A depressão é uma doença que atinge milhares de pessoas, e tem como principais características uma tristeza profunda e um desânimo constante. Mas, além desses, existem muitos outros sintomas que também são característicos da depressão. Com tantas pessoas sofrendo desse mal, nasce o questionamento: afinal, como sair da depressão?

Conhecida como “mal do século”, a depressão vem atingindo não apenas adultos, mas também uma parcela dos jovens e até mesmo crianças. Por isso, é muito importante que a saúde mental seja tratada como prioridade na vida de qualquer pessoa.

Portanto, é importante deixarmos claro que depressão não é frescura e precisa ser tratada com seriedade. Abaixo, vamos entender melhor sobre essa doença e o que pode ser feito para ajudar quem sofre com ela.

O que é a depressão?

Antes de entender melhor como sair da depressão, primeiro precisamos compreender sobre o que é essa doença, que atinge muitas pessoas e, é mais comum do que possamos imaginar. 

A depressão é uma doença psiquiátrica e recorrente que gera uma alteração de humor, que tem como característica principal um sentimento de tristeza profunda que não tem fim.

Além dos sentimentos de dor, baixa autoestima, amargura, desesperança, culpa, desencanto, dificuldades para dormir, pode até mesmo pode estar ligada a distúrbios alimentares ou outros distúrbios.

A pessoa que não sofre com essa doença, sente uma tristeza geralmente provocada por situações difíceis e desagradáveis como a morte de uma pessoa querida, uma demissão ou o fato de estar desempregado, decepções amorosas, entre outras, que ocorrem na vida de qualquer ser humano.

A diferença é que diante de todos esses fatores, as pessoas que não sofrem com a depressão encontram, de certa forma com facilidade, um jeito de sair dessa tristeza.

Já para a pessoa que sofre com a depressão, a situação é bem diferente. A tristeza que ela sente não tem “fim”, e isso acontece mesmo que não exista uma causa aparente, causando até mesmo que a própria pessoa não saiba explicar o motivo de sua tristeza. 

A pessoa permanece deprimida por dias e dias, perde o interesse por atividades do cotidiano e até mesmo aquelas que lhe davam prazer antes. Além disso, essa pessoa passa a não ter esperança de que possa ser feito algo para que seu estado melhore.

A depressão atinge em torno de 350 milhões de pessoas no mundo e cada pessoa possui um quadro diferente de intensidade e duração dessa doença, e sua classificação pode se dar por leve, moderada e grave.

Por que desenvolvemos a depressão?

O desenvolvimento da depressão se dá por diversos fatores decorrentes da vida da pessoa, como acontecimentos marcantes que podem envolver desde o desemprego até mesmo o uso de remédios ou a perda de um ente querido.

Além disso, bullying, chantagem emocional, doenças graves, divórcio, fim de relacionamentos amorosos e também situações traumáticas como acidentes, são fatores que levam uma pessoa a desenvolver a depressão.

Quais são os sintomas da depressão?

Os sintomas da depressão são diversos e podem variar de pessoa para pessoa. Além da pessoa se sentir deprimida a maior parte do tempo e por vários dias e também perde o interesse por coisas que lhe proporcionam prazer, a depressão também pode ocasionar sintomas físicos.

Dentre os sintomas psicológicos, podemos destacar:

  • Pensamentos constantes de culpa e desmerecimento;
  • Sentimento de tristeza e angústia;
  • Acreditar que se automutilar ou até a morte, podem resolver o problema;
  • Lentidão para raciocinar ou também a falta de concentração; 
  • Perder o interesse pelas atividades em que sentia prazer em realizar.

Entre os sintomas físicos, destacam-se:

  • Chorar sem motivo e de forma excessiva;
  • A perda ou o aumento de apetite;
  • Sentir cansaço excessivo;
  • Perder o libido;
  • Falta de cuidado, até mesmo com a própria higiene;
  • Perda do sono ou passar grande parte do dia dormindo;
  • Fala lenta ou menos que o comum;
  • Perda de interesse por realizar as atividades do cotidiano.

Porém, devemos destacar que para a pessoa ser diagnosticada com depressão não é necessário apresentar todos os sintomas mencionados acima. 

De acordo com os psicólogos, para ser comprovado o quadro depressivo basta apenas apresentar cinco, de todos os sintomas sendo eles psicológicos e físicos.

Quais são as causas da depressão?

Além dos fatores psicológicos, a depressão também pode ser desenvolvida por fatores genéticos. Porém, vale destacar que nem todas as pessoas que possuem essa predisposição, reagem da mesma maneira perante aos fatores que são gatilhos para uma crise.

Outro fator que é o mais comum são os eventos do dia a dia, que podem ser tanto o determinante para o desenvolvimento da depressão, como também são gatilhos para uma crise. 

Problemas na família, desemprego, aposentadoria, problemas financeiros, pós parto, perda de um ente querido, bullying e também eventos traumáticos como acidentes ou até mesmo assaltos, são gatilhos para a depressão.

Além disso, o uso de medicamentos, consumo de drogas lícitas e ilícitas, doenças, traumas vividos na infância, e também, o estresse psicológico e físico, são fatores determinantes para o desenvolvimento de um quadro depressivo.

Vale destacar que as mulheres estão mais vulneráveis a desenvolver depressão, devido a oscilação hormonal nas quais estão expostas, principalmente quando estão no período fértil.

Como sair da depressão: 5 passos

Não existe uma fórmula mágica ou um remédio que a pessoa pode tomar e se curar. A depressão exige um acompanhamento multidisciplinar de um psiquiatra e um psicólogo. 

É importante deixarmos claro que, cada caso é um caso e os tratamentos são realizados de acordo com o que o profissional achar necessário. 

Mas, os quadros mais leves são mais propícios a responder bem ao tratamento psicoterapêutico, sem a necessidade da interferência de medicamentos, por exemplo.

Em casos mais graves, onde o tratamento apenas com psicoterapia não é suficiente, é necessário o envolvimento de psiquiatra, podendo fazer o uso de medicamentos antidepressivos, que tem como objetivo tirar ou diminuir a intensidade das crises.  

Alguns casos de depressão exigem o tratamento com outros medicamentos, que são os ansiolíticos e os antipsicóticos, para se obter o resultado desejado. 

Porém, é importante deixarmos claro que todo e qualquer medicamento deve ser utilizado conforme prescrição e acompanhamento médico. Portanto, de forma alguma se automedique, pois ingerir esses tipos de medicamentos podem causar consequências graves.

Além do que mencionamos acima, existem alguns passos que a pessoa que sofre com a depressão, que está iniciando um quadro depressivo ou que até mesmo não tem a doença diagnosticada, pode tomar para ajudar a prevenir ou tratar a doença.

Abaixo vamos entender melhor o que pode ser feito para ajudar essa pessoa. Mas, vale lembrar que o tratamento com um profissional capacitado é indispensável.

Ter uma rede de apoio

Uma das atitudes mais importantes e fundamentais é criar uma rede de apoio, ter em volta pessoas que confie e que possam compreender o que você está sentindo. Para pessoas que passam pelo processo de depressão, fazer amigos e poder contar com outras pessoas é uma ferramenta poderosa. 

Se abra com essas pessoas, compartilhe seus sentimentos por mais que ela não saiba exatamente o que você está sentindo. Apenas o fato dessa pessoa ouvir o que você tem a dizer e não te julgar ou apontar o que você deve fazer ou não, já é uma grande ajuda.

Guardar o sentimento apenas para si, pode te prejudicar cada vez mais e consequentemente tornar o nível da depressão cada vez mais grave. Portanto, tenha ao seu lado pessoas em que confia.

Procure um especialista

Como já sabemos, a depressão é uma doença caracterizada por uma tristeza profunda e o principal afetado é o psicológico da pessoa. Por isso, buscar ajuda de um psiquiatra e um psicólogo é indispensável. 

Esses profissionais serão capazes de dar todo suporte necessário para a pessoa, ajudando o indivíduo a entender seus sentimentos, aprender a lidar com a doença de forma mais “facil”, e por consequência de um tratamento realizado corretamente, superá-la.

Se conheça

É importante praticar o autoconhecimento, entender o que gosta e o que não gosta, tudo que te faz bem e o que não faz e principalmente, ser transparente consigo mesmo, quanto aos seus sentimentos. 

Afinal, ninguém é capaz de “vestir uma máscara” e sustentar uma personalidade que não é sua por muito tempo, uma hora essa “máscara” cai.

Respeitar seus limites e não se preocupar demais com a opinião dos outros, também são passos fundamentais que a pessoa precisa trabalhar para lidar com essa doença. 

Comece a ter uma vida saudável

Mudar a alimentação e principalmente, praticar atividade física são ações de suma importância para quem sofre com a depressão. 

Afinal, praticar atividade física libera a endorfina, que é conhecida como hormônio da felicidade, responsável por promover a sensação de prazer, bem-estar e recompensa. Portanto, a atividade física é muito recomendada para quem sofre com essa doença. 

Se frequentar uma academia é algo complicado, por ter muitas pessoas, dê um passo de cada vez, saia para caminhar ao ar livre.

Busque sempre estar acompanhado por alguém em que confie e se sinta confortável e aos poucos vai mudando de ambiente até conseguir frequentar um local mais pessoas. Mas, nunca esqueça de respeitar seus limites.

Lide com os pensamentos negativos

Além de uma tristeza profunda, a depressão também faz com que a pessoa tenha pensamentos negativos e isso colabora para que ela se afunda cada vez mais.

Lidar com esses pensamentos não é uma tarefa muito fácil, exige muita força de vontade da pessoa para querer vencer esse obstáculo. Por isso, é muito importante a ajuda de um psicólogo, assim, aos poucos essa mudança irá acontecer.

Teste de depressão

Agora que já compreendemos um pouco o que é a depressão e o que ela pode causar na vida de uma pessoa, temos uma dica que poderá te ajudar a entender os níveis dessa doença. 

Aqui em nosso site temos o teste de depressão que é composto por um questionário simples e leva menos de 3 minutos para ser respondido.

Mas, vale lembrar que esse teste não dará um diagnóstico, é indispensável que a pessoa procure um profissional capacitado, apenas ele será capaz de diagnosticar de forma correta.

Conclusão

A depressão é um transtorno psicológico que pode afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra são partes fundamentais do tratamento.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você sofre com o transtorno de depressão, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

ANDRADE, L. M. A. Depressão: o mal do século. Psicologado. Edição 03, 2013. Disponível

em https://psicologado.com.br/psicopatologia/transtornos-psiquicos/depressao-o-mal-doseculo. 

BARROS, M.B.A.B. et al. Depressão e comportamentos de saúde em adultos brasileiros.

Revista Saúde Pública, v. 51, n. 8, 2013. 

BRASIL, Ministério da Saúde. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnósticos e

prevenção. 2013.