Você já sentiu aquela sensação estranha de estar acordado, tentar, mas não conseguir se mexer? Ou conhece alguém que já relatou ter sentido essa sensação? Essas características são comuns em episódios de paralisia do sono.

Após estudos, foi comprovado que esse fenômeno é uma parte natural do sono REM, que é o último estágio do ciclo do sono e, é nele que os sonhos acontecem. Nessa fase do sono, os batimentos cardíacos aceleram e então acontece a paralisia do sono.

Ainda há quem diga que essa situação possui relação com acontecimentos sobrenaturais. Para que possamos entender melhor sobre isso, abaixo, vamos abordar alguns pontos que irão esclarecer melhor fatos sobre a paralisia do sono.

O que é paralisia do sono?

Paralisia do sono se trata de um distúrbio caracterizado pela paralisia temporária do corpo humano e ela pode ocorrer em dois cenários. O primeiro, é quando o corpo entra em em estado inconsciente antes da mente, já o segundo, é quando a mente desperta durante o sono REM.  

O primeiro momento, que é quando o corpo entra em estado inconsciente antes da mente, acontece devido os músculos estarem relaxados durante o sono, que é algo natural do corpo, e com isso, se torna impossível se movimentar.

Por isso, sentimos a sensação de impossibilidade para se mover, além de não conseguirmos falar, o que é desesperador e provoca uma reação de pânico.

O segundo momento em isso pode acontecer, é quando nossa mente desperta durante o sono REM que quer dizer Rapid Eye Movement, ou seja, “movimento rápido dos olhos”. O sono é dividido em estágios, e o REM é o último deles e, é nessa fase que os sonhos acontecem.

A paralisia acontece pois o nosso cérebro bloqueia os neurônios motores, que são os responsáveis pelos movimentos, para que nosso corpo não venha reproduzir os movimentos que ocorrem durante o sono. 

Vale lembrar que isso é um ciclo natural do nosso corpo, afinal, se sempre que estivermos dormindo, e nosso corpo reproduzisse os movimentos dos nossos sonhos, não seria uma situação muito confortável, acordariamos mais cansados do que quando fomos nos deitar para dormir.

Além de todas essas situações que já mencionamos, acordar antes do sono REM finalizar pode fazer com que algumas pessoas também tenham alucinações visuais ou auditivas. É devido essa situação que muitos dizem ver criaturas místicas ou assombrações.

Assim como o terror noturno, a paralisia do sono é um distúrbio ocorrido durante o sono, que por incrível que pareça, são mais comuns do que possamos imaginar, embora sejam assustadores, afinal, a sensação de estar acordado e não poder se mexer é perturbadora.

O que causa a paralisia do sono?

Embora a paralisia do sono seja algo de certo modo comum, ainda é pouco estudado. O fato é que ela acontece principalmente durante o sono REM, como já mencionamos acima.

Afinal, é muito importante que de certo modo a comunicação entre nosso cérebro e nosso corpo “desligue”, para não reproduzirmos os movimentos que estão acontecendo em nossos sonhos.

Porém, existem alguns fatores que possibilitam o aumento das chances de uma pessoa ter um episódio de paralisia do sono, são eles:

  • Genética;
  • Distúrbio do sono;
  • Transtornos psiquiátricos;
  • Uso de substâncias;
  • Traumas;
  • Estresse;
  • Horários desregulados (ter uma rotina é muito importante);
  • Dormir de barriga para baixo.

Fatores de risco que também devem ser considerados são o TEPT (transtorno de estresse pós-traumático) e o transtorno do pânico.

Além disso, esse transtorno também pode ser considerado um sintoma comum da narcolepsia, que se trata de um distúrbio do sono causado por sonolência excessiva durante todo o dia. Isso também contribui para estimular tanto a paralisia, quanto as alucinações.

Como reagir diante de uma paralisia do sono?

Embora seja uma situação assustadora, tentar manter a calma nesse momento é a ação mais indicada, porém, sabemos que não é uma tarefa muito fácil.

Agora que já temos a ciência de que a paralisia do sono não se trata de um fenômeno sobrenatural, sabemos que não é necessário entrar em pânico nesse momento.

Por se tratar de um momento assustador e o coração está disparado, será um pouco difícil manter o controle. Embora a primeira reação seja entrar em desespero, a melhor maneira de reagir durante esse episódio é tentar manter de todas as formas a calma.

Traçar algumas estratégias como repetir mantras positivos, se concentrar em sua respiração, pensar que tudo irá passar e claro, tentar focar que este fato não se trata de um fenômeno sobrenatural, são formas mais corretas de lidar com a paralisia do sono.

É possível evitar uma paralisia do sono?

É possível adotar algumas estratégias para melhorar a qualidade do sono, e assim reduzir ao máximo a possibilidade de ter um episódio de paralisia do sono.

Porém, se esses episódios forem frequentes, a opção mais indicada é procurar ajuda de um médico ou buscar por um psicólogo, talvez esses episódios estejam ligados a questões emocionais que precisam ser tratadas.

Nem sempre conseguimos deitar para dormir sem preocupações e isso acaba prejudicando nossa noite de sono, podendo desencadear um episódio de paralisia do sono. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor.

Crie sua rotina do sono

Estabelecer uma rotina antes do sono a serem seguida todos os dias, como tomar um banho relaxante e um chá (de camomila é uma boa opção, pois ele possui substâncias naturais com propriedades ansiolíticas e sedativas que ajudam o corpo a relaxar), são ações que irão colaborar para uma boa noite de sono.

Busque estímulos que ajudam a desacelerar e acalmar

Geralmente temos uma rotina muito agitada e corrida, por isso, ler um capítulo de um livro antes de dormir, se concentrar em sua respiração, ouvir músicas relaxantes e meditar, podem colaborar para que você tenha uma boa noite de sono.

Desligue os eletrônicos

Hoje, todos possuem ao menos um aparelho celular e o grande vício de muitos são as redes sociais. Se manter conectado até minutos antes de dormir, pode te despertar e causar uma agitação, por isso, é muito importante que você se desconecte pelo menos uma hora antes de dormir.

A mesma dica vale para a televisão, que geralmente o único momento que temos para assistir aquela série que gostamos muito, é exatamente no momento em que deitamos para dormir. 

Portanto, desligá-la ao menos uma hora antes de pegar no sono, contribui de forma positiva para uma boa noite de sono. Afinal, o brilho e as cores que ambos os aparelhos transmitem, também podem te despertar e deixar mais agitado.

Busque manter uma rotina de exercícios 

Praticar exercícios ao menos meia hora por dia, contribui para uma noite de sono melhor, afinal, deixará seu corpo mais cansado, o que por consequência te fará relaxar e assim, dormir melhor.

 O fato de o corpo estar mais cansado, aumenta as chances de você não despertar durante a noite, e também é uma boa forma de combater a insônia. Portanto, pratique exercícios.

Principais sintomas da paralisia do sono:

Embora seja uma situação preocupante, é preciso que você tenha em mente que é passageira e se desesperar só tornará o processo mais difícil.

Conforme já mencionamos acima, existem meios de se evitar a paralisia do sono, porém, é importante buscar ajuda de um profissional, caso ela aconteça com frequência.

Os sintomas que a paralisia apresenta, e podem te ajudar a identificar uma episódio são:

  • Tentar, mas não conseguir mexer o corpo;
  • Palpitação;
  • Sensação de falta de ar e afogamento;
  • Alucinação auditiva (ouvir vozes desconhecidas);
  • Alucinação visual (achar que está vendo criaturas místicas ou assombrações)
  • Sentimento de angústia e medo;
  • Sensação de estar flutuando sobre o corpo ou de estar caindo.

Vale destacar que a paralisia do sono não é algo perigoso e que coloca sua vida em risco, pois, durante um episódio todos os seus órgãos continuam funcionando normalmente. Por isso, fique tranquilo e tente ao máximo não se desesperar.

Existe tratamento para paralisia do sono?

Entendemos que esse fenômeno é angustiante e desesperador, porém, o mais indicado é que a própria pessoa tente se concentrar e manter a calma, pois logo irá passar.

O que também pode ser feito, é seguir uma rotina antes do sono, praticar exercícios, pois fará com que o corpo se canse ao ponto de permitir que você tenha uma noite de sono longa e sem interrupções.

Além disso, praticar meditação também é uma atitude que permite que seu corpo e sua mente relaxe o suficiente, ao ponto de te proporcionar uma boa noite de sono e evitar um episódio de paralisia do sono.

Caso sentir necessidade, busque ajuda de um médico ou psicólogo. Em alguns casos, é necessário tratamento com um neurologista e/ou um psiquiatra.

Existe cura para a paralisia do sono?

A paralisia do sono só é considerada uma doença, quando seus episódios se tornam recorrentes, ou seja, quando eles acontecem pelo menos duas vezes dentro de um período de seis meses. Ou está associado a uma grande carga emocional.

A boa notícia é que na maioria dos casos, esse episódio acontece de forma isolada, então, podemos ficar despreocupados pois não afeta nossa saúde, além de que, não são todas as pessoas que vivenciam esse acontecimento em sua vida.

Porém, se você deseja se prevenir contra esse susto, é recomendado que você mude alguns hábitos em sua vida. Nos tópicos acima, apontamos algumas ações que podem ser feitas, para prevenir e evitar um episódio de paralisia do sono.

Uma forma que também pode ajudar a prevenir que isso aconteça é fazer psicoterapia, afinal, as questões emocionais podem influenciar na ocorrência de um episódio de paralisia do sono, por esse motivo, tratar essas questões podem funcionar, sendo assim, procure um profissional.

Conclusão

A paralisia do sono é um distúrbio do sono que atinge parte da população e é um fenômeno com causas explicadas pela ciência. Suas causas variam desde problemas com a sua rotina do sono, até mesmo traumas e medos. 

A psicoterapia é uma ferramenta poderosa para identificar causas de possíveis traumas e pode proporcionar um avanço contínuo através do autoconhecimento.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referência:

HIGIENE DO SONO. Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – Departamento científico de

medicina do sono: n. 1, nov. 2017.

MULLER, Mônica Rocha; GUIMARÃES, Suely Sales. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida