Hoje os cuidados com a nossa mente se tornaram fundamentais, principalmente pelo fato de que os transtornos psicológicos se tornaram muito mais presentes e evidentes em nossas vidas. Um desses transtornos que iremos abordar é a crise emocional.

Todos nós possuímos limites e, quando eles são ultrapassados, o emocional é o primeiro ponto a ser atingido – é nesse momento que entramos em uma crise emocional. No entanto, em cada pessoa essa crise emocional pode possuir uma intensidade diferente.

De forma resumida, trata-se de um tipo de desgaste psicológico e pode afetar qualquer pessoa, principalmente as que não sabem lidar e encarar as situações em que estão. Abaixo iremos destacar pontos importantes que irão ajudar a compreender com mais clareza do que se trata a crise emocional e como ela acontece.

O que é crise emocional? 

De forma objetiva, a crise emocional se trata de um desgaste psicológico que pode acontecer devido diversos fatores que ocorrem na vida da pessoa, sejam eles problemas familiares, questões financeiras, problemas no trabalho, entre muitos outros fatores. 

Ou seja, esse desgaste psicológico pode desencadear uma crise emocional dependendo da sua intensidade.

Essa crise também é conhecida como surto emocional, que pode afetar qualquer pessoa. Aquelas que são, de certa forma, mais equilibradas, conseguem lidar com mais leveza e enfrentar os problemas de maneira que esse surto não é desencadeado.

É compreensível que muitos não consigam lidar com seus problemas com mais tranquilidade, afinal, cada pessoa é de um jeito. O que é preciso ter em mente é que todos possuem limites. 

Uma forma simples de deixar mais claro: é como um copo, que conforme colocamos água, se não esvaziarmos ele em um momento, transborda.

E nós não somos diferentes, conforme vamos guardando tudo para nós e vamos nos deparando com situações onde não sabemos como reagir e resolver, é nesse momento que entramos em crise emocional ou o surto emocional.

Vale destacar que essa crise pode durar por alguns minutos ou até horas, pois é quando acontecem os momentos de pico da ansiedade. 

É muito importante procurar a ajuda de um profissional, principalmente se esses surtos se tornarem frequentes, pois ele também pode desencadear outros transtornos.

O que pode desencadear uma crise emocional? 

A crise ou surto emocional precisa ser entendida como um alerta para que a pessoa procure ajuda de um profissional da psicologia, afinal, ela pode ser um gatilho para outras questões psicológicas que a pessoa pode vir a desenvolver.

Vale destacar que vários fatores podem vir a fazer com que a pessoa entre em uma crise emocional e alguns deles são:

  • Problemas financeiros;
  • Problemas com abuso e violência;
  • Desemprego;
  • Problemas com relacionamento;
  • Estresse;
  • Excesso de trabalho;
  • Problemas familiares;
  • Uso de substâncias como álcool e drogas;
  • Perda de um ente querido.

A crise emocional é uma reação do corpo perante a situações de sofrimento e pressão psicológica intensa, onde a pessoa não sabe como lidar e não consegue controlar da maneira correta. 

A partir do momento em que a pessoa entra em crise, é a forma que o corpo possui de “avisar” que algo está errado e que existe algum problema grave que requer atenção e que precisa ser tratado com urgência, principalmente quando elas se tornam frequentes.

Tipos de crise emocional

Como já mencionamos, a crise emocional pode ser desencadeada por diversos fatores recorrentes da vida de uma pessoa, principalmente pelo fato de ela não saber lidar com determinadas situações.

Mas vale destacar que em cada pessoa a crise emocional pode se manifestar de forma diferente. 

Abaixo vamos ver alguns tipos de crise emocional que existem que estão ligados a um transtorno mental e suas características.

Fobia social

Se trata da incapacidade que o indivíduo possui para lidar com situações de interação social. Estar diante de desconhecidos, ser colocado de certa forma em evidência, entre outras, são situações que geram desconforto. 

Apenas o fato de imaginar que estará em algum local onde estará sendo observado, faz com que a pessoa que sofre com a fobia social entre em crise. Porém vale ressaltar que cada pessoa é de uma forma e que essa fobia pode variar em diferentes ocasiões.

Transtorno de pânico

É caracterizado por episódios de surtos de medo ou desconforto intenso, onde cada pessoa reage de uma forma, e pode durar até meia hora. 

Os principais sintomas são tremores, dores no peito, tonturas, falta de ar, nervosismo, ansiedade, entre outras. É importante destacar também que os ataques de pânico podem ocorrer sem gatilhos específicos.

Transtorno de ansiedade generalizada

Podemos dizer que o transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum e frequente de crise emocional. Suas principais características são a ansiedade e preocupação excessiva e sua condição possui sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico e de outros tipos de ansiedade.

Além da ansiedade e preocupação excessiva, a agitação e dificuldade de concentração também são característica desse transtorno. 

O tratamento pode ser realizado com o acompanhamento de um psicoterapeuta e com antidepressivos, que podem ser ministrados por um psiquiatra.

Transtorno de ansiedade de separação

Esse transtorno é caracterizado pelo medo ou ansiedade excessiva em relação à separação por apego, sendo ele com uma pessoa, animais ou até mesmo objetos. É mais comum em crianças, porém existem adultos que também possuem esse transtorno.

Quem sofre com o transtorno de ansiedade por separação tende a ter dificuldade em socializar e limita suas atividades independentes longe de casa ou das figuras de apego. Geralmente não conseguem realizar tarefas básicas como sair sozinhos para ir ao mercado ou até mesmo à escola, em caso de crianças e adolescentes.

Mutismo seletivo

Geralmente afeta crianças, o mutismo seletivo é caracterizado por dificuldade em se comunicar com pessoas desconhecidas. Apesar disso, a criança que sofre com esse transtorno possui muita facilidade em se comunicar com seus familiares.

O diagnóstico desse transtorno pode ser realizado apenas após os 3 anos, afinal, é a partir dessa idade que a criança já consegue se comunicar através da fala e apresenta dificuldade de realizar algumas atividades sociais. 

É importante que esse transtorno seja diagnosticado o mais cedo possível para que o tratamento adequado possa ser realizado, por isso é preciso ficar atento aos sinais da criança e buscar ajuda de um profissional.

Principais sintomas

Agora que compreendemos um pouco melhor do que se trata a crise emocional, é fundamental pontuarmos também seus principais sintomas, para que fiquemos alertas e consigamos identificar e reconhecer os sinais, para buscar ajuda de um profissional.

A crise emocional pode se manifestar de várias formas, principalmente através de sintomas físicos. É até mesmo comum que os níveis de ansiedade se tornem tão altos durante uma crise emocional que isso seja a causa de algumas doenças psicossomáticas.

É importante destacar que, quando essa crise se manifesta de forma física, é porque a pessoa possui uma grande dificuldade de colocar para fora toda a tensão e o que está sentindo.

E por consequência disso, ela acaba utilizando o próprio organismo como uma válvula de escape. Abaixo vamos conhecer alguns sintomas físicos, que são os mais comuns de se manifestarem.

  • Ansiedade constante;
  • Insônia;
  • Confusão mental;
  • Náuseas, refluxo, gastrite, úlceras;
  • Falta de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Taquicardia;
  • Cansaço; 
  • Presença de alergia na pele.

Porém, é preciso destacar que em algumas pessoas os sintomas não se manifestam de forma física, eles podem se destacar através de ataques de raiva, depressão, ansiedade, pânico, fobias, entre muitos outros.

Faça o teste de depressão!

Tratamento para crise emocional 

Em primeiro momento, quando uma crise emocional acontece, é necessário realizar alguns exames, para descartar qualquer problema físico de saúde. Após descartar essa possibilidade, a pessoa precisa buscar a ajuda de um profissional da psicologia e se necessário, também da psiquiatria.

No início, de certa forma, será algo assustador, principalmente quando a pessoa não sabe do que se trata ou nunca conviveu com alguém que possui esse transtorno e é por isso que um psicólogo nesse momento será muito importante, principalmente para te ajudar a reconhecer uma crise e ser capaz de controlá-la. 

Psicoterapia

O psicólogo irá te ajudar não apenas a reconhecer e controlar as crises emocionais, mas também te ajudará em outras questões que precisam de atenção. Além disso, ele irá te ajudar a se conhecer melhor e assim, será possível e se tornará mais fácil identificar os sintomas de uma crise.

E com o tratamento e psicoterapia corretos você estará cada vez mais preparado para lidar com toda a tensão e estresse do dia a dia, isso te ajudará a não entrar em crise com frequência. 

Outro ponto importante em que a terapia irá ajudar é desenvolver a inteligência emocional, que se trata de uma habilidade necessária para poder identificar e reconhecer suas próprias emoções.

Ou seja, busque ajuda de um psicólogo, ele saberá te orientar e é o profissional mais adequado para te ajudar nesse momento. Além disso, a terapia não é importante apenas para quem sofre com a crise emocional ou outros transtornos mais graves, e sim, para nos ajudar em qualquer situação, seja ela qual for.  

Exercícios Físicos 

Com a atividade física liberamos endorfina e serotonina, que contribuem para melhorar nossa capacidade cognitiva, reduzir a ansiedade e o estresse, além de elevar a auto estima, que são pontos de suma importância para nossa saúde mental. 

Portanto, é importante deixar claro que a saúde mental está diretamente ligada aos cuidados físicos e por esse motivo a prática de exercícios é extremamente importante.

Meditação 

A meditação é um aliado importante para manter o autocontrole, principalmente quando se está entrando em crise. Um método muito eficiente é o controle da respiração, afinal, um dos primeiros sintomas de uma crise é sua alteração, o que de certa forma é normal.

Por isso, é importante praticar a concentração na sua respiração mesmo não estando em crise, pois no momento da mesma você já saberá ao menos como agir. 

Uma dica para colocar em prática esse método é todos os dias, ao se deitar para dormir, fechar os olhos, tentar esvaziar sua mente, se desconectar do mundo e se concentrar apenas no som da sua respiração. Durante uma crise, isso será fundamental para que você recupere o controle novamente.

Conclusão

A crise emocional pode fazer parte de transtornos psicológicos que podem afetar gravemente o bem-estar e saúde de quem sofre com ela e das pessoas ao redor. A psicoterapia e o acompanhamento com um médico psiquiatra são partes fundamentais do tratamento.

Buscar ajuda profissional é importante não apenas se você sofre com o transtorno de ansiedade e as crises, mas também se você precisa aprender a melhor forma de lidar com alguém do seu convívio e que passa por isso.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referência

American Psychiatry Association. (2014). Diagnostic and Statistical Manual of Mental disorders – DSM-5. 5th.ed. Washington: American Psychiatric Association