Saiba a importância do trabalho em equipe para sua empresa
Saber trabalhar em equipe é uma das qualidades e habilidade mais importante que um profissional precisa ter hoje em dia, e também é levada em consideração pelos recrutadores no momento de realizar a seleção de novos talentos para compor o quadro de bons profissionais que atuam na empresa.
A bagagem profissional que cada um carrega consigo é levada em consideração no momento da contratação, mas é de suma importância que esse colaborador saiba dividi-las e colocar em prática para agregar o desenvolvimento do grupo.
O profissional que sabe lidar e trabalhar em equipe tem mais facilidade na resolução de problemas e traz melhores resultados não só para si e para sua equipe, mas também para a empresa. Abaixo vamos entender melhor o que é o trabalho em equipe e sua importância tanto para a empresa como para o funcionário.
O que é o trabalho em equipe?
É como o próprio termo já diz: trabalho em equipe nada mais é do que a junção de várias pessoas que unem seus esforços e conhecimento em prol da resolução de uma questão em comum.
Ou seja, quando duas ou mais pessoas se unem e trabalham juntas para realizar qualquer tipo de tarefa, até mesmo na resolução de problemas, é denominado como trabalho em equipe.
Como esse processo é realizado através da junção de várias pessoas, esse tipo de situação possibilita uma troca de experiências e conhecimento entre todos os envolvidos, além de contribuir para o desenvolvimento de cada um.
Além dessa facilidade em resolver problemas, o trabalho em equipe dentro de empresas é uma parte fundamental para o bom funcionamento das dinâmicas e contribui também para seu crescimento.
Trabalhar em equipe ajuda a acelerar os processos e possibilita um rendimento melhor. Porém, precisamos destacar que nem todo profissional sabe trabalhar em equipe e isso hoje em dia é um fator muito importante na hora de se destacar no mercado de trabalho.
Qual o objetivo do trabalho em equipe?
O principal objetivo do trabalho em equipe é fazer com que todos consigam atingir o máximo de sua produtividade. Além disso, é uma forma de trabalhar a relação entre os colaboradores, em prol de um clima organizacional mais agradável para todos.
Porém, para que tudo ocorra da melhor forma, é preciso que todos os envolvidos estejam se esforçando e trabalhando na mesma sintonia para trazer bons resultados. Para isso, além da boa interação, é preciso que todos estejam unidos e compartilhem seus conhecimentos e habilidades uns com os outros.
Qual a importância do trabalho em equipe para empresa?
A união dos colaboradores traz bons benefícios para a empresa e o principal deles é o aumento da produtividade. Deste modo, quanto mais a empresa produz, mais retorno positivo ela terá.
Isso se dá porque as tarefas que precisam ser executadas podem ser distribuídas para todos os integrantes e, com isso, o tempo que uma única pessoa levaria para realizar apenas uma parte pode ser utilizado para finalizar e executar por inteiro quando dividido para todos.
Quando o time possui uma boa sintonia isso contribui para que o clima organizacional seja bom e de certa forma influencia os demais profissionais que estão a sua volta, fazendo com que eles também busquem melhorar suas relações com os membros de suas equipes e com os demais colegas da empresa.
Isso possui um impacto significativo para a empresa, principalmente nos resultados finais, onde o retorno positivo acaba se tornando muito maior e diminui os erros.
Outro foco importante é que times que trabalham bem em equipe têm a tendência de possuir um engajamento melhor, diminuindo o turnover, índices de rotatividade e absenteísmo.
Qual a importância do trabalho em equipe para os funcionários?
Conforme já mencionamos mais acima, esse processo é importante, pois, além de ser uma forma de contribuir para manter um bom relacionamento entre os colaboradores, é também uma forma de trocarem conhecimentos e experiências uns com os outros.
Outro fator que vale destacar é a otimização no tempo para a execução das tarefas e a parceria que é criada entre os membros da equipe, onde um ajuda o outro ou os profissionais se sentem à vontade para pedir ajuda quando necessário.
Vale lembrar que mesmo que as tarefas sejam distribuídas entre os membros da equipe, é muito importante que haja o incentivo por parte da empresa e também dos líderes para que os profissionais busquem conversar com seus colegas e essa troca de opinião e experiência aconteça.
Além disso, ao compartilhar tarefas com os demais, os colaboradores têm a oportunidade de aprender novas tarefas e desenvolver a criatividade na resolução de problemas.
Como o trabalho em equipe interfere na cultura organizacional?
Pode-se dizer que o trabalho em equipe e a cultura organizacional andam juntos, isso porque um dos principais focos desse processo é contribuir para a boa convivência entre os colaboradores da empresa, para que problemas de relacionamento não venham a ser uma questão e interfiram nos resultados.
Essa forma de trabalho em conjunto só tende a enriquecer e fortalecer a cultura organizacional, isso se dá devido a troca de conhecimento entre os membros da mesma equipe, dividindo experiências, conhecimento, visão e forma de pensar diferente uns dos outros.
Essa troca de diferentes experiências e visões tende a proporcionar resultados positivos tanto para o clima organizacional, como para o fortalecimento da cultura e em diversos outros pontos da empresa.
Como incentivar o trabalho em equipe?
Por mais que pareça simples e fácil, promover o trabalho em equipe exige muita atenção e desempenho tanto por parte dos colaboradores como por parte dos líderes. Para ajudar nesse processo, abaixo separamos alguns tópicos que irão indicar a melhor forma de colocar em prática o trabalho em equipe.
Incentive o diálogo
Para começar vamos falar sobre o diálogo, incentivar essa troca entre os colaboradores é muito importante, afinal dessa forma é possível criar laços entre todos. Além disso, o diálogo contribui para evitar desentendimentos entre os colaboradores.
Outra forma que também é importante colocar em prática e está ligada ao diálogo é a cultura do feedback. Abrir espaço nas reuniões para que os colaboradores exponham suas opiniões e que todos possam debater, também é uma forma de manter todos alinhados e certificar que estão em busca do mesmo objetivo.
O feedback também pode acontecer de forma individual, entre líder e liderado. Essas são formas de minimizar ou até mesmo eliminar possíveis problemas, tornando a equipe cada vez mais independente e unida.
Incentive a organização
Para uns pode até parecer besteira, mas incentivar a organização na equipe faz toda a diferença, principalmente nos resultados tanto de forma individual de cada colaborador, como da equipe de modo geral.
A organização, o planejamento das tarefas, entender quanto tempo cada colaborador leva para entregar sua parte e desenvolver a assertividade na execução são formas de manter a equipe organizada e, dessa forma também, é possível prever possíveis problemas que possam acontecer e ter tempo hábil para resolvê-los.
Celebre todas as conquistas
Sabemos que diversos fatores levam muitos colaboradores a optarem por se desligarem de uma empresa, mas os principais são a desvalorização e a desmotivação, e isso não é bom para a imagem e credibilidade da empresa.
Por esses e outros motivos, é muito importante que os líderes e a empresa saibam reconhecer tanto o trabalho da equipe de modo geral, como o desempenho realizado pelo colaborador de forma individual.
Claro que oferecer alguns incentivos como um cartão presente ou também um day off, são formas consideráveis que todo colaborador gostaria de receber. Mas, apenas o fato de reconhecer através de um feedback já é importante inclusive para manter o colaborador focado e incentivá-lo a buscar o melhor cada vez mais.
Como aperfeiçoar o trabalho em equipe?
Nem sempre manter o trabalho em equipe de forma otimizada e harmoniosa é uma missão simples. Obstáculos podem surgir gerando problemas e prejudicando o desenvolvimento da equipe e o relacionamento entre os membros.
O fato é que, na grande maioria das vezes, esses problemas que acabam surgindo são devido a falta de comunicação e diálogo entre todos. Para evitar esse tipo de situação, abaixo separamos algumas dicas para melhorar o trabalho em equipe.
Faça uma comunicação clara e transparente
A comunicação é uma peça extremamente importante nesse processo, independente do momento em que a equipe se encontra em relação ao desenvolvimento do trabalho.
Por isso, promover o diálogo entre todos, ser transparente e objetivo na forma de falar é fundamental, seja esse diálogo entre os membros da equipe ou principalmente do líder com seus liderados.
É através da comunicação que os colaboradores poderão expor suas opiniões e debater possíveis mudanças e melhorias, alinhar todos os processos, resolver problemas, mostrando que a comunicação é primordial.
Conheça todos os membros da sua equipe
É fundamental que os membros da equipe se conheçam, tanto dentro da empresa, nas questões de trabalho, como fora também da empresa, em momento de descontração para criar laços e melhorar os relacionamentos.
Mas é claro, não estamos falando que os colaboradores precisam saber da vida particular uns dos outros, mas sim criar um vínculo fora da empresa também, nem que seja no momento do almoço ou em dinâmicas divertidas.
Essa é uma forma de cultivar o bom relacionamento entre todos e torná-los cada vez mais parceiros. Atitudes assim melhoram muito o clima organizacional. Porém, é fundamental que todos entendam os limites e mantenham o respeito entre si.
Respeite todas as diferenças
Cada pessoa é de um jeito diferente, possui sua forma de pensar, manias, histórias e personalidades e é fundamental manter o respeito total diante das diferenças.
O papel da empresa para isso é fundamental, é preciso oferecer políticas e culturas plurais, garantindo que seus colaboradores se sintam acolhidos e respeitados por todos. Além disso, deve os funcionários precisam se sentir à vontade para expressar suas diferenças e singularidades para que o trabalho em equipe de fato funcione.
Tenha uma liderança treinada e preparada para os desafios
Poder contar com uma liderança preparada para lidar com os problemas que possam surgir ou para as dificuldades em manter um bom trabalho em equipe é fundamental. Um bom líder é capaz de inspirar e orientar seus liderados, incentivando o bom relacionamento e engajamento de todos.
Outro ponto que deve ser levado em consideração como habilidade de um líder é que ele precisa saber escolher os profissionais para compor seu time. Identificar as habilidades de cada um e entender onde ele será importante e irá agregar para o trabalho em equipe.
Quando esse profissional não é preparado o suficiente, o trabalho em equipe não funcionará e problemas que de certa forma são simples, podem prejudicar de tal forma que se tornará inviável tanto para os colaboradores como para a empresa.
Conclusão
Investir no desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental se as empresas querem colocar o bem-estar, a comunicação, os resultados e satisfação do colaborador em foco, gerando mais motivação, fortalecendo a imagem da empresa e garantindo o reconhecimento dos colaboradores.
Para isso, o ideal é ter dados e informações suficientes sobre as preferências, dinâmicas individuais e características dos colaboradores, seus diferentes perfis e quais são os pontos fortes e fracos de cada um que compõe o time.
O Zenklub possui ferramentas que possibilitam às empresas entenderem mais seus colaboradores e calcularem seu IBC (Índice de Bem-Estar Corporativo). Dessa forma, é possível avaliar o nível de bem-estar de cada colaborador, especialmente diante de seus relacionamentos com colegas e líderes.
Utilizar dados comportamentais e mapear o bem-estar dos funcionários garante que a empresa possa ter insights mais personalizados, definido dinâmicas, cursos, palestras e atividades que trabalhem mais diretamente o desenvolvimento do trabalho em equipe dentro da sua empresa.
O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.