Sofrer com o transtorno de ansiedade já é um grande desafio, que se torna mais difícil ainda quando há a recorrência de uma crise de ansiedade. 

A crise de ansiedade é caracterizada por episódios onde os principais sintomas da ansiedade se manifestam de forma muito intensa. Mas, afinal, como identificar uma crise?

Ansiedade é uma sensação natural e até importante no nosso dia a dia, como por exemplo a sensação de quando vamos conhecer uma pessoa ou fazer uma viagem. No entanto, é quando a angústia nos impede de fazer as coisas que percebemos como a crise de ansiedade pode atrapalhar a vida. 

Vamos entender melhor como perceber os sintomas da crise de ansiedade, o que causa, como tratar e como buscar dentro de você ferramentas para lidar com isso.

O que é crise de ansiedade?

Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

A ansiedade é um processo natural do nosso corpo diante de diversas situações do dia a dia, mas passa a se tornar patológico quando afeta o cotidiano e prejudica a saúde física e emocional de uma pessoa. 

Com uma rotina cada vez mais corrida, muitas vezes não conseguimos tirar um tempo para relaxar nossa mente e focar em nosso bem-estar. Por isso, fatores como o estresse exagerado tem contribuído para casos de crises de ansiedade.

Os sintomas podem ser tanto físicos quanto psicológicos, sendo geralmente desencadeados por alguma situação de estresse ou gatilho emocional. 

Geralmente, as crises de ansiedade acontecem com pessoas que já tem um histórico de transtorno de ansiedade generalizada ou até mesmo de crises de pânico.

Além disso, crises de ansiedade podem desencadear outros problemas como medo de estar em lugares muito cheios ou até mesmo agorafobia

Faça o teste de inteligência emocional e descubra como você domina suas emoções.

Quais são os sintomas de uma crise de ansiedade?

Os sintomas de uma crise de ansiedade podem ser físicos e psicológicos e, em geral, ocorrem por um aumento de adrenalina na corrente sanguínea. 

Esses sintomas poderiam variar de pessoa para pessoa, mas conheça os quais são os principais sintomas de uma crise de ansiedade para, assim, identificá-los:

Sintomas de uma crise de ansiedade

  • Respiração ofegante e falta de ar;
  • Palpitações e dores no peito;
  • Fala acelerada;
  • Sensação de tremor e vontade de roer as unhas;
  • Agitação de pernas e braços;
  • Tensão muscular;
  • Tontura e sensação de desmaio;
  • Enjoo e vômitos;
  • Irritabilidade;
  • Enxaquecas;
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar;
  • Insônia;
  • Preocupação excessiva;
  • Dificuldade de concentração;
  • Nervosismo;
  • Medo constante;
  • Sensação de que pode-se perder o controle ou que algo ruim vai acontecer;
  • Desequilíbrio dos pensamentos.

Como controlar uma crise de ansiedade?

Passar por uma crise de ansiedade e ter alguns desses sintomas pode ser muito desafiador, por isso, o tratamento com psicoterapia é necessário, e pode ser acompanhado ou não do uso de remédios.

Essa avaliação é feita por um especialista, mas se você quiser verificar como anda o seu nível de ansiedade, você pode fazer o nosso teste. Vale lembrar que não é um diagnóstico preciso, mas te fornecerá informações importantes. 

Além disso, existem algumas boas práticas que podem te ajudar a controlar uma crise de ansiedade de forma mais rápida. Aqui vão algumas dicas:

Controle sua respiração

Um dos sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade é o descontrole da respiração e a falta de ar. Então, praticar exercícios para tentar controlar a respiração pode te ajudar nesse momento. 

Por isso, inspire e respire de forma lenta e profunda. Dessa maneira, você vai levar mais oxigênio para o seu cérebro e a reduzir o nível de estresse e a sensação de asfixia. Mantenha esse ritmo até sentir seus músculos e mente mais relaxados.

Fique atento aos seus sentidos

Em uma crise de ansiedade, nosso cérebro se enche de diferentes pensamentos, emoções e informações. Isso geralmente acontece por causa da adrenalina. 

Como forma de tentar controlar os seus sentidos e recuperar a autonomia sobre eles, concentre-se em organizar a sua mente e focar em sentimentos reais e no que você está sentindo naquele momento.

Mude o foco

Muitas vezes durante uma crise, tendemos a focar em todos os sentimentos e sensações ruins que estão passando pela mente. Nesses casos, esse foco pode ser um gatilho e até mesmo piorar a crise. 

O ideal é você buscar distrações para o seu corpo e mente para que você desconecte dessas tensões. Relembre coisas que você gosta, pessoas que você ama e busque por pensamentos positivos.

Crise de ansiedade ou síndrome do pânico?

Nem sempre é fácil diferenciar uma crise de ansiedade de síndrome do pânico. Isso acontece porque de fato há uma relação íntima entre ambos. É muito importante procurar a ajuda de um médico, que pode diferenciar os principais sintomas. 

Geralmente a crise de ansiedade e a síndrome do pânico se diferenciam pela intensidade e ocorrência dos sintomas. Conheça os principais sintomas da síndrome do pânico:

Sintomas da síndrome do pânico:

  • Taquicardia e palpitação;
  • Suores, calafrios, tremores e formigamentos;
  • Falta de ar;
  • Náuseas e dores abdominais;
  • Sensação de desmaio;
  • Medo de perder o controle;
  • Medo de morrer.

No geral, os sintomas da síndrome do pânico são bem parecidos com os da crise de ansiedade. É até mesmo comum que a pessoa desenvolva pensamentos negativos a partir dos seus sintomas, os fazendo acreditar que está sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto.

A crise de pânico, diferentemente da crise de ansiedade, pode aparecer em qualquer momento, até quando a pessoa está dormindo, por exemplo. 

Essa é uma dos maiores fatores que ajudam a diferenciar um do outro, já que a crise de ansiedade costuma aparecer durante momentos mais difíceis de algo que está sendo vivido ou ansiado.

A repetição desses quadros de pânico podem e devem ser tratados com acompanhamento de um especialista, para que possa amenizar os sintomas e a frequência desses eventos.

Faça nosso teste de pânico.

Como diferenciar os sintomas de uma crise de ansiedade e um infarto?

O infarto e uma crise de ansiedade podem muitas vezes ser confundidos, já que apresentam sintomas semelhantes como a dor no peito, ritmo cardíaco e respiração acelerados, tontura, entre outros.

No entanto, os dois possuem implicações, diagnósticos e tratamentos muito diferentes. Por isso, é fundamental conseguir diferenciá-los. 

Mas, afinal, como diferenciar os sintomas de uma crise de ansiedade e um infarto?

No caso do infarto, percebe-se uma dor ou pressão no peito e os relatos são de uma sensação de aperto intenso no coração. Já em uma crise de ansiedade essa dor no peito tende a ser similar a pontadas no coração.

Além disso, na ansiedade essa dor tende a ser mais localizada, melhorando aos poucos e tende a sumir depois de uma média de 30 minutos. No infarto, essa dor piora com o tempo e também vai se espalhando para o braço, mão, ombro e até mesmo rosto. 

O ideal em casos como esse é observar atentamente a evolução dos sintomas e, é claro, procurar a ajuda médica para que o diagnóstico seja feito corretamente. 

Crise de ansiedade no trabalho

A crise de ansiedade não tem uma origem única, por isso, pode aparecer tanto nas suas atividades da vida pessoal, como na profissional. 

Situações de crise de ansiedade podem ser identificadas no trabalho principalmente por pessoas que passam por muito estresse, estão descontentes no emprego ou estão constantemente enfrentando pressão.

Os sintomas de ansiedade no trabalho podem ser provocados por prazos apertados, pressão dos cargos de liderança, problemas com colegas ou clientes, entre outros. Mas, também é possível que problemas pessoais afetem sua rotina no trabalho, servindo de gatilhos para as crises.

Não é incomum e nem errado que a vida pessoal e profissional sofram influência uma da outra. Por isso, é muito importante que você busque ajuda e pratique o autoconhecimento para entender as causas e solução para uma crise de ansiedade. 

Vale lembrar que, criar um ambiente de trabalho mais tranquilo, com pausas para descanso e um lugar seguro e relaxante podem ser ferramentas poderosas para combater e lidar com crises de ansiedade no trabalho.

Como tratar uma crise de ansiedade?

A crise de ansiedade, assim como outras síndromes e transtornos, tem como o melhor remédio a psicoterapia. Com a ajuda de um profissional capacitado, como um psicólogo ou psiquiatra, você poderá compreender as causas, motivos e gatilhos para essas crises.

Além disso, nas sessões de terapia você irá desenvolver ferramentas, que vão além dessas dicas práticas que demos aqui, para que você pratique o autoconhecimento e ganhe mais autonomia, além de diminuir e controlar as crises.

Em alguns casos, se faz necessário o uso de medicamentos no tratamento para a ansiedade. Nesse caso, a ajuda de um psiquiatra é fundamental para definir a melhor abordagem. 

Além disso, existem recursos naturais que podem servir de ajuda na hora de manter a calma e relaxar, como por exemplo os chás de camomila e suco de maracujá. Vale lembrar que nenhuma medicação deve ser tomada sem a prescrição de um médico. 

Mas, além dos tratamentos que irão focar diretamente em diminuir a intensidade e número dessas crises, é fundamental que haja também uma mudança de hábitos, que colaboram para que se mantenha o equilíbrio.

Por fim, revise a sua rotina e encontre momentos ou situações que podem ser gatilhos para a sua ansiedade e busque substituir por atividades mais prazerosas e de relaxamento. A sua saúde física e mental é o seu maior bem, e ter proatividade nesses e em outros cuidados, é, sem dúvida, a sua melhor atitude.

Teste de ansiedade

O diagnóstico nem sempre é simples, mas podemos ajudar. Por isso, faça nosso teste de ansiedade e descubra seu nível de ansiedade. O questionário leva menos de 3 minutos para fazer e é uma adaptação do teste científico GAD – Generalized Anxiety Disorder 7.

Vale lembrar também que o diagnóstico só pode ser feito por profissionais especialistas como psicólogos e psiquiatras. 

Conclusão 

As crises de ansiedade são parte de um transtorno psicológico que pode afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra são partes fundamentais do tratamento.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você sofre com o transtorno de ansiedade e as crises, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

American Psychiatry Association. (2014). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders – DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association

Dugas, M.J., Robichaud, M. (2009). Tratamento Cognitivo-Comportamental para o Transtorno de Ansiedade Generalizada: da ciência a prática. Rio de Janeiro. Editora Cognitiva.