A digitalização do RH é um processo que acompanha o crescimento das tecnologias em nossas vidas.

De fato, digitalizar não é algo a ser feito de forma abrupta, uma vez que por muitos anos o RH atuou sem auxílio de softwares.

Mas a grande verdade é que certos programas vieram para ficar e é essencial que todos aqueles que trabalham no meio empresarial estejam atentos a isso.

Vem saber mais sobre o assunto com a gente!

Entenda o que é RH Digital

RH digital nada mais é que o uso de certas tecnologias para poupar tempo e melhorar algumas das funções executadas pelas equipes de RH.

Assim, as empresas ganham muito mais dinamismo e assertividade em seus processos de:

  • Contratação;
  • Pagamentos;
  • Bonificações;
  • Feedbacks;
  • Demissões. 

Em resumo, são tecnologias que acabam revolucionando seu RH, uma vez que se sai de um modelo físico cheio de gargalos para uma atuação virtual muito mais fluida.

O que compõe um RH digitalizado?

Em vários pontos do dia a dia de uma corporação, a digitalização do RH colabora.

Tal benefício visa criar o máximo de automatização de processos secundários a fim de que a equipe de RH possa focar no que mais importa: a humanização das relações de trabalho!

Por exemplo, o RH digitalizado ajuda desde o processo de admissão de funcionários com perfis adequados, até a desburocratização de desligamento e auxílio no offboarding.

Entre outros pontos que compõe o RH digitalizado estão:

  • Documentação digital;
  • Assinatura online;
  • Ponto eletrônico;
  • Controle automatizado dos pagamentos;
  • Mapa para análises das equipes de trabalho;
  • Armazenamento na nuvem.

Quais os principais processos exercidos pelo RH?

O RH, ao longo dos ganhos, com o advento de tecnologias que beneficiam os processos organizacionais, ganhou um salto em importância.

Na verdade, os processos exercidos por esses profissionais saíram de algo burocrático para uma função medular dentro da empresa.

Afinal, com o dinamismo observado nas relações de trabalho, o RH ganha importância uma vez que pode automatizar suas funções por meio das tecnologias.

Mas quais as tarefas do RH? Confira algumas…

Recrutamento e seleção

Todo o processo de contratação de funcionários passa pelo RH.

Desde a seleção de um filtro inicial, até a realização de entrevistas individuais, tudo é orquestrado por tal setor da empresa.

No entanto, em casos de processos seletivos concorridos e cheio de etapas, é natural pensar: “Tudo isso será demorado, certo?”. A resposta é não necessariamente, porque digitalizar o RH resolveria o problema, automatizando o processo.

Registros e controles

Toda e qualquer empresa tem que se preocupar com vários detalhes do trabalho de seus colaboradores, entre eles:

  • Cálculo de salários;
  • Controle das férias;
  • Controle do absenteísmo;
  • Pagamento de benefícios e participação nos lucros;

É função do RH organizar todos esses pontos e ter uma relação direta com o setor financeiro a fim de zelar pelo cumprimento dos deveres trabalhistas.

Análises e métricas

Também cabe ao RH desenvolver análises dos rendimentos das equipes de trabalho e detectar possíveis gargalos para o crescimento da empresa.

Assim, a divulgação dos KPI’s de um negócio passa pelas mãos do RH.

Ou seja, é esse setor da organização que fornece os dados necessários para que líderes e gestores possam definir metas assertivas.

O que muda com a digitalização?

A digitalização muda absolutamente todo o funcionamento do RH, uma vez que se parte de um modelo lento e cheio de entraves para programas automatizados e seguros.

Por exemplo, a digitalização praticamente aboli o uso de papéis seja no controle de horários ou para documentos dos colaboradores.

Além disso, tornar o trabalho do RH digital faz com que esse setor tenha muito mais controle sobre suas funções, evitando a perda de dados e dificuldades para correlacionar informações.

Por que digitalizar o RH?

Agora que você já sabe qual o papel do RH e como funciona a digitalização, venha ver na prática como essa revolução ajuda as empresas…

Agilidade nos processos

Com a digitalização é possível não só agilizar a admissão, mas também torná-la mais assertiva.

Isso quer dizer que os colaboradores contratados tendem a se adequar melhor às vagas disponibilizadas, diminuindo os índices de turnover.

Hoje em dia há softwares que centralizam todo o processo de contratação de novos colaboradores, desde a análise inicial dos currículos até a aplicação de testes.

Tomada de decisões com assertividade

Uma empresa é resultado das decisões tomadas pelas lideranças.

Mas para que os gestores e líderes possam nortear as equipes para o caminho do sucesso é preciso entender quais são as métricas.

O RH digital disponibiliza de bandeja dados e métricas cruciais para compreender a saúde das equipes, seja no aspecto de performance, seja à respeito da saúde mental relacionada ao trabalho.

Ganhos de produtividade

É natural pensar que uma equipe que tenha várias tarefas automatizadas poderá focar naquilo que realmente gera maiores resultados.

Assim funciona com a digitalização do RH, uma vez que com um RH equipado com boas tecnologias pode oferecer aos colaboradores meios de comunicação rápidos e abertos a fim de estimular feedbacks e renovar estratégias.

Isso faz com que o ânimo e motivação aumentem, auxiliando na produtividade.

Como iniciar a digitalização do RH?

Como dito no início do artigo, a digitalização do RH de uma empresa não é algo que ocorre do dia para a noite.

Ou seja, é preciso dar tempo ao tempo para que as automatizações ocorram de forma orgânica e não cause problemas gerenciais.

Por isso, aqui estão 3 passos importantes a serem seguidos ao longo da digitalização do RH:

Identificar gargalos

Toda empresa tem pontos que precisam ser modificados com mais ou menos urgência.

De fato, entender a hierarquia por trás das necessidades de automatização é essencial para a tomada de decisões eficazes.

Por isso, em um primeiro momento, é recomendável trabalhar naquilo que é mais importante e urgente para a saúde da companhia.

Humanizando os processos

Automatizar processos é excelente, pois poupa tempo e faz com que os colaboradores possam ter foco na geração de valor.

Mas acontece que a digitalização do RH só atinge seus melhores resultados quando está associada com a humanização dos processos.

Isso acontece porque em meio a tantos “robôs” e programas que dispensam a participação de uma pessoa real, é preciso deixar claro para os colaboradores que eles são muito mais do que números para a empresa.

Negligenciar tal ponto pode implicar em prejuízos no quesito de motivação no trabalho.

Investimento em tecnologia

Uma vez que se sabe onde se deve investir e como fazer isso, chegou a hora de escolher os melhores programas para a organização.

De fato, há inúmeras opções e a tendência é que a concorrência entre os softwares fique cada vez maior.

Isso por um lado é bom, já que propicia serviços de automatização cada vez melhores e mais acessíveis.

Conclusão

Uma empresa que queira se inserir nas novidades da era da tecnologia precisa olhar com atenção para a digitalização do RH. Porque, na verdade, uma companhia forte é uma empresa com processos otimizados.

Isso tudo traz escala e melhora dos resultados, pois dá maior liberdade de atuação aos profissionais.

No entanto, para que todo o processo de digitalização do RH funcione da melhor forma é necessário investir na saúde mental no trabalho.

Afinal, colaboradores que estão bem psicologicamente podem oferecer suas melhores versões e colher a satisfação de executarem trabalhos de qualidade.

Para otimizar a saúde psíquica dos colaboradores e gerar muito mais resultados às corporações, criamos o Zenklub Empresas!

Referências

https://intelligenzait.com/digitalizacao-do-rh/

https://www.gupy.io/blog/digitalizacao-do-rh

https://www.docusign.com.br/blog/digitalizacao-do-rh

https://www.kenoby.com/blog/digitalizacao-do-rh

https://www.algar.com.br/digitalizacao-do-rh/

https://www.pontotel.com.br/digitalizacao-do-rh/

https://vocerh.abril.com.br/voce-rh/a-area-de-rh-ainda-sofre-para-digitalizar-seus-processos-revela-estudo/

https://paraempresas.catho.com.br/digitalizacao-do-rh/

https://www.taqe.com.br/digitalizacao-do-rh-o-que-e-e-como-convencer-a-alta-gestao-da-sua-empresa-a-aderir-a-esse-movimento/

https://assinei.digital/digitalizacao-do-rh/