Embora seja inaceitável, o assédio moral dentro do ambiente de trabalho ainda é muito presente nos dias de hoje. Esse tipo de atitude pode partir tanto da gestão, quanto também dos próprios colegas de trabalho, que estão mais próximos da pessoa durante o dia a dia.

Ele pode ser identificado em forma de piadas, indiretas, insinuações, humilhação, constrangimento e até mesmo a exposição da pessoa que está sofrendo a agressão, de uma forma que acabe deixando-a muitas vezes sem reação.

Infelizmente esse tipo de atitude fere a pessoa de tal forma que a leva a perder o interesse no trabalho, seu rendimento cai, os erros passam a ser mais frequentes e podem levar a graves consequências. Por se tratar de um assunto que precisa ser abordado com mais detalhes, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar a entendê-lo melhor. 

O que é assédio moral? 

O assédio moral é toda e qualquer conduta ou prática abusiva realizada contra um indivíduo. É identificado assédio moral no trabalho quando esse tipo de ação acontece dentro do ambiente de trabalho.

Ações essas que são caracterizadas por exposição excessiva, humilhação pública, comportamentos e cobranças abusivas, piadas com relação a aparência da pessoa, entre outras.

Mas, um detalhe muito importante em toda essa situação é a comprovação de que está acontecendo o assédio, uma vez que é preciso deixar claro o contexto e a frequência em que a situação acontece, e principalmente a intenção da pessoa que praticou o ato, afinal, é um ato de violência.

Quais os tipos de assédio moral? 

Embora muitos não saibam, existem alguns tipos de assédio moral que diferenciam em aspectos como a hierarquia dos envolvidos e os tipos de agressão. Sendo assim, abaixo separamos 5 deles para que possamos entender melhor o que é cada um.

Assédio moral vertical descendente

O Assédio moral vertical descendente acontece quando uma pessoa que está numa hierarquia maior que outra, por exemplo, supervisores e gestores que constrangem o colaborador com algum trabalho feito.

Por exemplo: O supervisor aplica uma tarefa difícil de propósito ao colaborador e aponta erros de uma forma nada amigável, expondo e constrangendo a pessoa, ou seja, usa a sua hierarquia de forma opressora.

Assédio moral organizacional

No Assédio moral organizacional, todos da empresa sofrem violência psicológica independente da posição hierárquica que estejam inseridos. Geralmente, essas empresas criam situações competitivas entre os funcionários colocando um contra os outros. Neste  tipo de empresa, a cultura organizacional é baseada no medo.

Por exemplo: Empresas que criam metas inatingíveis e proíbem a interação entre os funcionários para que essas metas possam ser cumpridas, inclusive, proíbem idas ao banheiro e horário de almoço.

Assédio moral horizontal

Já o Assédio moral horizontal, acontece quando dois funcionários que exercem a mesma função como gestores, analistas e gerentes, disputam entre si. Neste caso, a cultura organizacional cria um ambiente competitivo no trabalho.

Por exemplo: Quando um dos pares não consegue realizar alguma tarefa, um usa deboche, humilhações e bullying para desqualificar o desempenho do outro.

Assédio moral vertical ascendente

Por fim, o Assédio moral vertical ascendente aparece em situações onde o colaborador não é a vítima, mas o superior a quem ele responde. Este é o tipo mais raro de assédio, mas também acontece.

Por exemplo: Quando um gestor é recém contratado e a equipe a quem ele irá fazer a gestão prejudica o seu trabalho.

Assédio verbal

Além dos tipos de assédio moral citados acima, também existe o assédio verbal. Neste caso ele está relacionado a ofensas diretas como xingamentos sejam eles diretos (pessoalmente) ou indiretos (através de e-mails e aplicativos de mensagens). Este tipo de assédio é cometido tanto pelo colaborador como pelo gestor da empresa.

O que a empresa pode fazer em caso de assédio? 

A princípio é importante entender que dentro de uma empresa existem pessoas de todos os tipos, com formas distintas de pensar e enxergar as coisas, diferentes culturas, aparência e personalidades, ou seja, existem pessoas de todos os jeitos.

E para evitar as situações onde existe assédio moral, as empresas podem e devem investir na capacitação e conscientização das pessoas a respeito do que define assédio moral, quais são as maneiras de evitar e também criar um espaço seguro para denúncias.

É preciso em primeiro momento desenvolver e praticar a empatia, se colocar no lugar do outro, procurar entender de onde está partido esse problema, para que as devidas ações sejam tomadas, prezando sempre pelo clima da organização e pela saúde mental e bem-estar dos colaboradores

Deixar claro que a empresa não compactua com esses tipos de atitudes e que caso aconteçam, as devidas providências serão tomadas, e assim, cabe à empresa decidir qual caminho irá seguir e a demissão do colaborador que realizou o ato irá acontecer.

Outra ação que a empresa pode tomar, é espalhar cartilhas e disponibilizar palestras sobre o assunto, para que seus colaboradores tenham maior conhecimento sobre. Seria uma forma também de clarear a mente de muitos, que talvez sofram com o assédio, mas não possuem esse conhecimento.

Quais as principais consequências do assédio moral no trabalho?

O fato é que, passamos a maior parte do nosso tempo dentro da empresa e com nossos colegas de trabalho, muitas vezes mais do que com nossa própria família. Por isso, é muito importante contarmos com um ambiente agradável e principalmente, manter uma boa relação com nossos colegas.

Quando a situação é o oposto e o ambiente é pesado, desagradável, a empresa não oferece o apoio necessário e a relação com os colegas não é boa, ainda quando isso é intensificado pelo assédio moral, o profissional perde a motivação no trabalho e pode acabar desenvolvendo por exemplo;

  • Ansiedade;
  • Burnout;
  • Depressão;
  • Doenças psicossomáticas;
  • Doenças como: hipertensão e diabetes;
  • Dependência química;

Outro ponto que é importante destacarmos, é que a empresa também sofre consequências diante dessas situações, uma vez que seu colaborador não está bem, ele dificilmente irá produzir como o esperado e o retorno será menor. 

Além disso, o assédio moral acaba aumentando o índice de rotatividade de funcionários, o turnover, absenteísmo e também prejudicando a marca empregadora da empresa no mercado. 

Como auxiliar o funcionário em caso de assédio moral? 

O papel da empresa é fundamental em casos como esse. A mesma precisa dar o suporte necessário para o colaborador que sofre com o assédio moral, além de tomar atitudes cabíveis em relação ao agressor, mostrar preocupação com colaborador que sofreu com o ato e deixa à disposição um psicólogo.

Apoiá-lo a buscar ajuda com um psicoterapeuta irá fazer toda a diferença para tratar não apenas a questão do assédio moral, mas também outras questões de ordem emocional que já afetavam o profissional.

Outros meios de demonstrar preocupação não apenas com o colaborador que sofreu com o assédio, mas também com os demais, é implantar programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho e deixar a disposição de todos um psicoterapeuta.

O que diz a lei sobre assédio moral no ambiente de trabalho?

Em março de 2019, a Câmara Federal aprovou o projeto de lei 4742/2001 que determina o assédio moral no ambiente de trabalho como sendo um crime, e está determinado que se configura como assédio moral quem ofende repetidamente a dignidade de um indivíduo, gerando-lhe um sofrimento mental ou físico. 

O agressor pode pegar uma pena de detenção de um a dois anos e multa, e se caso a vítima for menor de 18 anos, essa pena pode se agravar em até um terço. 

Conclusão 

Criar medidas para lidar e prevenir o assédio moral no trabalho não apenas contribui para a satisfação e bem-estar do colaborador na empresa, mas também é fundamental para a diminuição de afastamentos, turnover, rotatividade e melhora de performance e resultados. 

O time de Recursos Humanos precisa estar atento aos colaboradores, oferecer um espaço seguro de acolhimento a quem sofre com o assédio moral e criar iniciativas para combater essa violência. Para isso, o ideal é utilizar dados comportamentais, buscando oferecer treinamento e informações personalizadas para as necessidades dos times. 

Com esses dados, é possível estruturar pesquisas personalizadas e investir em ações que melhorem a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.

Investir em palestras, treinamentos e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.