Atualmente, falar sobre saúde mental no trabalho deixou de ser um tabu. Ao longo dos últimos anos, houve uma significativa abertura do diálogo sobre o tema e uma maior conscientização sobre a importância de incluir e desestigmatizar questões relacionadas à saúde mental. 

Portanto, o foco agora está em saber o que fazer e como fazer para promover um ambiente de trabalho saudável. Empresas como VR Benefícios têm se destacado nesse cenário, investindo no bem-estar de seus colaboradores e oferecendo apoio necessário.

Impacto social na saúde mental

A VR é uma empresa que busca melhorar a vida dos trabalhadores brasileiros, não se limitando aos benefícios tradicionais, como vale-refeição e vale-alimentação. Ela oferece uma variedade de produtos e serviços para aprimorar a jornada do trabalhador, especialmente para aqueles base da pirâmide social. 

“Onde o benefício faz diferença na vida desses trabalhadores? A gente busca entender como está essa jornada para poder melhorar desde o momento em que acordam até a hora que vão dormir”, João Altman – VP da VR Benefícios.

Por isso que a saúde mental no trabalho é um tema relevante na VR, juntamente com a saúde física, financeira e segurança alimentar. Por meio de parcerias estratégicas, como com o Instituto Locomotiva, são realizados estudos sobre os trabalhadores brasileiros, fornecendo insights valiosos sobre a realidade enfrentada.

Dados do contexto social brasileiro

  • A crescente quantidade de trabalhadores endividados, com 80% deles tendo dívidas; 
  • Cerca de 58% dos trabalhadores enfrentam insegurança alimentar, ou seja, eles têm comida hoje, mas não têm certeza de que terão no mês seguinte; 
  • O preço dos alimentos aumentou nos últimos anos, representando cerca de 33% da renda dos trabalhadores da classe C.

Segundo os dados apresentados pela VR, existem diversos fatores que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores. Sendo que a insegurança alimentar e  financeira são fatores que têm contribuído para um cenário em que aproximadamente 40% dos trabalhadores relatam preocupações com a saúde mental, com altas taxas de transtornos de ansiedade (84%) e depressão (45%).

“A saúde mental deixou de ser um tema adicional, algo que é supérfluo, algo que é perfumaria para ser um tema profundamente importante para a condução das empresas”, João Altman

Desafios Agravados pela Pandemia

Inegavelmente, a pandemia agravou ainda mais essa situação, destacando a importância de as empresas estarem atentas e apoiarem seus trabalhadores. Como pode ser visto, os líderes e os departamentos de RH têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento pessoal e na assistência à saúde mental.

No contexto da saúde mental nas empresas, a democratização do acesso é um desafio importante. No caso da promoção desse acesso, por meio de práticas e iniciativas específicas, as empresas podem dar um primeiro passo abordando o tema da saúde mental no trabalho em três aspectos: 

  • Acolher os colaboradores; 
  • Educar e fortalecer a equipe de RH;
  • Sensibilizar, treinar e fornecer ferramentas aos líderes.

“Eu gosto de olhar esta tríade porque a gente começa a quebrar um pouco a forma de dar ferramentas para o trabalhador brasileiro”, Rui Brandão – CEO do Zenklub. 

Desafios em Empresas de Tecnologia

Em empresas de tecnologia, a construção de um ambiente psicologicamente saudável é um desafio adicional, especialmente em momentos de demissões em massa (layoffs). Nesse contexto, a liderança desempenha um papel fundamental ainda maior na promoção da segurança psicológica dos profissionais.

Com isso em mente, essa construção pode ser alcançada por meio de práticas como comunicação transparente, feedback constante e proximidade entre líderes e equipe. 

“Na maioria das vezes, o líder não tem domínio e poder de decisão sobre o que está acontecendo na empresa. Mas ele tem sim, a responsabilidade de manter seu time atualizado e próximo, e com isso gerar um pouco mais de conforto”, João Altman.

Promovendo saúde mental no trabalho

A capacitação dos líderes e da equipe de RH é uma peça-chave para a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. O desenvolvimento socioemocional dos líderes, tratado em pé de igualdade com o desenvolvimento técnico, tem um impacto significativo na vida diária dos colaboradores. Também é necessário promover um ambiente de segurança psicológica, onde as pessoas possam se sentir à vontade para serem vulneráveis e receberem apoio emocional.

O ambiente de trabalho exerce um papel significativo na saúde mental dos colaboradores, sendo afetado por diversos fatores. Para lidar com esses desafios, sugere-se: 

  • Fornecer acesso a conteúdos;
  • Promover palestras e rodas de conversa;
  • Treinamentos com especialistas em saúde mental; 
  • Oferecer assistência personalizada por meio de consultas individuais.

A corresponsabilidade é um princípio fundamental nessa jornada. Os funcionários devem aproveitar as ferramentas e oportunidades disponíveis para cuidar de sua saúde mental, enquanto os líderes, os departamentos de recursos humanos e as empresas devem dar protagonismo ao tema, trazendo-o para rodas de conversa e desenvolvendo estratégias claras para abordá-lo.

“Se tem oportunidade de usar um aplicativo de meditação ou de sessões com especialistas, faça. Esse é o seu ato de responsabilidade perante a sua saúde mental”, Rui Brandão.  

Parceria Exemplar: VR Benefícios e Zenklub

Investimentos em saúde mental têm mostrado resultados positivos nas empresas. Um exemplo disso é a parceria entre VR e Zenklub, que proporcionou um alto índice de engajamento dos funcionários. Iniciativas como a série de vídeos “Terapia sem Tabu”, que contou com a participação da liderança da empresa, demonstraram sucesso em incentivar os colaboradores a buscar apoio terapêutico.

A gente tem uma parceria com a Zenklub desde o meio da pandemia e acaba sendo hoje o benefício mais acessado pelos trabalhadores depois do plano de saúde, João Altman – VP da VR Benefícios.

A VR também ampliou seu programa “Bem Estar” durante a pandemia, oferecendo acesso a psicólogos, terapeutas e outras iniciativas por meio da parceria com a Zenklub. Também foram implementadas ações internas, como bloquear a agenda no horário do almoço e ter uma sexta-feira mais curta, visando reduzir a carga física e mental dos funcionários.

Os resultados dessas iniciativas foram medidos por meio de pesquisas semanais de engajamento e satisfação, tanto na VR quanto na plataforma do Zenklub. Houve um crescimento em todas as áreas, incluindo equilíbrio e bem-estar, com uma queda nos indicadores de estresse. 

Abordagem Gradual e Personalizada

O trabalho de saúde mental pode ser iniciado em subgrupos específicos, como mães que retornam ao trabalho, novos funcionários ou com as diferentes gerações do ambiente corporativo. Essa abordagem gradual permite a introdução da saúde mental no cotidiano da empresa de forma mais eficaz. Fundamental para identificar as necessidades de cada grupo e atuar de forma personalizada, mesmo que inicialmente não seja possível abranger toda a organização.

“A gente muitas vezes não precisa olhar para mil pessoas de uma vez, mas a gente pode sim, identificar, inclusive pelas pesquisas de clima, quem está mais necessitado e eu preciso atuar agora. O que não pode acontecer é uma não atuação”, Rui Brandão – CEO do Zenklub. 

O papel do departamento de recursos humanos na estratégia de saúde mental no trabalho

O departamento de Recursos Humanos desempenha um papel crucial na implementação de estratégias de saúde mental no trabalho a médio e longo prazo. Sua atuação como potencializador e articulador é fundamental para promover o diálogo e criar um espaço de discussão sobre a saúde mental no ambiente corporativo. No entanto, o RH não deve assumir a responsabilidade isoladamente, mas sim buscar ajuda especializada para lidar com as demandas relacionadas à saúde mental. 

“As pessoas da área de recursos humanos acabam tendo que fazer um trabalho quase de terapeuta – o que não está correto, mas é a quem os colaboradores recorrem. É nesta altura que faz sentido trazer um parceiro especializado para não sobrecarregar o RH”, Rui Brandão

Como resultado, podemos ver que muitas vezes a liderança não está preparada para lidar com questões pessoais e humanas dos funcionários. Por isso, o RH deve estar presente para oferecer suporte, ferramentas, promover o desenvolvimento profissional e acolher as demandas. Um exemplo de grupo que requer, mas as vezes não ganha o apoio necessário, são os gerentes, que precisam equilibrar a entrega de resultados operacionais com as expectativas executivas.

Conheça os detalhes sobre a parceria VR + Zenklub

Em suma, o diálogo aberto e a preocupação com a saúde mental têm se tornado uma realidade em diversas empresas brasileiras. A inclusão, desestigmatização e investimentos nessa área têm permitido que líderes, departamentos de recursos humanos e colaboradores priorizem o desenvolvimento pessoal e a assistência à saúde mental no cotidiano empresarial. 

Nesse sentido, a parceria com empresas como a VR e o ZenKlub tem sido um exemplo relevante de como as organizações podem colaborar para a melhoria do bem-estar dos colaboradores. O investimento nesse aspecto crucial não apenas promove um ambiente de trabalho saudável, mas também contribui para o sucesso das empresas e para o bem-estar geral da sociedade.

Este texto é resultado de uma roda de conversa mediada por Izabella Camargo entre o CEO do Zenklub, Rui Brandão, e o VP da VR Benefícios, João Altman. Você pode conferir a íntegra do vídeo no Zenmanager, na seção Curadoria de Conteúdo para RH, com o nome “Webinar – Saúde Mental como estratégia”.