Onboarding: Qual a real importância? Saiba tudo sobre
O onboarding é um processo de integração importante para a empresa. Com ele, é possível transformar os novos funcionários em talentos que podem ajudar a crescer os negócios da companhia.
Palavra do inglês, é comum que as pessoas se perguntem o que significa onboarding. Na tradução para o português, a palavra significa precisamente “embarcar”, ou seja: mergulhar no contexto de uma organização.
Ao realizar a prática, é dado o primeiro passo para garantir a retenção de talentos e aumentar a produtividade dos colaboradores da empresa.
O que é onboarding?
Onboarding é um processo cujo objetivo é agilizar a adaptação do novo funcionário e o tornar familiarizado à cultura da empresa e métodos de trabalho.
Ele é planejado pelo RH para proporcionar a melhor recepção ao novo colaborador, incentivando a sua integração e o deixando à vontade e motivado desde o primeiro dia. Assim, há mais chances dele permanecer engajado com a empresa.
Papel do RH no onboarding
O RH é fundamental no processo de onboarding, já que o processo começa antes do primeiro dia de um novo funcionário. Ou seja, a integração precisa iniciar já durante a seleção, recrutamento e contratação.
Além disso, o ideal é que o máximo de informação sobre o ambiente de trabalho e a cultura esteja na seção de “Trabalhe conosco” do site no anúncio do cargo.
Assim, quando o RH agendar uma entrevista, o candidato já saberá melhor sobre a organização, estando engajado com os objetivos e a cultura da empresa.
Qual a importância do onboarding?
Após a admissão, o processo de apresentar a rotina e fazer com que o novo talento se sinta integrado à empresa é essencial, já que isso contribui para um bom clima organizacional.
O onboarding oferece diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Veja abaixo os principais pontos.
Retenção de talentos
Com o processo de onboarding, é possível garantir a retenção de talentos, engajamento e produtividade logo no primeiro mês. Segundo dados de uma pesquisa da Glassdoor de 2020, um bom desenvolvimento pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.
Envolvimento do time de colaboradores
Quando a empresa se decide pela integração dos novos profissionais, fica mais fácil estimular o engajamento e mantê-los por muito tempo na companhia. Logo, há o envolvimento de todo o time de colaboradores, que segue incentivado com a rotina de trabalho.
Alinhamento de ideais
O onboarding traz a possibilidade dos colaboradores se reunirem com a liderança com mais facilidade, a fim de receberem instruções diretas sobre como agir para evitar erros e realizarem as tarefas com mais facilidade.
Baixa rotatividade
Quando o colaborador se sente disposto e parte de uma organização, o vínculo fica mais forte, ocorrendo a diminuição da rotatividade.
Como fazer um onboarding de sucesso?
Antes de mais nada, é preciso que o processo seja feito de forma bem estruturada para dar certo. A seguir, veja alguns pontos importantes para prestar atenção.
Comece o onboarding com antecedência
Como dito anteriormente, é preciso que algumas informações importantes, como salários, benefícios, período de experiência, data de início das atividades, entre outras, sejam especificadas no momento da contratação. Quanto menos dúvidas restarem, melhor.
O ideal também é agendar o começo da jornada de trabalho para uma segunda-feira. Assim, a empresa tem um período de uma semana para investir na inserção do novo funcionário.
Capriche na apresentação da empresa
Com tudo pronto, um passo importante é caprichar na apresentação da empresa ao novo colaborador, além de mostrar a área em que ele vai atuar.
Para uma boa recepção, que pode deixar os novos talentos motivados logo na chegada, uma das melhores formas é produzir um vídeo institucional que conte a história da empresa e traduza seus princípios em imagens de impacto.
O kit de boas-vindas é indispensável: seja criativo!
Nada melhor do que o profissional se sentir acolhido no primeiro dia de trabalho. Para isso, o kit onboarding é essencial. Nele, é importante ter itens básicos, além de algumas opções mais criativas, se possível. Abaixo, veja algumas dicas.
- Materiais de escritório: caneta, agenda, bloco de notas;
- crachá de identificação;
- manual do colaborador, com informações sobre as políticas de RH, benefícios, cultura da empresa, processos, datas importantes etc;
- caso possível, uma carta de boas-vindas do CEO personalizada;
- objetos personalizados com a marca da empresa, como camisetas, moletons, squeezes, canecas etc;
Escolha um responsável para acompanhar o novo colaborador
Uma pessoa específica para ajudar na integração social do funcionário e detalhar a dinâmica real da empresa faz toda a diferença, já que alguns processos rotineiros de cada área escapam do entendimento do RH.
Com o auxílio de um colaborador antigo, o novo talento pode aprender na prática alguns procedimentos do dia a dia e tirar as dúvidas necessárias.
Feedback é essencial
Cada fase do onboarding deve incluir feedbacks de líderes e colegas. Eles são fundamentais para que o novo talento permaneça confortável, adaptado e recebendo todo o treinamento adequado.
O primeiro dia ninguém esquece: garanta uma boa recepção
O primeiro dia de trabalho é importante para o colaborador. Ele provavelmente tem expectativas sobre como será o dia a dia na empresa e também como se portar diante aos novos colegas.
Para isso, a companhia precisa garantir que as pessoas estejam prontas para recebê-lo no primeiro dia, a fim de proporcionar uma recepção memorável e fazer o profissional se sentir acolhido.
Quatro C’s do onboarding para você não esquecer
Vamos de checklist? O onboarding tem quatro níveis, conhecidos como 4Cs: conformidade, clarificação, cultura e conexão. A seguir, entenda um pouco sobre cada um deles.
Conformidade
Este é o primeiro nível de onboarding. A conformidade trata o ensino de processos, regras, código de ética e demais políticas da companhia.
Clarificação
A clarificação tem a função de alinhar as expectativas entre organização e funcionário, trazendo benefícios para ambos.
Cultura
A empresa deve apresentar sua cultura e seus valores ao novo talento, fazendo com que ele se adeque ao clima organizacional.
Conexão
Por último, mas não menos importante, a conexão trata as relações interpessoais do novo funcionário, o tornando parte do time.
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Referências
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.