Como aprender a desfrutar o “aqui e agora” sem virar refém da ansiedade e estresse? Lembre-se deste dado: 60.000 pessoas pesquisam sobre Mindfulness por mês no Google. 

Pode-se dizer que é um assunto da moda, mas não é nada novo. Por isso, na verdade, técnicas de Mindfulness são utilizadas há milhares de anos e parecem ser mais relevantes hoje do que quando foram criadas. Também podem promover muita saúde e qualidade de vida no “novo normal”, pós-pandemia.

Afinal, o que é Mindfulness?

Mindfulness pode ser traduzido como: atenção plena. Um conjunto de técnicas e princípios de meditação com comprovação científica de seus benefícios. Ou seja, a atenção plena é um tipo de meditação.

Então, a diferença é que agora suas práticas foram comprovadas cientificamente e também sistematizadas em alguns programas dos quais o mais renomado é o programa de 8 semanas desenvolvido por Teasdale, Williams e Segal. 

Confira 10 benefícios do Mindfulness

Então, na lista abaixo, você encontrará 10 benefícios da prática Mindfulness para o seu dia a dia. Confira:

  1. Diminui a ansiedade;
  2. Diminui a irritabilidade;
  3. Melhora a memória;
  4. Aumenta o vigor físico e mental;
  5. Melhora nos relacionamentos;
  6. Reduz estresse crônico;
  7. Controla da hipertensão;
  8. Fortalece do sistema imunológico;
  9. Combate gripes, resfriados e várias outras doenças;
  10. E, por fim, reduz os impactos de doenças graves como dor crônica.

Por que o Mindfulness pode ser útil para o “novo normal”?

O sociólogo Zygmunt Bauman classificou nossa época como “líquida”. Ele queria dizer com isso que, ao contrário da antiguidade ou da idade média, na atualidade, as relações pessoais ou mesmo os cenários políticos e econômicos mudam rapidamente.

Esse clima de constantes mudanças rápidas pode gerar muita ansiedade, estresse e irritabilidade. 

Além disso, com a pandemia, esse cenário se intensificou ainda mais e tudo indica que o “novo normal” será mais líquido ainda, pois além de possíveis novas ameaças, também aceleramos ainda mais transformações nos campos da saúde, educação, trabalho e profissão que tem como grande marca a virtualização de processos e relacionamentos.

Então, neste cenário, a prática da atenção plena pode ser um eficiente recurso no sentido de promover um melhor gerenciamento das emoções que nos torne aptos à convivência com transformações cada vez mais rápidas das sociedades líquidas nas quais vivemos.

Há comprovação de que prática do Mindfulness funciona?

Sim, muitas! Como já citei há pouco, o movimento da meditação da atenção plena está diretamente ligado à comprovação empírica em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo.

Além disso, esse foi um dos motivos para ela se popularizar mais no Ocidente. Pois, embora fosse praticada há milhares de anos, a prática do Mindfulness, foi recebida com certo descrédito em muitos países ocidentais até que as evidências científicas fossem se acumulando e demonstrando aos mais céticos seus muitos benefícios.

Preciso contratar alguém para facilitar sessões de Mindfulness?

Então, não… você pode meditar sozinho. Além disso, você também pode ouvir podcasts, assistir vídeos e ler textos diversos para tirar dúvidas e ouvir meditações guiadas. Nas minhas redes sociais eu  disponibilizo muito material gratuito sobre o tema.

Mas também você pode se beneficiar muito ao contratar um profissional habilitado para acompanhá-lo por um programa completo de algumas semanas. 

Além disso, se você for fazer psicoterapia pode ser muito útil também procurar um psicólogo que seja capacitado em atenção plena.

Por isso, frequentemente eu convido meus clientes a iniciar ou dar continuidade a práticas de meditação.

Embora os estimule a aprenderem a meditar sozinhos eventualmente, também uso algumas técnicas de meditação plena durante nossas sessões. 

Como iniciar a prática do Mindfulness?

Se inscrever em uma imersão ou programa de meditação pode ser uma experiência transformadora na vida de uma pessoa. Muitas vezes, isso funciona como verdadeiro “divisor de águas”. Muitos desses programas passaram a ser realizados no formato online após a pandemia de Covid – 19.

Além disso, ler o livro “Atenção plena”¹ pode ser muito útil. E é uma ótima leitura para quem está tendo um primeiro contato com a meditação da atenção plena. Outro livro excelente é o “Manual prático de mindfulness”². 

Então, a vantagem desses dois livros é que além de terem sido escritos em linguagem muito simples por algumas das maiores autoridades mundiais no tema, também possuem um enfoque prático.

Além disso, aqui vale destacar um ponto muito importante: meditação é prática. Acessar conteúdos sobre o tema pode ser muito útil, mas você começará a se beneficiar realmente da meditação na medida em que praticá-la. Principalmente se fizer do hábito de meditar uma prática diária. Pois, embora uma única meditação já possa provocar benefícios no curto prazo, os maiores benefícios da meditação são atingidos quando essa prática milenar passa a fazer parte do seu cotidiano.

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e depressão.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.

Fontes:

EBERTH, Juliane; SEDLMEIER, Peter. Os efeitos da meditação mindfulness: uma meta-análise. Atenção plena, v. 3, n. 3, pág. 174-189, 2012.

KRISTELLER, Jean L. Meditação da atenção plena. 2007

SEGAL, Zindel V. et al. La thérapie cognitive basée sur la pleine conscience pour la dépression: Prévenir la rechute. De Boeck Supérieur, 2019. 

²TEASDALE, John D. Manual prático de Mindfulness: um programa de 8 semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional. São Paulo: Pensamento, 2016. 
¹WILLIAMS, Mark; PENMAN, Danny. Atenção plena–Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Sextante, 2015.