Todos nós conhecemos alguém que luta ou já lutou contra a depressão. Portanto, depressão não é frescura e sim uma doença que pode ser tratada e tem cura. Confira algumas dicas nossas sobre o que não é legal dizer para alguém em depressão

Setembro é o mês de conscientização da luta contra o suicídio. Ou seja, trata-se de um problema de saúde pública que atinge todas as idades, classes, etnias e gêneros. Além disso, são vários fatores que podem levar alguém a tirar a própria vida e uma delas é a depressão.

Por isso, reunimos aqui algumas frases que são ditas para pacientes com esse diagnóstico que, mesmo tendo o intuito de ajudar, aumentam o estigma sobre esse problema e tornam ainda mas difícil a luta contra a doença.

No entanto, como só apontar o problema não ajuda, cada frase tem uma ou mais opções para que se possa renovar o repertório. Vamos lá?

1) Você só precisa se animar!

A depressão afeta vários aspectos do funcionamento de uma pessoa. A animação é um sentimento passageiro do humor. No entanto, a pessoa depressiva não escolhe estar deprimida, ela simplesmente está.

Por isso, sugerir que ela se anime não é algo tão fácil de fazer sozinho, podendo até afastar seu amigo.

Ao invés disso, você pode dizer: “posso te acompanhar no que você gosta/gostava” ou “com o tratamento, você se sentirá melhor”.

2) Você precisa de Deus/ajuda espiritual

O apoio espiritual é bom para alguns pacientes, mas isso não significa que essa é a única solução para a depressão. Além disso, a depressão é uma doença e precisa ser tratada em todos os aspectos que a afeta, e religiosidade é apenas um.

Ou seja, limitar a depressão a ausência de Deus gera culpa e constrange a pessoa a procurar ajuda que precisa. Ao invés disso, você pode dizer “posso ir ao culto/serviço/missa com você, se não puder ir sozinho” ou apenas respeitar o espaço e tempo do outro.

3) Eu sei o que você está sentindo

Mesmo que quem esteja dizendo isso já tenha enfrentado a depressão, ela pode ser sufocante. Isso porque, o diagnóstico pode ser o mesmo, no entanto a vivência da dor é algo único e não pode ser comparada. O que dizer? “eu consigo perceber que sua dor é enorme”, “percebo que você está sofrendo”.

4)Você tem que aprender a superar isso

A pessoa com depressão já lida com suas culpas e cobranças internas. Essa fala apenas aumenta a sensação de fracasso que o paciente já sente. O que dizer? “aos poucos, vamos lidar com isso” ou “estarei aqui para ajudar você a lidar com isso”.

5) Você não tem motivos para estar deprimido

A depressão não é baseada numa relação de causa e efeito, mas sim numa série de variáveis que altera a percepção do mundo. Não se trata de uma escolha do paciente. O que dizer? “estou aqui se quiser falar sobre o que está acontecendo. Posso não entender, mas ouvirei sem julgamentos”.

6) Você só tem que sair de casa

O isolamento é um sintoma da depressão muito comum. O paciente sente que o mundo é muito pesado ou que não conseguirá interagir com outras pessoas. O que dizer? “se quiser sair, posso te acompanhar” ou “farei uma caminhada, quer ir comigo?”.

7) A vida é dura

Essa fala só aumenta a sensação de fracasso do paciente em lidar com suas demandas, já que ele se sente o único a não “dar conta” de sua vida. O que dizer? “você não precisa lidar com isso sozinho” ou “estou aqui, caso precise de ajuda”.

8) Você tem que se ajudar

A depressão não é frescura e pode ser, em muitos casos, incapacitante. Mesmo que saiba, cognitivamente, que precisa de apoio, nem sempre tem forças para procurá-la sozinho.

Para outros pacientes, admitir que precisa de ajuda profissional é muito difícil e pode ajudar se uma pessoa de sua confiança o apoie. O que dizer? “você está doente. Pode contar comigo, mas não posso ajudá-lo a se tratar. Precisa de ajuda para procurar um profissional?”.

Teste de depressão

O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Faça nosso teste de depressão e entenda os níveis de depressão. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste PHQ  – Patient Health Questionnaire.

Procure ajuda

Essas são apenas algumas sugestões. Mas se você acompanha alguém com esse diagnóstico é preciso entender que aquela pessoa não desejou estar doente e precisa do seu apoio e amor. Apesar de serem apenas algumas frases, elas demonstram interesse, empatia e apoio e esses são ingredientes essenciais para ajudar.

Caso você também precise de ajuda, saiba que depressão não é frescura. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.

Este artigo foi útil?

3.62

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.