Fala, RH! com Ruan Caetano

Enxergar os dados como ferramenta para RHs é um passo fundamental para profissionais dessa área que queiram se manter atualizados e a frente do que há de mais moderno e eficiente. Mas muitos RHs pensam que trabalhar orientados por dados é complexo ou difícil demais. Além disso, muitos imaginam que essa estratégia só faz sentido para grandes empresas.

O fato é que isso não é verdade. Dados são ferramentas poderosas em diversos contextos e em todos os tipos de empresas. Eles podem servir como referência, como embasamento para estratégias, como ferramentas de convencimento e até para comprovar resultados – ou ajustar rotas, quando isso é necessário.

Eficácia comprovada

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, trabalhar com dados traz benefícios comprovados:

  • 50% mais chances de acertos nos processos de recrutamento e seleção;
  • 35% menos atrito entre membros da equipe;
  • 20% a mais de desempenho;
  • 4% melhor a receita por colaborador.

No Zenklub, o Head de People Ruan Caetano colocou a própria plataforma de dados da empresa, o ZenManager, a seu serviço.

Você só pode gerir o que você pode medir. Então ter uma visualização tão prática de um tema que pode ser tão subjetivo quanto a saúde emocional foi extremamente importante para que eu pudesse montar uma estratégia orientada por esses dados.

O ZenManager explora o que o mercado chama de Behaviour Analytics, ou dados comportamentais. Ele organiza dados relacionados ao bem-estar dos colaboradores no trabalho para o RH e disponibiliza números, relatórios e gráficos de forma útil para geração de insights. Tudo isso de forma confidencial, garantindo a segurança e o anonimato das pessoas colaboradoras.

Além disso, o IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo) é capaz de mapear o bem-estar dentro da cultura organizacional, também transformando isso em dados para o RH. As pessoas colaboradoras, por outro lado, conseguem criar no aplicativo do Zenklub uma jornada de autocuidado que é personalizada para o seu IBC particular.

Como usar essas informações?

Com esse nível de detalhamento, é possível que RHs estendam o uso desses dados para as outras lideranças da empresa, de modo a compartilhar a responsabilidade pela gestão de pessoas. O Ruan complementa:

Os dados também me permitem ter conversas muito mais assertivas com lideranças e abordagens muito mais expositivas do que indagativas. Muitas vezes a gente chega para as reuniões sabendo que existe um problema, mas não tendo clareza de onde ele está ou o que ele é. Com esse tipo de dado fica muito mais fácil a gente buscar soluções e melhorias.

A experiência do Ruan foi de aproveitar os recursos do próprio Zenklub para gerar esse “mapa do bem-estar” – que acaba por sua vez sendo a base do mapa de ações do time de People. Essas mesmas ferramentas estão disponíveis para o mercado e para todos os clientes da empresa.

Utilizamos esse mapa até na determinação das pautas e das metas do programa de desenvolvimento de lideranças. Além disso, na própria adaptação do que a gente tinha de pesquisa pulsada. Então toda uma gama de estratégias dentro da área de People foi orientada por dados. 

Se você quiser se aprofundar no mundo dos dados para RHs, o Zenklub disponibiliza um e-book completo com sugestões de ferramentas, estratégias de uso de dados e até os principais erros associados ao tema. Esse conteúdo está disponível dentro da biblioteca de conteúdos do ZenManager. O cadastro é gratuito.