Turnover: guia completo para reduzir a saída de funcionários
O turnover, ou rotatividade de pessoal, é uma métrica essencial para empresas de todos os tamanhos e setores. Ele reflete a taxa na qual os funcionários entram e saem de uma organização durante um determinado período de tempo.
Neste post, iremos explorar com detalhes o que é o turnover, suas causas e consequências, bem como estratégias eficazes para reduzi-lo e cultivar um ambiente de trabalho mais estável e satisfatório para todos.
O que é turnover?
Turnover é um termo que se refere à rotatividade de funcionários em uma empresa ou organização. Essa taxa mensura o número de colaboradores que deixam uma empresa, em um determinado período de tempo, normalmente medido em um ano.
Diferente de outras taxas, quanto mais alto o índice de turnover estiver, mais atenção o time de gestão de pessoas precisará ter. De fato, se, em um ano, muitos funcionários pediram as contas e outros foram substituídos, é sinal de que algo não vai bem.
Portanto, é fundamental que a equipe de RH esteja atenta e busque por meio de outras pesquisas como a eNPS ou até mesmo através de feedbacks, saber a opinião do colaborador em relação a empresa de modo geral.
Quais são os tipos de turnover?
É importante destacarmos que o alto índice de rotatividade dentro de uma empresa, não está ligado diretamente a um único motivo.
O turnover está dividido em 4 tipos: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional e cada um tem um motivo específico para acontecer, como podemos ver logo abaixo:
Desligamento involuntário
O desligamento involuntário, acontece quando o colaborador é demitido da empresa e os motivos que podem levar a isso são:
- Corte de gastos (problemas financeiros por parte da empresa);
- Problemas com a gestão e ou equipe;
- Justa causa;
- Falha na contratação daquele profissional, que acontece por parte do setor de recrutamento e seleção.
Essa ação acaba custando caro para a empresa, por isso é preciso verificar em qual dos processos mencionados acima a demissão está relacionada e, a partir daí, traçar um plano para melhoria, evitando que esse tipo de situação venha a acontecer novamente.
Desligamento voluntário
O desligamento voluntário, ocorre quando o colaborador pede demissão e geralmente os principais motivos que podem levá-lo a isso é:
- Desmotivação;
- Conflitos com a gestão e colegas de trabalho;
- Nova oportunidade de trabalho;
- Falta de um plano de carreira.
Desligamento voluntário funcional
Ocorre quando um funcionário deixa a empresa, mas é substituído por alguém com habilidades e competências semelhantes. Pode ser visto como parte normal da rotatividade de pessoal em algumas organizações. Os motivos que podem levar ao desligamento funcionam são:
- Baixa produtividade e desempenho;
- Erros frequentes;
- Problemas com a gestão
Desligamento voluntário desfuncional
É um tipo de turnover prejudicial para a organização, caracterizado pela perda de funcionários talentosos e experientes, que são difíceis de substituir. Isso pode ser causado por:
- Problemas de gestão;
- Ambiente de trabalho tóxico;
- Falta de oportunidades de desenvolvimento.
Quais são as causas do turnover?
Existem diversas situações que podem fazer com que o índice de turnover aumente, como iremos ver a seguir. Vale destacar que se a empresa conta com um time de gestão preparado e qualificado, essas causas são identificadas facilmente.
Inadequação com a cultura da empresa
Quando os funcionários não se identificam com os valores, práticas e normas culturais da organização, isso pode levar à insatisfação e, eventualmente, à saída da empresa. A cultura empresarial desempenha um papel fundamental na forma como os funcionários têm bem-estar no trabalho e são comprometidos com a empresa.
Se houver uma falta de alinhamento entre as expectativas dos funcionários e a cultura da empresa, é provável que haja uma alta taxa de turnover. Isso pode ser causado por uma variedade de razões, incluindo discordâncias sobre a ética de trabalho, falta de inclusão e diversidade ou conflitos com as políticas organizacionais.
Para evitar esse tipo de situação é muito importante o RH estar preparado para realizar as contratações, sabendo filtrar os candidatos na etapa de recrutamento e seleção e durante todo o processo.
Baixos salários ou incompatíveis com o mercado
Quando os salários oferecidos são baixos ou não estão alinhados com o mercado, é comum que isso contribua para um aumento no índice de turnover. Os funcionários podem sentir que não estão sendo valorizados financeiramente e buscar oportunidades melhores em outras empresas.
Para reduzir o índice de turnover relacionado a salários baixos ou incompatíveis com o mercado, as empresas podem considerar revisões salariais regulares para garantir que estejam oferecendo uma remuneração justa e competitiva.
Desgaste emocional e desmotivação
O desgaste emocional costuma ocorrer quando o funcionário passa por situações como: cobrança excessiva, pouca autonomia, falta de abertura em conversar com gestores, desentendimentos com colegas de trabalho, falta de organização em tarefas delegadas e, até mesmo coisas mínimas como material de trabalho de pouca qualidade, entre outros.
Esse acúmulo de situações com o tempo, acabam deixando o profissional completamente desmotivado e apenas o fato de ter que encarar mais um dia de trabalho, acaba se tornando um sacrifício.
Empresas sem expectativas de crescimento
Fazer parte de uma organização onde é possível crescer e alcançar objetivos de carreira e também pessoais, é desejo da grande maioria dos profissionais. Por isso, esses profissionais buscam por empresas que lhes ofereçam esse tipo de “segurança”.
É importante criar um plano de carreira e levar em consideração a humanidade do colaborador. Além disso, fazer processos internos em vez de abrir vagas, às vezes, essa é a chance que alguém estava esperando para continuar a dar o melhor de si.
Carga de trabalho excessiva
Quando os funcionários se sentem sobrecarregados com uma carga de trabalho muito alta, podem experimentar estresse, esgotamento e falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ou seja, desencadeando burnout.
Além das questões emocionais para o colaborador, essa sobrecarga pode ainda levar a causas jurídicas para a empresa, como por exemplo:
- Segurança e saúde ocupacional: se a empresa não adotar medidas adequadas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável pode enfrentar processos legais relacionados a acidentes de trabalho;
- Contratos de trabalho e acordos coletivos: se a empresa não cumprir os termos estabelecidos nos contratos de trabalho individuais ou nos acordos coletivos com os sindicatos, isso pode levar a disputas legais e ações judiciais;
- Legislação trabalhista: em muitas jurisdições, existem leis que regem o tempo de trabalho máximo permitido, as horas extras e os intervalos obrigatórios entre os turnos de trabalho. Se a carga de trabalho da empresa exceder esses limites e não for devidamente compensada, isso pode resultar em violações das leis trabalhistas;
- Leis antidiscriminatórias: se a alta taxa de turnover estiver relacionada a práticas discriminatórias, como demissões injustas ou assédio no ambiente de trabalho, a empresa pode enfrentar processos por discriminação ou assédio.
Clima organizacional aversivo
Quando falamos em clima organizacional aversivo, estamos nos referindo a um ambiente de trabalho percebido pelos funcionários como negativo, hostil, desmotivador e/ou tóxico.
Isso pode ser resultado de vários fatores, como liderança ineficaz, comunicação deficiente, falta de reconhecimento, conflitos interpessoais não resolvidos, injustiças percebidas, entre outros aspectos. Isso pode influenciar a rotatividade de funcionários da seguinte maneira:
- Aumento do estresse e do esgotamento;
- Baixo engajamento e produtividade;
- Insatisfação dos funcionários.
Falta de feedbacks
O feedback é fundamental para todo profissional e também para a empresa. A falta dele, pode levar o colaborador a sentir desmotivação, além de atrapalhar a boa comunicação entre líderes e liderados.
É claro que, da mesma forma que o profissional ouve de seus gestores um feedback tanto positivo como negativo, a empresa precisa dar espaço para que seus colaboradores exponham seus pontos de vista.
Como fazer o cálculo de turnover?
Para realizar o cálculo de turnover primeiro é preciso definir o período de tempo para o cálculo. Por exemplo, você pode calcular o turnover mensal, trimestral ou anual.
Em seguida, faça um levantamento de todos os funcionários admitidos pela empresa, de todos que foram demitidos e dos atuais; some os demitidos, admitidos e divida por dois; então, divida o número total de funcionários e multiplique por 100.
A fórmula final fica da seguinte forma:
Turnover = (Número de Funcionários que Deixaram a Empresa / Número Total de Funcionários no Início do Período) x 100
Vejamos na prática:
Se a empresa tinha 200 funcionários no início do ano e 30 deixaram a empresa durante o ano, o cálculo do turnover seria:
Turnover = (30 / 200) x 100 = 15%
Porque é importante mensurar o turnover?
Mensurar o turnover pode parecer apenas uma tarefa administrativa, mas na realidade é uma ferramenta valiosa para entender e melhorar a saúde geral da sua empresa.
Além de contribuir na retenção de talentos, que é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa, ajuda a identificar tendências e padrões. Por exemplo, pode-se observar se o turnover está aumentando ou diminuindo em determinados departamentos, cargos ou períodos do ano.
Mensurar o turnover também permite uma previsão de custos, já que rotatividade de funcionários pode custar caro para as empresas, especialmente quando se considera o tempo e os recursos necessários para recrutar, treinar e integrar novos funcionários.
Um aumento no turnover pode sugerir também problemas subjacentes, como falta de reconhecimento, comunicação deficiente, ambiente de trabalho negativo ou falta de oportunidades de crescimento.
Essa alta ou baixa taxa de turnover pode ter diferentes significados dependendo do contexto da empresa e de outros fatores externos. Por exemplo, a taxa elevada pode ser por instabilidade organizacional, insatisfação dos colaboradores e também problemas na retenção de talentos.
Quais indicadores estão associados ao turnover?
Vários indicadores estão associados ao turnover e podem ser úteis para entender suas causas e impactos. Aqui estão alguns dos principais:
- Avaliações de desempenho: a performance dos funcionários pode estar relacionada ao turnover. Funcionários que não recebem feedback adequado, não têm oportunidades de desenvolvimento ou não se adequam aos requisitos do cargo podem ser mais propensos a deixar a empresa;
- Clima organizacional: o clima organizacional, incluindo fatores como cultura corporativa, relações interpessoais, comunicação e suporte da liderança, pode influenciar significativamente o turnover;
- Taxa de turnover: é um indicador primário que mede a proporção de funcionários que deixam a empresa em um determinado período de tempo;
- Motivos de saída: a análise dos motivos pelos quais os funcionários estão deixando a empresa pode fornecer insights valiosos sobre os problemas subjacentes que contribuem para o turnover;
- Taxa de absenteísmo: altos níveis de absenteísmo podem estar correlacionados com o turnover, pois podem indicar insatisfação ou falta de comprometimento dos funcionários com a empresa;
- Tempo médio de permanência: este indicador mostra a média de tempo que os funcionários permanecem na empresa antes de sair. Um tempo médio de permanência curto indica uma alta rotatividade de funcionários;
- Satisfação no trabalho: a satisfação dos funcionários com seu trabalho, ambiente de trabalho, remuneração e benefícios também está fortemente associada ao turnover. Funcionários insatisfeitos são mais propensos a buscar oportunidades em outras empresas.
Quais os impactos do turnover nas empresas?
O turnover para as empresas é um indicador muito relevante, já que através de seus resultados é possível analisar pontos de atenção e, com isso, colocar em prática um plano de ações com melhorias para os colaboradores.
Vamos entender os principais impactos do turnover nas empresas:
Gastos excessivos com recrutamento e seleção
Embora pareça simples, substituir um colaborador na empresa envolve muita burocracia. É preciso buscar meios para divulgar a vaga disponível.
Depois da divulgação da vaga, é preciso deslocar a equipe de recrutamento e seleção para realizar todo o processo de triagem e entrevistas para que, por fim, realize a contratação, demandando custos e tempo.
Impacto na produtividade da equipe
Quando um funcionário deixa a empresa pode levar algum tempo até que um novo funcionário seja contratado e esteja totalmente integrado à equipe e às responsabilidades do cargo.
Durante esse período de transição, a produtividade da equipe pode diminuir, afetando os resultados da empresa.
Gestão ineficaz
Uma gestão ineficaz pode ser desencadeada por má comunicação, falha na identificação de problemas, falta de engajamento e baixa moral da equipe, padrão de trabalho insustentável e principalmente falta de reconhecimento e desenvolvimento dos colaboradores.
Insegurança dos colaboradores
Um índice de turnover muito elevado pode causar insegurança e gerar preocupações de estabilidade, desconfiança sobre a liderança, impacto na produtividade e na lealdade e engajamento e efeitos na saúde mental.
Travas nos processos internos e externos
Para aliviar os impactos negativos do turnover, as empresas devem investir em processos internos mais eficazes.
Além disso, é importante monitorar e responder às condições externas do mercado de trabalho para garantir que a empresa possa competir efetivamente na aquisição e retenção de talentos.
Como travas no processos internos podemos citar:
- Cultura organizacional negativa;
- Processos de recrutamento e seleção ineficientes;
- Treinamento inadequado;
Já os processos externos, podemos destacar:
- Condições econômicas;
- Concorrência no mercado de trabalho;
- Reputação da empresa;
- Relacionamento com fornecedores e patrocinadores;
9 dicas para reduzir o turnover
Elaborar estratégias para diminuir a rotatividade de funcionários nas empresas é muito importante para promover seu crescimento e garantir sua estabilidade financeira. Embora possa parecer um desafio para os gestores, essa missão oferece diversos benefícios.
Para ajudar nesse processo, apresentamos abaixo algumas dicas:
1) Tenha uma cultura de feedback
Tornar o feedback parte da cultura da empresa é extremamente importante, pois, através dele é possível que não somente os gestores, mas também os funcionários apontem suas opiniões com relação aos processos e gestão, sejam elas positivas ou negativas.
Uma boa forma de promover esse momento é agendar reuniões semanais, quinzenais ou mensais entre os líderes e suas equipes. Nessas reuniões, todos terão a chance de ouvir e compartilhar suas opiniões.
2) Crie um plano de carreira
Oferecer um plano de carreira aos colaboradores faz com que eles tenham mais perspectivas do futuro dentro da empresa. Além disso, é uma excelente forma de mantê-los motivados e empenhados para desenvolver suas tarefas.
Porém, vale ressaltar que não basta apenas apresentar um plano de carreira no papel, ele precisa ser colocado em prática.
3) Faça treinamentos
Oferecer treinamento não apenas aos colaboradores que estão começando, mas também aos que já estão atuando na empresa a algum tempo é uma forma de investimento.
Por exemplo, se a equipe de vendas está enfrentando dificuldades em fechar negócios, uma solução seria fornecer treinamento em estratégias de vendas e desenvolvimento de negócios.
Essa abordagem é ótima para aprimorar habilidades estratégicas de vendas, como análise de mercado, identificação de oportunidades de negócios, elaboração de planos de vendas e estratégias de crescimento.
4) Melhore o clima organizacional
Promover um ambiente de trabalho positivo é uma maneira eficaz de reduzir a rotatividade, já que funcionários que se sentem apreciados, motivados e felizes tendem a permanecer na empresa por mais tempo.
Uma ótima abordagem para apoiar essa iniciativa é reconhecer e valorizar consistentemente o trabalho dos colaboradores. Isso pode incluir elogios públicos, recompensas financeiras ou não financeiras, como reconhecimento por e-mail, programas de incentivo ou oportunidades de avanço na carreira.
5) Faça pesquisas salariais
Os salários oferecidos precisam estar de acordo com a média salarial do mercado para que suas vagas não deixem de ser competitivas.
É fundamental conversar com os funcionários ou realizar pesquisas para saber o quanto eles gostariam de receber ou o quanto eles acreditam ser um salário justo para o cargo que ele ocupa.
Além de ajustar os salários, a empresa também pode considerar a oferta de benefícios adicionais, como bônus, plano de saúde, previdência privada, licença remunerada e programas de saúde emocional.
6) Invista na saúde emocional do trabalhador
Oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável e mostrar preocupação com sua saúde emocional, é fundamental. Por isso, deixe a disposição um profissional da psicologia para que eles possam procurar quando sentirem necessidade.
Outra alternativa também é disponibilizar a ele acesso à plataformas de saúde mental como o Zenklub, que conta com excelentes profissionais preparados para cuidar da saúde emocional dos colaboradores.
7) Ofereça benefícios corporativos
Os benefícios corporativos são uma ótima estratégia para retenção de funcionários. Porém, não estamos falando de benefícios de direito como o vale transporte e férias. Mas sim, de benefícios essenciais para levar bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
- Acesso a cursos profissionalizantes ou de complemento;
- Vale-cultura;
- Flexibilidade nos horários;
- Saúde emocional.
8) Melhore os processos de recrutamento e seleção
Contar com uma equipe de recrutamento e seleção bem preparada ajuda a reduzir o índice de turnover. Entender e avaliar o perfil de profissional mais adequado para ocupar um cargo dentro da empresa, faz com que até mesmo possíveis conflitos futuros não venham acontecer.
9) Avalie a satisfação no trabalho
A grande maioria dos pedidos de demissão são porque o profissional está descontente com algumas situações que ocorrem na empresa e muitas vezes saem sem deixar claro o motivo.
Por isso, é fundamental que a empresa investigue como está a satisfação de seus colaboradores. Para isso, ela pode utilizar o eNPS (Employee Net Promoter Score) que nada mais é que uma ferramenta que foi projetada para auxiliar as empresas a medir a satisfação e lealdade de seus funcionários.
O Zenklub também possui ferramentas que possibilitam às empresas entenderem mais seus colaboradores e calcularem seu IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo).
Com esse teste realizado por seus colaboradores é possível avaliar o nível de bem-estar dentro da empresa de forma segura e confidencial, mas dando visibilidade para a empresa dos pontos a serem trabalhados.
Como o Zenklub pode ajudar sua empresa a diminuir o turnover?
Ao implementar programas de cuidado com a saúde mental, oferecer suporte emocional e promover o bem-estar dos colaboradores, o Zenklub pode ser uma ferramenta eficaz para reduzir o turnover na empresa e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais o Zenklub pode contribuir para a diminuição do turnover:
- Apoio emocional: Oferecer acesso a terapeutas e profissionais de saúde mental pode ajudar os colaboradores a lidar com questões pessoais e profissionais que impactam seu bem-estar, reduzindo o estresse e a ansiedade que podem levar ao turnover.
- Desenvolvimento pessoal: O Zenklub oferece programas de jornadas e conteúdos educativos que promovem o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e a resiliência emocional dos colaboradores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e satisfatório.
- Engajamento e motivação: Colaboradores que se sentem apoiados em sua saúde mental tendem a ser mais engajados, motivados e produtivos. O Zenklub pode ajudar a fortalecer o engajamento dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho positivo e acolhedor.
- Cultura organizacional: Ao investir no cuidado com a saúde mental dos colaboradores, a empresa demonstra preocupação com o bem-estar da equipe, fortalecendo a cultura organizacional e a relação de confiança entre empresa e colaboradores.