6 fatos sobre depressão que ninguém te contou
A Organização Mundial de Saúde já considera a depressão como a doença mais incapacitante do mundo. Mas, afinal, depressão tem cura? Vamos entender melhor sobre essa doença e te contar seis fatos que ninguém te conta:
1 – O problema é maior do que parece
De acordo com estudo do IBGE, 7,6% da população adulta do Brasil já foi diagnosticada com a doença. Ou seja, isso corresponde a 11 milhões de pessoas, o que é quase a população inteira de Cuba.
2 – As mulheres estão mais sujeitas
No Brasil, a relação de pessoas com depressão é de duas mulheres para um homem. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, os hormônios nas mulheres as tornam mais sucetíveis à depressão. Além disso, mulheres são mais exposta a eventos traumáticos, como abuso sexual. Saiba mais sobre a depressão nas mulheres.
3 – Depressão não é bad
Depressão é doença. Ou seja, pessoas depressivas têm muita dificuldade para superar eventos traumáticos ou momentos de estresse. Quem não tem a doença, eventualmente, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Por isso, tenha paciência e demonstre empatia se alguém do seu convívio social sofre de depressão. Além disso, os sintomas da depressão podem prejudicar muito o dia a dia e a qualidade de vida.
4 – Faça o tratamento o quanto antes
O tratamento para depressão em seu estágio inicial pode ser apenas com o acompanhamento de um psicólogo. No entanto, em casos mais avançados, um psiquiatra passa a trabalhar em conjunto. Além disso, vale lembrar que apenas um especialista pode receitar remédios.
5 – A genética pode influenciar
Estudos que apontam que se um dos pais tem depressão, as chances do filho desenvolver a doença são três vezes maiores. Se os dois pais têm a doença, o número aumenta para 75%.
6 – É possível evitar a depressão
Hábitos simples como prática de exercícios físicos ou meditação podem manter a depressão longe. Além disso, comer alimentos como arroz integral, couve e grão de bico também ajudam na prevenção da doença.
Mas, afinal, depressão tem cura?
Depressão não é um bicho de sete cabeças e atinge muito mais pessoas que você imagina. Além disso, tratar no início pode ajudar e muito. O importante é se informar sobre o assunto e procurar ajuda profissional. O Zenklub tem um time de profissionais preparados para tratar do assunto.
Faça o teste clínico de depressão
O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Faça nosso teste de depressão e entenda os níveis de depressão. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste PHQ – Patient Health Questionnaire.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.