A resistência emocional nos dias de hoje é um fator muito importante e fundamental que qualquer pessoa e principalmente os profissionais que atuam no mercado de trabalho precisam desenvolver.
A falta dessa resistência acaba nos limitando a realizar e desenvolver desde coisas grandes e importantes em nossas vidas, até mesmo coisas simples que não requerem muito desgaste de nossa parte.
Embora seja um processo demorado, delicado e de muita aprendizagem, desenvolver a resistência emocional é muito importante e contar com a ajuda de um profissional da psicologia torna o processo mais fácil.
Para entender melhor o que é essa resistência, sua importância e como desenvolvê-la, abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar nesse processo.
O que é resistência emocional?
De forma clara e objetiva, a resistência emocional é a capacidade de enfrentar diversas situações sem perder o foco, buscando novas alternativas, sem deixar que as dificuldades façam com que a pessoa desista.
Quando estamos em busca de mudar nossos hábitos é claro que precisamos dar um passo de cada vez, afinal mudanças repentinas nem sempre são muito bem vindas. Porém, em algumas situações, hábitos antigos insistem em permanecer ou aparecer em determinadas situações.
Mudanças nos tiram da zona de conforto e por isso, precisamos insistir e traçar estratégias para que esse novos hábitos se tornem presentes e não deixe espaço para que os antigos hábitos voltem, e é aí que entra a resistência emocional.
O processo de resistência começa por se conhecer e se reconhecer e, a partir daí, entender onde estão seus pontos fortes e principalmente os fracos, para encontrar o caminho para realizar as mudanças.
Quais fatores influenciam a resistência emocional?
Como já mencionamos, a resistência emocional é algo que precisa ser trabalhado aos poucos e não conseguimos adquirir da noite para o dia, afinal exige muito do emocional da pessoa e por isso é muito fácil que esse processo seja acompanhado por um psicólogo.
O fato é que nossas emoções têm seus altos e baixos e manter o controle durante uma crise emocional nem sempre é uma tarefa fácil para muitos. Se pararmos para pensar, passamos por diversas emoções durante um curto período de tempo e essas são as principais influenciadoras da resistência emocional.
Claro que fatores físicos possuem sua parcela de influência, mas as questões emocionais são as principais influenciadoras. Quando falamos de fatores físicos, estamos falando de nossa saúde, quando não estamos bem em algum ponto, por mais simples que seja iisso acaba influenciando de forma negativa.
Porém, quando estamos bem e recebemos boas notícias, isso também desperta emoções que influenciam e o emocional é o primeiro a ser afetado. Por esses e por outros motivos podemos dizer que o emocional é o principal influenciador da resistência emocional.
O papel do autoconhecimento na melhoria da resistência emocional
Para que possamos entender melhor o papel do autoconhecimento na melhoria da resistência emocional, é preciso primeiro entender o que é o autoconhecimento e sua importância.
De forma objetiva, o autoconhecimento como o próprio nome já diz é o conhecimento que a pessoa possui sobre si. Ele busca identificar suas características mais marcantes, pontos fortes e fracos, gostos, padrões de comportamento, reações, o que desencadeia determinados sentimentos.
Sendo assim, o autoconhecimento é importante em vários campos da vida do indivíduo, por exemplo no momento de decidir qual profissão irá seguir, contribui para que a pessoa tenha mais facilidade em traçar seus objetivos, entre outros, mas, principalmente melhora a autoestima e permite o controle de suas emoções.
Com isso, podemos entender que como a resistência emocional possui total relação com as emoções, ter um autoconhecimento bem desenvolvido permite com que você saiba lidar com suas emoções em diversas situações e isso acaba te tornando mais resistente emocionalmente.
Características de uma boa resistência emocional
Durante toda nossa vida vamos conhecendo e reconhecendo sentimentos e o que despertam muito deles em nós. É claro que a grande maioria das pessoas não sabem identificar muitas situações que despertam determinadas emoções e, principalmente, não sabem lidar com elas.
O indivíduo que não tem uma boa resistência emocional deixa com que essas emoções tomem conta da situação e muitos não conseguem retomar o controle. Por isso, reforçamos que a ajuda de um profissional da psicologia é muito importante para trabalhar essas e outras questões que possam existir.
Mas, afinal, você sabe identificar se possui uma boa resistência emocional? Para isso, abaixo separamos algumas características que uma pessoa que possui resistência emocional apresenta.
Atenção às emoções
Prestar atenção em suas emoções é uma característica muito importante. Saber identificar o que está sentindo e principalmente o porque aquele sentimento foi despertado, e diante disso, saber lidar com esse sentimento e não deixá-lo tomar conta de você.
Perseverança
Ter resistência emocional não é uma tarefa muito fácil, por isso é muito importante não desistir, insistir e persistir para que essa resistência se fortaleça e principalmente, não deixar que as emoções tomem conta e te impeça de seguir em frente.
Otimismo
Ter uma visão realista de tudo é muito importante, afinal, não vivemos em um conto de fadas onde tudo é perfeito. É preciso ter visão da realidade para sobreviver às diversas situações difíceis e, mesmo diante de tudo, conseguir alcançar seus objetivos, enxergar o lado positivo e tirar uma lição de tudo.
Ou seja, veja o mundo com clareza e de fato como ele é, mas, acima de tudo, acredite nas suas habilidades e capacidade de lidar com as coisas.
Flexibilidade
A flexibilidade é saber ajustar seus pensamentos, comportamentos e principalmente emoções a diversos tipos de situações. Quando falamos de resistência emocional, a flexibilidade é fundamental.
Laços fortes
Amigos e familiares são muito importantes nesse processo, principalmente quando as coisas estão mais difíceis. Precisamos saber que temos em quem nos apoiar e que teremos uma rede de apoio que não nos deixe desistir na primeira dificuldade.
Boa autoestima
É fato que, ter uma boa auto estima nos deixa mais confiante para encarar qualquer situação que vier pela frente. Por isso, pratique exercício físico e cuide da sua saúde tanto física como mental.
Como desenvolver a resistência emocional?
Acima pudemos ver algumas características de quem possui uma boa resistência emocional, mas, para desenvolvê-las é preciso muita força de vontade e persistência.
A questão é que muitos não sabem por onde começar esse processo e para isso separamos alguns pontos importantes que irão ajudar no desenvolvimento da resistência emocional.
Faça terapia
A terapia é o principal aliado nessa jornada, cuidar da sua saúde mental e trabalhar questões que impedem seu desenvolvimento emocional é muito importante. Por isso, busque a ajuda de um profissional da psicologia, esse é o primeiro passo para que consiga desenvolver resistência emocional.
Busque apoio social
É fato que nosso cérebro precisa de apoio social, afinal, a conexão com outras pessoas nos dá a sensação de força e saber que temos apoio permite reduzir o estresse.
Por isso, tenha alguém com quem você possa compartilhar seus sentimentos e pensamentos, sem que te aponte o que você deve fazer, afinal tem momentos que precisamos de alguém apenas para nos ouvir.
Fuja da perfeição
O ser humano é falho e você precisa ter isso em mente, nem sempre você irá acertar em suas ações e está tudo bem por isso, ninguém é perfeito. Buscar a perfeição a todo momento nos gera muito estresse e uma ansiedade exagerada.
O importante é não desistir, não se desgaste tentando ser “perfeito”, dê o seu melhor sempre e tenha em mente que você chegou até onde você foi capaz.
Pratique o autocuidado
Olhe para si com carinho e gentileza, tire um tempo para cuidar de si, do bem estar físico, mental e principalmente emocional, e o mais importante, respeite a si mesmo, seu momento e suas limitações.
Analise suas emoções e identifique gatilhos
Analisar suas próprias emoções e identificar seus gatilhos não é uma tarefa tão simples assim, por isso é importante ter o apoio de um profissional da psicologia. Ele saberá como conduzir e te ajudar nesse momento.
Mas, entender o que você está sentido e o mais importante, saber o que desencadeou aquele sentimento, faz parte do processo para desenvolver a resistência emocional.
Não corra dos desafios
É natural buscarmos o caminho mais fácil e que nos desgaste menos, mas nem sempre essa alternativa é a melhor escolha. É importante enfrentarmos os desafios para observar como lidamos com cada um deles.
Conclusão
A resistência emocional nos ajuda a passar por diversas situações, sejam elas no aspecto pessoal ou profissional, da melhor forma possível, com mais segurança, autocuidado e controle.
Mas, essa missão nem sempre é simples. A terapia é um passo importante para quem busca por resistência emocional e autoconhecimento. Desenvolver essa e outras soft skills podem ser uma ferramenta poderosa e grande aliada da saúde mental e emocional.
Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.
Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.
Referências
TAMAYO, Álvaro. Exaustão emocional no trabalho. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, v. 37, n. 2, 2002.