Para muitos, o ano só começa depois o carnaval! E por ser esses dois primeiros meses do ano serem de festividades e férias, seguimos fazendo nossas atividades ainda com o ritmo do ano anterior. Por isso, Daniele Nazari, psicóloga e coach que atende pelo zenklub, preparou dez dicas de produtividade para você começar a cumprir as metas que se propôs para 2020.

Confere a lista completa abaixo:

Dicas de produtividade: comece pelo essencial

tradução: primeiro passo

LIMPEZA: A primeira etapa para uma boa produtividade é limpar a bagunça! Não tem como pensar em novas atividades se estamos mergulhados em um meio que não nos faz bem. A limpeza é física e energética, doar roupas e materiais que não são usados e eliminar o que for necessário seja na sua casa ou no trabalho. Limpar é abrir espaço para a chegada do novo, é estar aberto a receber novos pensamentos, novas configurações e consequentemente ter novas ações durante o ano.

PLANEJAMENTO VISUAL: Ter um planejamento visual é uma ótima maneira para organizar nossos objetivos, seja na vida pessoal ou no trabalho. Pode fazer em uma agenda, ou planner ou painel na parede. Usando cores, deixar nossos objetivos visíveis faz com que eles também fiquem ativos na nossa memória e, com isso, estarão sempre em sintonia com o que precisa ser realizado.

TIRE UM TEMPO PARA SI MESMO: Para seguir bem todas essas dicas de produtividade e impulsionar sua potencialidade, você precisa tirar um tempo para outras atividades. O desenvolvimento da produtividade, da criatividade e da inovação acontece quando se tem acesso à própria consciência de uma forma livre, sem julgamentos; ou seja, quando há autoconhecimento. Você pode alcançar esse bem-estar através da psicoterapia, da meditação, do contato com a natureza ou, até mesmo, de um momento em silêncio consigo mesmo. Reserve um tempo para simplesmente ser você.

Dicas de produtividade: tenha comprometimento

AUTORRESPONSABILIDADE: Não é possível ter uma boa produtividade se esperar sempre pela iniciativa do outro para que algo aconteça na sua própria vida. Ser autorresponsável é ter o controle nas mãos, é ser consciente do que fez aquilo dar certo ou errado, é prestar atenção no que diz ao outro ou no comportamento que resultou determinada consequência. É entender que nós somos responsáveis pelas nossas próprias ações.

DISTRIBUA SEUS OBJETIVOS: Dentro do planejamento, é importante avaliar de forma coerente o que precisa ser feito e programar-se de forma espaçada, de acordo com prazos e tempo necessário de produção. Distribua as tarefas de forma semanal, mensal e anual. Cuidado com a ansiedade e preocupação excessiva, isso pode atrapalhar a sua organização e te dificultar na hora de seguir nossas dicas de produtividade.

FAÇA O QUE É IMPORTANTE PARA HOJE: Diante da definição das atividades e prazos, fica mais fácil de organizar quais são as tarefas mais importantes do dia, de modo a ser produtivo e atender o seu planejamento; afinal, cada dia é um passo a mais para o encontro dos seus objetivos. Portanto, faça uma lista de tudo que for necessário fazer no seu dia de hoje e se comprometa com ela: leve a sério a sua definição! Atividades circunstanciais, que podem ser feitas em outro momento, não devem ocupar seu tempo.

Dicas de produtividade: valorize-se

SAIBA DIZER “NÃO” QUANDO NECESSÁRIO: Dizer “sim” para todas as pessoas, se comprometer com situações que não quer participar e fazer tarefas que não são pertinentes, que não estão relacionadas com os seus compromissos, impedirão o progresso do que realmente precisa ser feito. Saber dizer “não” é filtrar o que é relevante e coerente para si e para seu trabalho, um verdadeiro sinal de autoconhecimento. Desse modo, você estará se posicionando e sendo responsável pelas suas ações.

ANOTE TUDO: Conforme você estiver mais organizado, mais focado em si mesmo e se conhecendo melhor, você estará mais receptivo a novas formas de pensar, mais autoconfiante, valorizando mais as próprias ideias e, até, se descobrindo criativo. Com isso, anotar tudo o que você considera pertinente também facilita sua produtividade – e pode otimizar seu tempo. Você não deve confiar apenas na sua memória: há muitas coisas para se fazer no dia a dia e pode ser que você não se lembre de tudo. Procure ter sempre consigo um bloco de anotações e uma caneta, boas ideias podem surgir a qualquer minuto.

CUIDE DA SUA ENERGIA: O aceleramento da vida diária e as diferentes cobranças, pessoais e profissionais, fazem com que negligenciemos aspectos básicos para a manutenção da nossa saúde energética. Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e atividades de lazer também devem fazer parte da rotina. Ser produtivo é saber cuidar de si mesmo para o equilíbrio físico, mental e emocional.

E por último, mas não menos importante: mantenha a organização!

Créditos da foto: Cool Flat Lay

O maior desafio para a rotina produtiva é manter em prática tudo o que foi falado anteriormente. As pessoas ainda se distraem com muitas coisas que não são pertinentes para si, ou ficam cuidando do que é do outro, ao invés de olhar para o que é seu. Manter a vida organizada como se deseja faz com que os pensamentos fiquem alinhados também – e, com isso, será possível progredir na realização pessoal e profissional. E lembre-se que aqui no zenklub, você encontra diversos especialistas que podem te ajudar na sua jornada para uma vida mais completa. Como Daniele, autora das dicas acima, destaca:

No zenklub atendo um grande número de pessoas que sofrem com a procrastinação. Com isso, costumam ficar presos no sofrimento emocional ao invés de avaliar os sinais que precisam de atenção. Se você está com dificuldades, procure ajuda de um profissional. Se afirme no que é importante para si e construa sua realidade.

E se você tiver as suas próprias dicas de produtividade, não deixe de compartilhá-las nos comentários!

Este artigo foi útil?

3.5

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub