental e corporal. Dedique um tempo semanal somente para você fazer aquilo que você gosta. 

Dê o exemplo

Como você anda lidando com sua saúde mental? Não incentive a produtividade tóxica ou uma cultura que não reconheça a importância do descanso, seja pessoalmente ou profissionalmente. 

É importante ressaltar a importância do autocuidado em todos os ambientes. Evite exagerar no trabalho e no foco aos problemas e dê atenção ao seu estado físico e emocional diariamente.

Procure ajuda

Para passar pelo esgotamento mental da melhor forma possível, faça uma reflexão sobre seu estilo de vida, procure ajuda de amigos, familiares e até mesmo profissional, para que você consiga lidar com tudo que precisa sem exceder o seu limite e realizar as mudanças necessárias para ter mais saúde e bem estar.

Ter acompanhamento psicológico nesses momentos de muita tensão e responsabilidade, é de grande ajuda. Um psicólogo pode fornecer as ferramentas necessárias para lidar da forma correta com esse estresse e tensão acumulados.

Com uma base de mais de 500 psicólogos, psicanalistas e terapeutas, o Zenklub é a plataforma completa para você cuidar da sua saúde mental. Se você acha que não tem tempo e não é o melhor momento para ir a um terapeuta, saiba que aqui no Zenklub é possível fazer suas sessões online.

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