Gestão do conhecimento: o que é, importância e como aplicar
Reotimização – https://zenklub.com.br/blog/trabalho/gestao-do-conhecimento/
O mundo corporativo atualmente é bombardeado por informações o tempo todo e um dos grandes desafios é como fazer uma gestão estratégica de tudo isso. Por isso, hoje fala-se muito da importância da gestão do conhecimento e como isso pode ser um diferencial para a sua empresa.
A gestão do conhecimento é uma abordagem estratégica que visa capturar, organizar, compartilhar e utilizar o conhecimento dentro de uma organização, a fim de melhorar o desempenho e a tomada de decisões.
Dentro dessas boas práticas estão diversos aspectos, como por exemplo as ações que uma empresa deve ter para otimizar e manter a qualidade de sua produção. Por isso, vamos buscar entender melhor a importância da gestão do conhecimento e como aplicar na sua empresa.
O que é gestão de conhecimento?
A gestão do conhecimento é um processo estratégico que envolve a identificação, captura, organização, armazenamento, compartilhamento e aplicação do conhecimento dentro de uma organização.
O mundo em que vivemos atualmente nos dá acesso a um número infinito de informações e possibilidades de conhecimento. Produzir conhecimento nunca foi tão fácil antes. Mas, com isso, surge o grande desafio de como gerir o conhecimento, que é um produto e ferramenta muito valioso para qualquer empresa.
O conceito de gestão de conhecimento vem do termo em inglês “Knowledge Management” (KM) e engloba diversos processos e ferramentas tecnológicas que tem como objetivo otimizar a facilitar o desenvolvimento, uso e transferência de conhecimentos dentro de organizações.
Qual a importância da gestão de conhecimento para a empresa?
Todo o conhecimento presente dentro de uma empresa quando somado tem como resultado o capital intelectual. Este é um ativo muito valioso para qualquer empresa que busca se destacar no mundo corporativo.
A gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental no sucesso e na vantagem competitiva de uma empresa. Ela permite que a organização aproveite ao máximo o conhecimento e a experiência acumulados ao longo do tempo, transformando-os em ativos tangíveis.
No geral, a gestão do conhecimento ajuda a empresa a se tornar mais ágil, inovadora e competitiva, promovendo uma cultura de aprendizado e valorizando o conhecimento como um recurso estratégico. Ela fortalece a capacidade da organização de se adaptar às mudanças, tomar decisões embasadas e criar um ambiente propício para o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Os 7 principais benefícios da gestão do conhecimento
Já sabemos que falar sobre gestão do conhecimento nas empresas hoje é fundamental. Mas, afinal, quais são os principais benefícios?
A gestão do conhecimento traz uma série de benefícios para as empresas. Aqui estão alguns dos principais:
Melhora a agilidade
A melhora da agilidade é um benefício significativo da gestão do conhecimento. Ao compartilhar e disseminar o conhecimento dentro da organização, as equipes têm acesso rápido e fácil às informações necessárias para realizar suas tarefas de forma mais eficiente.
Isso reduz a dependência de processos lentos de busca de informações e promove uma cultura de agilidade, permitindo que as equipes respondam de forma mais rápida e eficaz às demandas e mudanças do ambiente de negócios.
Otimiza processos
Ao compartilhar e utilizar efetivamente o conhecimento disponível na organização, é possível identificar e eliminar gargalos, simplificar procedimentos e melhorar a eficiência das atividades realizadas.
Além disso, a gestão do conhecimento promove a aprendizagem contínua e a melhoria contínua dos processos. Por meio da análise e avaliação constante do conhecimento disponível, é possível identificar oportunidades de aprimoramento e implementar mudanças positivas nos processos existentes.
Redução de custos
Através da gestão de conhecimento, as empresas podem evitar duplicação de esforços, minimizar erros e retrabalho, além de melhorar a eficiência operacional.
Dessa forma, a gestão de conhecimento contribui para a redução de custos operacionais, otimizando o uso de recursos, evitando desperdícios e promovendo a eficiência em todos os níveis da organização.
Reduz tempo empregado nas atividades
Ao reduzir o tempo necessário para realizar atividades, a gestão de conhecimento aumenta a produtividade e permite que a empresa utilize seu tempo de forma mais estratégica. Os funcionários podem se concentrar em tarefas de maior valor agregado, impulsionando a eficiência operacional e favorecendo a inovação.
Melhora a gestão do capital intelectual
O capital intelectual refere-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências e competências dos colaboradores que contribuem para o sucesso da organização.
Através da gestão de conhecimento, a empresa consegue identificar, capturar e valorizar o conhecimento existente em sua equipe. Isso envolve documentar as melhores práticas, registrar lições aprendidas, mapear habilidades e competências individuais e coletivas, bem como promover o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores.
Processos com resultados de melhor qualidade
A gestão de conhecimento contribui para elevar a qualidade dos processos e resultados da empresa. Ao aproveitar o conhecimento existente, promover o aprendizado contínuo, padronizar as práticas e estimular a inovação, a organização obtém processos mais eficientes, produtos e serviços de melhor qualidade, e uma vantagem competitiva sustentável.
Facilita a integração de equipes
A gestão de conhecimento facilita a integração de equipes ao promover o compartilhamento de conhecimentos, quebrar barreiras organizacionais, desenvolver uma cultura colaborativa e aproveitar a diversidade de habilidades.
Esses aspectos contribuem para a formação de equipes coesas, engajadas e produtivas, capazes de alcançar melhores resultados em conjunto.
Conclusão
O mundo corporativo vem mudando cada vez mais e a gestão do conhecimento se tornou uma ferramenta que busca otimizar e facilitar os processos e o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa no geral.
Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desse processo pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
O Zenklub oferece planos empresariais que vão muito além de terapia para os funcionários. Sua empresa pode contar com palestras, treinamentos e análises baseadas em dados sobre a saúde emocional dos seus times e áreas.
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Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.
A Gestão do Conhecimento exige atenção do CEO em relação as Hierarquias abaixo dele:
Será que está havendo motivação das Equipes em relação a quem eles estejam sendo liderados? Hoje eu estava reparando os pedreiros de um edifício que deverá ter 13 ou 14 andares, uma equipe de menos de 20 pessoas. Tipo de Gerência que otimiza os custos: Nada além do que seja necessário à Construção em termos de mão de obra. Faz com que Pedreiros, Serventes, Engenheiros e tantos outros profissionais saibam que fazem parte de uma engrenagem e cada peça é fundamental. Além disso, nada de esperar ônibus vir, ida e volta: a Construtora fornece o transporte! Café servido no térreo da obra, que agora conta com a sala do corretor: melhor layout! Ontem, fui a farmácia e o atendente disse: mes do seu aniversário, parabéns! Fiquei contente de as novas gerações se aterem a esse detalhe, que outrora, emocionou uma senhorinha, quando a atendi no meu local de trabalho, antes até dela trazer a suposta demanda, que até deduzi nem tinha, era apenas buscando quem a ouvisse! Seja qual atendimento que seja realizado Não custa nada olhar a data de nascimento seja na hora da identificação ou no cadastro. Como outrora disse uma das minhas cunhadas a sogra: “É o seu dia”!