O onboarding é um processo de integração importante para a empresa. Com ele, é possível transformar os novos funcionários em talentos que podem ajudar a crescer os negócios da companhia. 

Palavra do inglês, é comum que as pessoas se perguntem o que significa onboarding. Na tradução para o português, a palavra significa precisamente “embarcar”, ou seja: mergulhar no contexto de uma organização. 

Ao realizar a prática, é dado o primeiro passo para garantir a retenção de talentos e aumentar a produtividade dos colaboradores da empresa. 

O que é onboarding?

Onboarding é um processo cujo objetivo é agilizar a adaptação do novo funcionário e o tornar familiarizado à cultura da empresa e métodos de trabalho. 

Ele é planejado pelo RH para proporcionar a melhor recepção ao novo colaborador, incentivando a sua integração e o deixando à vontade e motivado desde o primeiro dia. Assim, há mais chances dele permanecer engajado com a empresa.

Papel do RH no onboarding

O RH é fundamental no processo de onboarding, já que o processo começa antes do primeiro dia de um novo funcionário. Ou seja, a integração precisa iniciar já durante a seleção, recrutamento e contratação.

Além disso, o ideal é que o máximo de informação sobre o ambiente de trabalho e a cultura esteja na seção de “Trabalhe conosco” do site no anúncio do cargo.

Assim, quando o RH agendar uma entrevista, o candidato já saberá melhor sobre a organização, estando engajado com os objetivos e a cultura da empresa. 

Qual a importância do onboarding?

Após a admissão, o processo de apresentar a rotina e fazer com que o novo talento se sinta integrado à empresa é essencial, já que isso contribui para um bom clima organizacional. 

O onboarding oferece diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Veja abaixo os principais pontos.

Retenção de talentos

Com o processo de onboarding, é possível garantir a retenção de talentos, engajamento e produtividade logo no primeiro mês. Segundo dados de uma pesquisa da Glassdoor de 2020, um bom desenvolvimento pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.

Envolvimento do time de colaboradores

Quando a empresa se decide pela integração dos novos profissionais, fica mais fácil estimular o engajamento e mantê-los por muito tempo na companhia. Logo, há o envolvimento de todo o time de colaboradores, que segue incentivado com a rotina de trabalho.

Alinhamento de ideais

O onboarding traz a possibilidade dos colaboradores se reunirem com a liderança com mais facilidade, a fim de receberem instruções diretas sobre como agir para evitar erros e realizarem as tarefas com mais facilidade. 

Baixa rotatividade

Quando o colaborador se sente disposto e parte de uma organização, o vínculo fica mais forte, ocorrendo a diminuição da rotatividade.  

Como fazer um onboarding de sucesso?

Antes de mais nada, é preciso que o processo seja feito de forma bem estruturada para dar certo. A seguir, veja alguns pontos importantes para prestar atenção. 

Comece o onboarding com antecedência

Como dito anteriormente, é preciso que algumas informações importantes, como salários, benefícios, período de experiência, data de início das atividades, entre outras, sejam especificadas no momento da contratação. Quanto menos dúvidas restarem, melhor. 

O ideal também é agendar o começo da jornada de trabalho para uma segunda-feira. Assim, a empresa tem um período de uma semana para investir na inserção do novo funcionário.

Capriche na apresentação da empresa

Com tudo pronto, um passo importante é caprichar na apresentação da empresa ao novo colaborador, além de mostrar a área em que ele vai atuar. 

Para uma boa recepção, que pode deixar os novos talentos motivados logo na chegada, uma das melhores formas é produzir um vídeo institucional ​​que conte a história da empresa e traduza seus princípios em imagens de impacto. 

O kit de boas-vindas é indispensável: seja criativo!

Nada melhor do que o profissional se sentir acolhido no primeiro dia de trabalho. Para isso, o kit onboarding é essencial. Nele, é importante ter itens básicos, além de algumas opções mais criativas, se possível. Abaixo, veja algumas dicas.

  • Materiais de escritório: caneta, agenda, bloco de notas;
  • crachá de identificação;
  • manual do colaborador, com informações sobre as políticas de RH, benefícios, cultura da empresa, processos, datas importantes etc;
  • caso possível, uma carta de boas-vindas do CEO personalizada;
  • objetos personalizados com a marca da empresa, como camisetas, moletons, squeezes, canecas etc;

Escolha um responsável para acompanhar o novo colaborador

Uma pessoa específica para ajudar na integração social do funcionário e detalhar a dinâmica real da empresa faz toda a diferença, já que alguns processos rotineiros de cada área escapam do entendimento do RH. 

Com o auxílio de um colaborador antigo, o novo talento pode aprender na prática alguns procedimentos do dia a dia e tirar as dúvidas necessárias. 

Feedback é essencial

Cada fase do onboarding deve incluir feedbacks de líderes e colegas. Eles são fundamentais para que o novo talento permaneça confortável, adaptado e recebendo todo o treinamento adequado. 

O primeiro dia ninguém esquece: garanta uma boa recepção

O primeiro dia de trabalho é importante para o colaborador. Ele provavelmente tem expectativas sobre como será o dia a dia na empresa e também como se portar diante aos novos colegas. 

Para isso, a companhia precisa garantir que as pessoas estejam prontas para recebê-lo no primeiro dia, a fim de proporcionar uma recepção memorável e fazer o profissional se sentir acolhido. 

Quatro C’s do onboarding para você não esquecer

Vamos de checklist? O onboarding tem quatro níveis, conhecidos como 4Cs: conformidade, clarificação, cultura e conexão. A seguir, entenda um pouco sobre cada um deles.

Conformidade

Este é o primeiro nível de onboarding. A conformidade trata o ensino de processos, regras, código de ética e demais políticas da companhia.

Clarificação

A clarificação tem a função de alinhar as expectativas entre organização e funcionário, trazendo benefícios para ambos. 

Cultura

A empresa deve apresentar sua cultura e seus valores ao novo talento, fazendo com que ele se adeque ao clima organizacional. 

Conexão

Por último, mas não menos importante, a conexão trata as relações interpessoais do novo funcionário, o tornando parte do time.

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Referências

https://factorialhr.com.br/blog/onboarding/
https://xerpay.com.br/blog/onboarding/
https://www.gupy.io/blog/onboarding