A menstruação é um processo natural, mas que ainda gera dúvidas e desconforto em algumas mulheres. É normal a menstruação atrasar? A ansiedade pode atrasar a menstruação até quantos dias? Entre os vários questionamentos que rondam o assunto, esses são alguns que se destacam.

Por que a menstruação atrasa?

Menstruação atrasada o que pode ser? Descartando uma gravidez, que seria a resposta mais provável, outras várias possibilidades podem deixar a menstruação atrasada. Elas se dividem entre emocionais e físicas e é importante saber que até certo ponto o atraso menstrual é normal.

Alterações hormonais

Essa é a explicação mais comum para quando a menstruação atrasa. Isso pode acontecer por algum mau funcionamento em qualquer elemento do sistema hormonal. Isso inclui problemas no hipotálamo e na hipófise, glândulas que regulam hormônios sexuais.

Quando a razão para o atraso de menstruação é de natureza hormonal, outros sintomas também podem aparecer, como dor de cabeça, aumento de pelos e diminuição da libido, por exemplo.

Anticoncepcional

Os anticoncepcionais, tanto convencionais como os de uso contínuo, provocam alterações na menstruação.

No primeiro caso, que vale para os tipos pílula, injetável e de implante, a explicação de porque a menstruação atrasa tem a ver com a suspensão do medicamento. O restabelecimento do ciclo pode levar meses.

No segundo caso, a continuidade no consumo do contraceptivo impede a menstruação porque fornece hormônios ininterruptamente. No máximo, ocorrem pequenos sangramentos.

Problemas no aparelho reprodutor

Distúrbios no aparelho reprodutor feminino, como endometriose, formação de tecido cicatricial no útero, síndrome dos ovários policísticos, pólipos e miomas afetam o equilíbrio hormonal ou geram obstruções que interferem na menstruação.

Muita atividade física

Normalmente acontece com atletas profissionais como maratonistas, triatletas, maratonistas, ginastas etc.

Para elas, a combinação de alto gasto calórico, baixos níveis de gordura corporal e estresse de treinos muito intensos resulta em alterações hormonais.

Porque a menstruação atrasa frequentemente para essas mulheres, não costuma ser fonte de preocupação para elas.

Alimentação

Aquelas dietas muito restritivas ou mesmo a existência de um quadro de transtorno alimentar também interferem na produção hormonal ou na absorção de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do aparelho reprodutor.

Ganhar ou perder muito peso rapidamente são mudanças que podem atrasar ou interromper a menstruação. A gordura corporal é importante para a produção hormonal e alterações bruscas na sua quantidade abalam os níveis de estrogênio, o que impede a menstruação.

Quantos dias é normal a menstruação atrasar?

Quer saber quantos dias a menstruação pode atrasar? Infelizmente, não há um número específico. Pode variar entre dias e meses porque depende da causa.

Períodos mais longos não são obrigatoriamente fonte de preocupação. Afinal, uma mulher pode ficar sem menstruar também por estar entrando na menopausa, quando está amamentando, por conta de medicamentos e outros motivos.

O atraso menstrual pode ter relação com a ansiedade?

De acordo com Gustavo Sá, médico referência em saúde e bem-estar, o atraso menstrual pode ter relação com a ansiedade. O responsável por essa ligação é uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa, chamada hipotálamo.

O hipotálamo tem uma ação direta em todo o processo menstrual e é sensível a fatores como estresse, atividade física excessiva e muito intensa, má nutrição (especialmente nos casos de transtornos alimentares) e outros.

Por que a ansiedade pode atrasar a menstruação?

A ansiedade atrasa a menstruação porque é um dos aspectos emocionais que têm o poder de interferir na produção de hormônios. A grande vítima é o hipotálamo, que também é afetado pelo estresse, depressão e tensão.

Como saber que a ansiedade é a causa do atraso menstrual?

Segundo Gustavo, devemos associar o atraso menstrual à ansiedade e até dizer que esse atraso foi secundário à ansiedade, quando ele acontece justamente em períodos de intensificação do processo ansioso ou próximo às crises de ansiedade propriamente ditas.

Nesses casos, essa mulher costumava a ter ciclos regulares antes desses episódios. É muito importante também excluir as demais causas (diagnósticos diferenciais), mas nunca esquecer que a relação ansiedade X menstruação pode existir.

A ansiedade pode atrasar a menstruação em até quantos dias?

“Não há um tempo delimitado de atraso menstrual secundário à ansiedade. Mas o que nós mais vemos no dia a dia de consultório é que pode variar de 2 a 4 semanas de atraso”, explica o médico.

“Não costuma passar disso; no entanto, existem relatos na literatura de casos que ultrapassam 3 meses e até de amenorreia. A dica é: passou de 10 dias, a mulher deve ficar muito atenta quanto à outras causas”, completa Gustavo. Ele lembra que o ideal é um acompanhamento de um médico recorrente.

O que fazer em caso de atraso menstrual?

Se não há uma resposta exata para a pergunta “quanto tempo é normal a menstruação atrasar?”, o que se deve fazer é tentar estratégias que ajudem a normalizar a situação. Nessa empreitada, vale recorrer a tudo que estiver disponível – inclusive ajuda médica e psicológica.

Procure a causa

Se as razões que levam ao atraso menstrual são muitas, investigar é o primeiro passo. Assim, você descarta as que são mais preocupantes ou que podem gerar grandes mudanças na sua vida, como um bebê.

Inclua opções naturais

Antes de procurar um médico, você pode tentar melhorar a alimentação, procurar atingir o peso ideal ou ainda recorrer a um chá, como os de canela, gengibre e orégano. Para usar o chazinho com segurança, é importante ter a certeza de não estar grávida.

Busque ajuda profissional

Se as alterações no ciclo são incomuns ou insistentes, talvez você precise de um médico para avaliar o que está acontecendo com mais profundidade. Ele deve solicitar exames e prescrever a melhor forma de tratamento, evitando o agravamento de algum problema de saúde.

A ansiedade atrasa sua menstruação?

Se você realmente desconfia que a ansiedade é responsável, não precisa mais se preocupar com questões do tipo “quantos dias é normal a menstruação atrasar?”.

É hora de saber o que a ansiedade pode causar e tentar controlar os níveis de ansiedade para promover a regulação hormonal.

Que tal abraçar a meditação para ansiedade e outras formas que esclarecem como diminuir a ansiedade?

Apoio psicológico

Terapia também é um ótimo caminho para normalizar a menstruação com o bônus de trazer mais qualidade de vida e evitar outros problemas associados à ansiedade e outros distúrbios emocionais.

Os quadros mais severos podem demandar medicação específica, como fluoxetina para ansiedade ou bupropiona ansiedade. É quando a presença de um psiquiatra se faz necessária.

A ansiedade atrasa a menstruação e pode prejudicar a sua saúde de outras formas

A ansiedade pode atrasar a menstruação até quantos dias? Você já sabe que não existe uma resposta específica para essa dúvida. Mas já tem as pistas que precisa para estimar a urgência de recorrer à ajuda médica.

A ansiedade pode trazer consequências para o corpo humano, mas isso não é uma sentença. Com a ajuda especializada, é possível mantê-la sob controle para melhorar a saúde.

Ou seja, não importa tanto quantos dias pode atrasar a menstruação. Mais importante é saber como anda a sua saúde mental e cuidar dela constantemente. Assim, você evita manifestações físicas sérias e ainda aumenta sua qualidade de vida.

Referências

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – Amenorréia. Diposnível em: http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2044%20Amenorr%C3%A9ia(1).pdf