O dia 12 de maio é uma data muito especial, pois se comemora o Dia do Enfermeiro. Antes de mais nada, feliz dia para todos esses profissionais incríveis!

Não há dúvida nenhuma de que os profissionais da enfermagem são verdadeiros heróis sem capa. Isso porque eles prestam um serviço muito importante para a saúde de todos.

Além disso, os enfermos precisam ser ainda mais valorizados em tempos como esse. Eles fazem parte da linha de frente no enfrentamento ao COVID-19 e ajudam a salvar muitas vidas.

Além disso, a sobrecarga física, emocional e psicológica que eles estão enfrentando neste cenário de pandemia, torna esse trabalho ainda mais difícil.

Assim, para prestar uma singela homenagem a essa profissão, nós do Zenklub preparamos uma mensagem para o dia do enfermeiro neste 12 de maio!

Dia do Enfermeiro: momento de gratidão a esses profissionais

Os enfermeiros fazem parte de um seleto grupo de profissionais cuja missão é cuidar das pessoas nos momentos mais difíceis de sua vida.

Sem a enfermagem, a área da saúde não funcionaria, pois sem esse serviço essencial não seria possível cuidar dos pacientes.

Além de muitas outras funções, os enfermeiros:

  • Supervisionam equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem;
  • Mantém os prontuários médicos atualizados;
  • Atuam no controle e prevenção de infecções hospitalares;
  • Preparar os pacientes para a realização de exames;
  • Preparam instrumentos e auxiliam a equipe técnica em procedimentos como intubação, desfibrilação, aspiração e monitoramento cardíaco.

Por isso e muito mais, a valorização desses profissionais é urgente.

Afinal, a responsabilidade que a equipe de enfermagem tem em relação a preservação da vida humana é incomparável.

Neste dia 12 de maio toda a sociedade faz uma reverência especial a todo enfermeiro e enfermeira que dedica sua vida em prol da vida do ser humano que sofre.

A enfermagem na atuação do COVID-19

Depois de mais de 365 dias de pandemia, fica claro que sem os profissionais da enfermagem esse cenário triste que acontece ao redor do mundo teria uma repercussão ainda mais dolorosa e dramática.

Ou seja, os enfermeiros são profissionais que colocam a própria vida em risco para salvar a vida de outras pessoas desconhecidas.

Devido à carência de profissionais da enfermagem, muitos enfermeiros fazem plantões exaustivos em UTI’s, o que afeta muito a saúde física, mental e emocional deles. 

Assim, é cada vez maior o número de enfermeiros que tem que lidar com mais um sofrimento: os transtornos mentais. Os que mais acometem a classe atualmente são:

Muitos desses profissionais precisam se afastar das atividades de trabalho para que de fato possam se recuperar.

Além disso, neste dia 12 de maio não podemos nos esquecer dos heróis da enfermagem que morreram na lura contra o COVID-19, justamente por estarem na linha de frente dessa batalha.

O Zenklub sente muito por todos aqueles que perderam amigos e familiares enfermeiros em todo o mundo.

Cuidados do enfermeiro com a própria saúde no dia a dia

Os enfermeiros passam por situações muito estressante no dia a dia. Por isso, é importante que esses profissionais busquem cuidar da sua mente.

Aqui vão algumas dicas de atividades que podem ser feitas no dia a dia e ajudam a conter ansiedade e o estresse:

  • Prática regular de exercícios físicos (principalmente os aeróbicos);
  • Meditação mindfulness;
  • Procurar organizar a rotina diariamente;
  • Investir no autoconhecimento;
  • Procurar entender seus pensamentos e sentimentos;
  • Aprender e controlar a própria respiração.
  • Desconfiar de seus pensamentos negativo;
  • Não exigir tanto de si mesmo;
  • Tomar uma bebida relaxante, como o chá, e evitar as estimulantes, por exemplo o café;
  • Atenção especial à alimentação.

Além desses cuidados que são essenciais, é importante que quem passa por situações de muito estresse no dia a dia procure profissionais especializados em saúde mental. Dessa forma, você pode receber as melhores orientações de acordo com seu trabalho e rotina.

Nós do Zenklub contamos com mais de 2000 profissionais da área da saúde mental prontos para atender e ajudar a cuidar de quem cuida de nós: os enfermeiros, verdadeiros heróis sem capa!

Para saber mais sobre os nossos profissionais, clique aqui!

Este artigo foi útil?

5

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.