Com cada vez mais profissionais capacitados e especializados no mercado de trabalho, a estrutura de processos seletivos também precisa se inovar e atualizar para identificar grandes talentos para uma empresa. 

Para além de entrevistas formais de emprego, a dinâmica em grupo é uma forma de seleção que ajuda na inovação e na tomada de decisões para contratação de novos colaboradores.

O que é a dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo é uma ferramenta de gestão de pessoas que pode ser usada não somente em processos seletivos, mas também em cursos profissionalizantes, terapia de grupo ou nas empresas para conhecer melhor os seus profissionais.

Com o intuito de estudar e desenvolver o comportamento de um grupo perante um desafio, a dinâmica permite identificar diversas capacidades dos participantes, como a de liderar ou ser liderado, lidar com pressões, frustrações, competições, estresse e resolução de desafios.

Qual o objetivo e importância da dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo são atividades capazes de melhorar a colaboração, o trabalho em equipe, o engajamento de pessoas em contextos e momentos distintos, a contratação de novos funcionários ou ainda avaliação de quem já está na empresa.

Dentro dessas atividades, é possível entender quais são as características mais marcantes de cada indivíduo da sua equipe. Isso permite que você descubra quais dessas pessoas têm as habilidades necessárias para funções distintas, identificando quais tarefas são mais adequadas de acordo com essas competências.

Através da dinâmica, as empresas podem realizar os seguintes objetivos:

  • Contratações;
  • Treinamentos;
  • Maneiras de ampliar a motivação;
  • Novas técnicas para desenvolver a criatividade;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Aumento do engajamento dos colaboradores.

Quando fazer dinâmica de grupo

As dinâmicas de grupo devem ser utilizadas em processos seletivos para avaliar se o candidato é compatível com o perfil da empresa.

Além disso, ela deve ser usada para aprimorar o relacionamento dos membros de um grupo, para melhorar o clima organizacional, promover o conhecimento mútuo e promover o autoconhecimento.

Os diferentes tipos de dinâmica de grupo

– Dinâmicas de grupo de motivação

Esta é uma dinâmica de grupo divertida que pode ser definida como o conjunto de processos desenvolvidos com o intuito de estimular os colaboradores da empresa a desenvolverem as suas respectivas atividades.

Isso pode ser feito através da dinâmica “O que você significa pra mim…”, que tem como objetivo promover a socialização entre os colaboradores, através da identificação das falhas e ressaltando as qualidades.

Neste caso, por exemplo, basta colocar um cartão papel nas costas de cada participante, onde cada pessoa deve escrever uma das suas qualidades e um defeito ou característica que merece ser trabalhada.

Além disso, deve dar uma nota para o que foi destacado. No final, todos os integrantes sentam e conversam sobre as coisas que foram escritas e discorrem sobre o que podem fazer para melhorar.

– Dinâmica de grupo para se conhecer

As dinâmicas de apresentação são atividades realizadas para revelar características individuais ou de um grupo. De forma descontraída, estimulam a participação e promovem um ambiente mais confortável e desimpedido.

No entanto, se você vai aplicar a dinâmica em uma equipe de trabalho que já se conhece, mas quer fomentar a união do grupo, considere exercícios que tragam a proximidade entre os participantes. Um exemplo é a dinâmica de troca de papéis:

  1. Divida o grupo em duplas.
  2. Dê alguns minutos para que as duplas possam se conhecer. A ideia é que compartilhem informações como nome, atuação e alguma característica pessoal relevante.
  3. Cada integrante da dupla deverá apresentar o seu colega, contando ao restante da turma o que aprendeu sobre ele.

Dinâmica da ilha deserta

A dinâmica da ilha deserta apresenta situações aos participantes e propõe que eles respondam com quais colegas de trabalho desejam vivenciar determinada situação. É necessário o uso do lápis, folhas de papel em branco e envelopes. Em cada envelope deve ser inserido o seguinte questionário:

  1. Se estivesse perdido numa ilha, quem do grupo gostaria que estivesse com você?
  2. Se fosse preciso organizar um evento ou uma festa importante, qual dos seus colegas gostaria que auxiliasse?
  3. Se ganhasse uma viagem de cruzeiro com 3 acompanhantes, quais colegas você gostaria que o acompanhasse?

Após a distribuição dos questionários, peça para que os participantes respondam anonimamente. Por fim, é necessário recolher as respostas, fazer o somatório das respostas dadas pelos profissionais e aplicar feedback em cada participante sobre sua classificação.

– Dinâmica da ilha do tesouro

Esta tem o intuito principal de perceber o nível de engajamento, foco, visão e colaboração mútua dos colaboradores. Para realizar, é preciso algumas folhas de jornal e uma caixa de bombom. Com isso em mãos forme duplas, coloque a caixa de bombom em cima de uma folha de jornal em uma das extremidades da sala, dê uma folha de jornal a cada dupla e coloque outra folha de jornal na outra extremidade do ambiente.

O objetivo é que o participante consiga chegar à extremidade premiada e conquistar a caixa de bombom que, no caso, é o tesouro. Desse modo, cada dupla precisa ficar em cima da folha de jornal que recebeu e utilizá-la como ponte para chegar até o tesouro. Não é permitido colocar os pés no chão e nem rasgar o papel.

Para chegar até o tesouro seria necessário que as duplas se unam e façam um revezamento. Ou seja, ambas devem subir no mesmo jornal e utilizar o outro para avançar até o objetivo e assim sucessivamente.

– Dinâmica do desafio

Esse exercício ajuda a identificar a capacidade dos participantes em lidar com a pressão. Portanto, pegue uma pequena “caixa misteriosa”. Coloque uma música e peça aos participantes para passar o objeto entre eles. 

Você deve ficar de costas para o grupo. Assim, não consegue enxergar com quem está a peça. Quando a música parar,coloque pressão no jogo com perguntas que deixam os candidatos apreensivos. 

O participante deverá decidir se abre ou não a caixa. Caso ele não abra, o jogo continua. A resposta negativa ajuda a entender o quanto eles são influenciados por pressões externas e como eles agem para superá-las. O prêmio da caixa pode ser um bombom ou uma caneca da sua empresa.

– Verdade ou mentira

Nessa abordagem, cada participante precisa escrever três afirmações, sendo que uma delas precisa ser mentira. Cada um lê em voz alta as suas frases e os outros membros precisam adivinhar o que é verdade e o que não é.

Assim, é possível promover um maior conhecimento entre os participantes, mesmo em um momento de descontração e lazer.

Dinâmica de grupo online: 3 dicas para fazer

Neste período em que o home office ainda é a realidade de muitas empresas, dinâmicas de grupo online na pandemia podem ser uma boa alternativa tanto para promover maior integração quanto para processos seletivos.

O processo é feito através de softwares, sites ou aplicativos de comunicação por voz e vídeo, como o Skype e o Hangouts. Confira abaixo 3 exemplos:

– Quatro andares

Com o auxílio de um quadro branco virtual, como o Google Jamboard, cada participante deverá traçar duas linhas, uma vertical e uma horizontal, dividindo a tela em quatro quadrantes.

Em cada um desses quatro espaços, ele deverá responder perguntas do time de RH utilizando apenas desenhos, tais como:

  • Qual foi um evento que mudou a sua vida pessoal ou profissional?
  • O que você pode trazer para nossa organização?
  • Que legado você deseja construir na empresa?
  • O que você precisa dos seus colaboradores para cumprir seus objetivos na empresa?

Após um período de 5 a 10 minutos, os candidatos apresentarão seus desenhos com as respostas, dando breve explicações sobre cada quadrante.

– Apresentação de produto

Nesta dinâmica de grupo online, a ideia é simples: pedir para os candidatos realizarem, rapidamente, uma apresentação de produto, seja ele da empresa ou não. Os participantes devem pensar rapidamente em benefícios ou motivos pelos quais o produto vale à pena demonstra raciocínio rápido e boa argumentação, duas habilidades fundamentais no mercado.

Por fim, o RH pode pedir para os candidatos realizarem a apresentação individualmente ou em grupo. Nesse segundo caso, será testada também a habilidade dos candidatos de trabalharem em equipe e de forma coordenada.

– Brainstorming

Para fazer a dinâmica de brainstorming, basta elaborar um briefing com um problema de mercado a ser solucionado ou uma ideia de produto para aperfeiçoar.

A partir disso, dá-se um pequeno tempo para os candidatos absorverem o material de estudo. Logo após, é preciso separar uma janela maior de tempo, de 15 a 30 minutos, para que os participantes possam propor soluções, debater respostas e pensar melhorias para as ideias apresentadas.

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Referências

https://rockcontent.com/br/blog/dinamica-de-grupo/

https://www.gupy.io/blog/dinamica-de-grupo

https://www.pontotel.com.br/dinamica-de-grupo/