Nosso dia-a-dia é sempre preenchido com muitos sons diferentes e de todos os lugares. Buzinas no trânsito, celular tocando, você tem que se atentar às reuniões, aos prazos do trabalho. O tempo todo nossa cabeça está ocupada e não temos tempo nenhum sozinhos com os próprios pensamentos. Você já ouviu falar no retiro de silêncio?

Pode ser que pareça difícil a ideia de ficar sem toda essa barulheira, ter um momento a sós com você mesmo, já que são muitas as responsabilidades. No entanto, vamos te mostrar que um retiro de silêncio pode te ajudar a cuidar e preservar a saúde emocional. Mas não é só isso não: essa também é uma prática que ajuda – e muito – a desenvolver o seu autoconhecimento.

O que é o retiro de silêncio? 

O retiro de silêncio é um local ou algum evento no qual nos afastamos temporariamente da vida cotidiana. O retiro preza pelo silêncio e pela meditação, além do afastamento de todo tipo de tecnologia. 

Ele é feito com orientações de professores especializados, que orientam o que deve ser feito por cada um. Existem alguns tipos de retiro que você pode escolher de acordo com suas preferências. Vamos conhecer alguns deles:

  • Clássico: nesse retiro o silêncio é muito usado. A comunicação é totalmente evitada e os participantes não podem trocar bilhetes, olhares ou objetos.
  • Programados: nesse retiro, os participantes possuem atividades que complementam o silêncio. Essas atividades incluem caminhadas, meditação e yoga.
  • Livres: as pessoas têm suas agendas livres e podem seguir sua própria rotina, não tendo agendamentos prévios.
  • Vipassana: esse reito usa técnicas indianas de meditação e dura 10 dias. A comunicação é nula, e os dias são preenchidos com meditação de 8 a 10 horas por dia.
  • Católicos: os retiros católicos são do tipo religiosos. Nesse retiro o silêncio é preenchido com orações e missas, que são comunitárias
  • Budista:nesse retiro o silêncio prevalece, e as pessoas podem vivenciar a vida nos mosteiros budistas, em que se estudam as Sagradas Escrituras.

Cada retiro serve para preferências diferentes, mas você pode experimentar retiros de silêncio diferentes e ver qual se adequa melhor para você.

Qual o objetivo de um retiro de silêncio? 

O objetivo de um retiro de silêncio pode variar de acordo com o tipo, com a maneira como ele é organizado e até mesmo com a intenção da pessoa que está participando. Mas, de maneira geral, o principal objetivo é vincular os benefícios do silêncio à sua mente.

Basicamente, o objetivo principal é o de silenciar os pensamentos – a partir do silenciamento de estímulos e da abertura ao autoconhecimento. Muitas vezes, isso significa conseguir ficar quietinho. 

Além do silêncio puro, geralmente o objetivo é também se distanciar das tecnologias, evitar atividades muito agitadas, engajar-se em momentos terapêuticos, meditar, fazer exercícios de respiração, praticar yoga e deixar as preocupações do mundo para outro dia.

Alcançar esses objetivos também tem relação com os benefícios que essas práticas podem trazer para quem decide participar dessa experiência.

Por que escolher o silêncio? 

O dia a dia em nossa vida pessoal e de trabalho pode ser cheia de compromissos, obrigações e situações caóticas, gerando ansiedade e estresse. Muitas vezes já estamos tão acostumados a viver nessa velocidade que esquecemos de tirar um tempo para o sossego. 

Toda essa agitação pode ser levada por um tempo, mas pode acabar afetando nossa saúde física e psicológica, gerando gatilhos emocionais. Por isso, escolher o silêncio pode trazer uma nova perspectiva e ser uma medida de conter o estresse do dia a dia.

Uma matéria da Revista Época, inclusive, sobre adeptos do retiro de silêncio, fala sobre o conceito de “era do ruído”, criado por Erling Kagge, a primeira pessoa a completar a travessia ao Pólo Sul sozinho. Com essa experiência única, Erling encontrou-se dentro do silêncio, mesmo já vivendo numa época com tantos ruídos por todo lado, dentro e fora de nós. Olha só o que ele disse à revista:

“Silêncio é entrar de cabeça no que se está fazendo, experimentar em vez de pensar demais; e ruídos não têm a ver apenas com sons. São relacionados a distrações, expectativas e existência por meio da vida de outros ou da mídia, via telefones celulares e telas de computadores.”

Quais os benefícios do retiro de silêncio? 

Agora que você já sabe o que significa um retiro de silêncio, e quais os tipos, iremos te apresentar os benefícios que irá te trazer. Pode parecer estranho que ficar em silêncio por um período seja tão benéfico para sua mente e para o seu corpo. Iremos te mostrar como isso é possível.

Iniciar ou aprofundar a prática meditativa 

É certo que a meditação faz muito bem à saúde. Está estressado, ou ansioso? A meditação pode te ajudar através de exercícios de respiração e concentração, trazendo benefícios tanto para sua saúde emocional, quanto física.

Meditar ajuda na concentração, reduz estresse e crise de ansiedade. Além disso, regula o sangue, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Você se torna uma pessoa com maior facilidade para focar, dorme melhor, e tem muita tranquilidade para lidar com os conflitos cotidianos.

O retiro de silêncio incentiva a meditação, mesmo que você não saiba como praticar, ou não conheça, você será orientado e poderá continuar essa prática mesmo em casa. A longo prazo, a meditação torna seu esforço para manter foco muito menor do que pessoas que não praticam essa atividade.

Alongar e relaxar o corpo 

O retiro pode contar com diversas atividades como yoga, meditação, exercícios de alongamento. Dedicar um tempo para cuidar de seu corpo é muito importante para evitar dores musculares ou mesmo problemas futuros.

A yoga, por exemplo, promove exercícios físicos que relaxam e fortalecem os músculos, além de aliviar dores corporais. Com a yoga, você irá perceber sua postura corporal, o que causa tensão em seus músculos e corrigi-los. Seu corpo fica muito mais relaxado e alongado com os exercícios.

As caminhadas também podem fazer parte de alguns retiros, e um contato maior com si mesmo e com seu corpo irá te ajudar a aliviar tensões musculares, e ficar muito mais relaxado.

Desenvolver estados mentais elevados de paz interior

No retiro de silêncio você terá um contato maior com si mesmo e com seus pensamentos. São momentos bons para você refletir mais sobre suas atitudes e seus comportamentos diante das situações que você vivencia.

Um momento consigo mesmo pode te ajudar a se equilibrar com seus sentimentos e com quem você realmente é. Paz interior é estar em equilíbrio com você, saber valorizar o que é importante e não se desgastar com sentimentos negativos.

No retiro é você com você mesmo. Você começará a refletir sobre suas atitudes diante de momentos de conflitos, e te fará perceber como lidar com calma e com inteligência emocional. Algumas coisas estão fora de nosso alcance, e nos desgastar não adiantará nada. Reflexões são importantes para identificar como agir melhor com os problemas da vida.

Equilíbrio e contentamento 

Como dissemos acima, a reflexão te fará entender que as coisas nem sempre podem ser resolvidas todas de uma vez. Estar em equilíbrio com si mesmo, com seus sentimentos, promovidos através de meditação e de afastamento de seu cotidiano, te fará perceber no que você pode resolver.

Somos responsáveis por nossas escolhas e ter ciência plena disso nos torna mais satisfeitos com nós mesmos. É certo que vamos passar por momentos difíceis, mas quando buscamos o contentamento, nos abalamos muito menos por obstáculos, pois temos propósitos maiores e temos ciência de nossa capacidade.

O retiro irá te reservar esse tempo sozinho, para que você entenda quais são suas verdadeiras metas na vida e suas capacidades. Você irá aprender que lidar com os problemas deve ser feito com calma e sem estresse à toa.

Acalmar a mente

Estar o tempo todo ligado, sem um descanso, sempre preocupado com coisas futuras pode nos trazer muitos malefícios. O estresse, por exemplo, pode provocar dores no corpo, dores de cabeça, irritabilidade, pressão alta, depressão, entre outras diversas doenças. A presença constante de barulhos altos, a rotina estressante do dia a dia, sem um momento para si, pode te deixar extremamente estressado, prejudicando sua vida.

O retiro espiritual irá lhe dar esse momento para não pensar em nada. Não se preocupar com barulhos externos, ou com o celular apitando um momento com si mesmo, para relaxar. 

Acalmar sua mente irá te ajudar a se renovar. Você conseguirá pensar nas coisas com muita clareza após um momento de reflexão.

Diminuir a ansiedade 

Você com certeza já passou por momentos de ansiedade. Pensar constantemente em coisas futuras, não conseguir relaxar ou dormir direito. Quando a ansiedade evolui para transtornos, com medos irracionais e alterações físicas, pode se tornar um problema maior e que só será resolvido com ajuda especializada.

O retiro de silêncio irá te ajudar a pensar em uma coisa de cada vez e se cuidar melhor, através de exercícios de respiração. Além disso, exercícios de concentração e alongamentos irão te ajudar a controlar a ansiedade e estabelecer uma rotina tranquila para si mesmo.

Fortalecer o vínculo com a natureza 

Alguns retiros são feitos em áreas totalmente verdes, longe das cidades, do barulho e poluição. Um contato maior com as árvores ajuda em sua saúde física e mental, reduzindo o estresse. Respirar melhor e ouvir apenas os sons da natureza te ajuda a relaxar seu corpo e sua mente, longe dos barulhos da cidade.

Caminhar na natureza também ajuda na concentração e na memória, com o cérebro mais atento às coisas que acontecem ao redor. Um momento a sós com a fauna e a flora te ajuda a ficar mais relaxado e em harmonia consigo mesmo, respirando ar puro na presença apenas dos sons das árvores.

Como praticar esse tipo de retiro? 

O retiro de silêncio pode ser feito de duas formas. Você pode ou realizá-lo em sua casa mesmo, ou se preferir, ir para um ambiente novo e diferente. Os dois jeitos irão te ajudar, depende de sua preferência pessoal. Iremos te mostrar como ele pode ser realizado, para que você consiga escolher com maior facilidade.

Em casa 

Se você preferir, o retiro pode ser em sua casa mesmo. Como você está em seu próprio ambiente, a rotina do retiro será feita de acordo com suas necessidades e sua rotina, mas lembre-se, ele deve ser feito com disciplina, para que todos os benefícios sejam aproveitados.

Reserve alguns dias para você, de acordo com seu horário. Pode ser um dia no mês ou mais, de acordo com a sua necessidade e sua rotina. Se não der para reservar um dia inteiro, pode ser apenas metade dele. 

É importante que você reserve esse tempo sozinho, faça o que for preciso para ter um momento a sós. Depois, você deve escolher algum local em sua casa que seja mais confortável para você.

Procure desligar tudo e se afastar do celular. Se for preciso, veja alguns vídeos antes que podem te ajudar a entender qual o melhor jeito de meditar. É importante também que você deixe sua casa toda preparada para suas necessidades, veja se não falta nada para que você não precise sair no meio do retiro. 

Coma coisas leves e que não dêem tanto trabalho. O momento deve ser em silêncio total, por isso é importante que você escolha um lugar de sua casa que seja o mais silencioso possível. Pode parecer muito difícil no início, se desligar de tudo e manter um silêncio, mas lembre-se que é muito importante para sua saúde, e te trará inúmeros benefícios.

Com essa experiência, você já começa a se abrir para o autoconhecimento, entender a importância da autodisciplina e também conhecer a complexidade de silenciar os pensamentos. Você pode fazer em mais de um dia, até estender o tempo de cada vez, para ir entrando em contato com os próprios limites de maneira saudável. 

Retiro de alguns dias 

Pode ser que em sua casa não tenha lugares silenciosos, ou que você não consiga realizar o retiro sozinho, sem alguma orientação. Nesse caso, há a possibilidade de retiros de silêncio que são preparados para isso, com profissionais para te orientar e um ambiente totalmente diferente.

Esses retiros podem ser escolhidos por você, se quiser um contato maior com a natureza, ou programações mais livres, tudo irá depender se sua preferência. É importante que você se atente a tudo que o retiro oferece e às rotinas que são seguidas, para se adequar melhor ao que você está disposto.

Se você está começando agora, procure algo mais dentro de sua zona de conforto, e depois vá explorando todas as possibilidades. O objetivo principal é te deixar confortável, para que esse momento seja unicamente para te relaxar e te trazer paz interior.

Conclusão 

O retiro de silêncio é uma ferramenta para aqueles que buscam sair do estresse do dia a dia e entrar mais em contato consigo mesmos. Praticar meditação, exercícios de respiração e ficar em contato com a natureza e o silêncio nos ajudam a refletir sobre os acontecimentos e dificuldades da vida. 

Por isso, se você busca um momento único de relaxamento e de desprender dos pensamentos acelerados e agitação da rotina, o retiro de silêncio pode ser praticado, seja em casa ou em lugares especializados.

O retiro de silêncio, aliado a outras ferramentas como por exemplo a psicoterapia, podem gerar vários benefícios, exercitando o autoconhecimento, gerando a diminuição do estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar e qualidade de vida para todos. Ganhe mais tranquilidade, confiança e impulsione os seus resultados investindo em você e na sua saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.