Com um dia a dia corrido e muitas responsabilidades no ambiente de trabalho, o desgaste físico, mental e emocional está cada vez mais presente em nossas vidas. Afinal, conciliar trabalho, família e outras questões que precisamos lidar nem sempre é uma tarefa muito fácil.

Por isso, cuidar da nossa saúde física, mental e social está se tornando cada vez mais uma prioridade e também uma necessidade. O fato é que quando estamos bem em todos os aspectos, principalmente o emocional, a tendência é produzirmos muito mais.

Sabemos que manter esse equilíbrio não é uma tarefa muito fácil, afinal não é possível ter controle sobre todas as áreas de nossa vida. 

Mas afinal, como cuidar da saúde física, mental e social? Abaixo separamos alguns tópicos que irão nos ajudar a entender melhor esse processo.

Como cuidar da sua saúde física, mental e social?

Manter o equilíbrio entre a saúde física, mental e social é muito importante, afinal o bem funcionamento dessas áreas impactam diretamente em nosso desempenho, seja no trabalho e em nossa vida particular. 

Mas, para cuidar bem da saúde não podemos apenas trabalhar uma dessas áreas, já que elas têm influência entre si.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para que uma pessoa esteja saudável não basta apenas ter ausência de qualquer doença, é preciso que ela esteja bem nos três campos que estão diretamente relacionados à qualidade de vida.

Portanto, para que consigamos atingir esse bem estar, é preciso buscar meios para trabalhar os três em conjunto. O primeiro passo é entender do que se trata cada uma dessas áreas.

O que é a saúde física?

A saúde física está relacionada ao funcionamento do organismo com relação às doenças e em modo geral. Para que um indivíduo tenha uma saúde física equilibrada, é preciso não apenas que o metabolismo esteja em bom funcionamento, mas também sua genética, hábitos e o ambiente onde ela está inserida também são levados em conta.

O que é a saúde mental?

A saúde mental está relacionada com o que cada indivíduo vivencia em seu dia a dia, sua rotina de modo geral. Todos os fatores que o cercam devem ser levados em conta. É entender que praticar o autoconhecimento e compreender seus traços de personalidade é umas das muitas maneiras de como um psicólogo pode me ajudar

Buscar ajuda de um profissional para cuidar da saúde mental não deve ser necessariamente apenas quando estamos com algum problema, mas sim a qualquer momento independente da sua situação.

O que é a saúde Social?

A saúde social, está  relacionada à capacidade que a pessoa possui de interagir e conviver em sociedade, a forma como ela se relaciona e interage com as outras pessoas, seja em seus relacionamentos pessoais ou no ambiente de trabalho.

Vantagens de ter uma vida física, mental e social saudável

A saúde e o bem-estar são extremamente fundamentais para o bom funcionamento da vida de qualquer pessoa. A questão é que quando algum deles está desequilibrado dificilmente a pessoa estará bem.

Nesse momento precisamos destacar a vantagem que cada um nos traz, quando tudo está em equilíbrio. Quando entendemos a importância de cuidarmos de cada área de nossa saúde, iremos compreender como os três precisam estar em equilíbrio e como faz a diferença em nossas vidas.

Vamos começar pela saúde física. Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que médico não deve ser procurado apenas quando estamos doentes. É muito importante estar realizando um check up a cada seis meses ou de forma anual.

Nossa saúde vem sempre em primeiro lugar, afinal se ela não está boa, nenhum dos outros campos de nossas vidas estará bem. Outro ponto que devemos destacar, são os exercícios físicos, que são fundamentais para o nosso bem estar e nossa saúde em modo geral.

Criar o hábito de se exercitar ao menos uma vez ao dia, te proporcionará a sensação de bem estar, além de contribuir para melhorar ainda mais o funcionamento de seu organismo.

Agora, falando um pouquinho da saúde mental, assim como nossa saúde física, ela também precisa de atenção, afinal, nossa mente precisa estar bem para que tudo esteja funcionando bem. 

É comum que em momento de grande estresse e mudanças, possam surgir uma crise nervosa, e quando não prestamos atenção nos sinais de nosso corpo, problemas maiores podem ser desenvolvidos, como por exemplo a ansiedade generalizada e a depressão.

Portanto, buscar ajuda de um profissional da psicologia é fundamental, não apenas para as pessoas que possuem algum tipo de  transtorno mental, mas para qualquer pessoa. Pois, a busca por autoconhecimento está diretamente associada à qualidade de vida.

Por fim, vamos falar da saúde social, que está ligada à capacidade do indivíduo de interagir na sociedade de forma saudável, seja com os colegas de trabalho, com a família e com a comunidade de modo geral. 

Por sermos seres sociais sentimos a necessidade de estima, apoio e reconhecimento do outro, o que é de extrema importância e influência diretamente para manter o equilíbrio da nossa saúde. Ou seja, nós precisamos desse convívio social.

Diante de todos os fatores que apontamos acima, é possível entender que a saúde física, mental e social precisam trabalhar em conjunto para se manter o equilíbrio.

Consequências de ter uma saúde física, mental e social precária

Como pudemos ver, ter a saúde física, mental e social em equilíbrio é fundamental para o bem-estar. Mas, e quando um dos três está em desequilíbrio? As consequências de problemas em uma área de sua vida podem e provavelmente vão afetar as demais de forma significativa.

Podemos dizer que é como um efeito cascata, se cai um, os demais que estão na frente também irão cair. Um exemplo disso é a saúde mental, quando tem algo que não está bem, consecutivamente a saúde social e física será afetada.

A nossa mente interfere de forma direta nas nossas interações sociais e acaba de certa forma expondo a pessoa a situações ruins e desconfortáveis, afinal essa pessoa não está em sua capacidade plena de raciocínio, vontades e de lidar com as diferentes situações.

Outro exemplo é ao colocar em questão a saúde mental e a física. É como diz o ditado, “Se a cabeça não pensa, o corpo padece”. Ou seja, quando não estamos com a mente em equilíbrio, o nosso físico sente e também reage de forma negativa.

Dessa forma, podemos concluir novamente que todos os três campos estão interligados e quando um não está em pleno funcionamento, o outro também sente de forma negativa. A mente enfraquece, o físico expõe suas enfermidades e enquanto ao social, passamos a nos isolar até por vezes de forma involuntária. 

Fatores de risco para saúde mental e física

O fato é que tanto a saúde mental quanto a saúde física precisam da mesma atenção e cuidados, afinal uma está interligada à outra. Desse modo, quando uma não está bem, a outra também sente os efeitos negativos.

Sendo assim, existem fatores de risco que estão associados ao estilo de vida e à mentalidade, que influenciam a atenção que damos a cada um deles. Os principais fatores de risco para saúde mental e física são: 

  • Mentalidade negativa;
  • Sedentarismo;
  • Má alimentação;
  • Péssimos hábitos (fumar, beber, dormir mal);
  • Pessimismo;
  • Ansiedade;
  • Estresse;

Como evitar esses problemas 

O fato é que precisamos cuidar da saúde física e mental de forma conjunta, e para isso na grande maioria dos casos é preciso apenas realizar algumas mudanças na nossa rotina juntamente com a mudança de alguns hábitos. Exemplo dessas mudanças que são necessárias são:

Praticar atividades físicas

Atividades físicas são fundamentais para exercitar o corpo e aliviar a mente, gerando hormônios ligados à felicidade e satisfação. Ao menos uma hora de caminhada por dia, seja na rua ou em uma esteira, já te ajuda a manter o corpo em movimento. 

A dica aqui é procurar uma atividade que te dê prazer e introduzi-la no seu dia a dia. 

Dormir bem 

Uma boa noite de sono faz toda a diferença no nosso desempenho durante o dia, além de influenciar também no funcionamento de nosso organismo. Caso você tenha dificuldade para dormir procure praticar hábitos como a higiene do sono e veja como essa mudança pode afetar sua vida de forma positiva.

Faça terapia 

A terapia não é importante apenas para quem possui algum tipo de transtorno psicológico, ela é fundamental para qualquer pessoa. 

Existem diferentes tipos de terapia, como por exemplo a Terapia cognitivo comportamental que pode te ajudar a enxergar através de suas ações e comportamentos como seus traços de personalidade refletem no dia a dia. 

Além disso, a ajuda de um profissional da saúde mental pode te ajudar elevando sua performance, satisfação e até mesmo passando de forma mais tranquila e saudável por grandes mudanças na vida.

Mude sua alimentação

Manter uma alimentação saudável não é se privar de comer aquele lanche maravilhoso, mas sim saber equilibrar juntamente com opções boas. Escolha opções saudáveis na maioria de suas refeições e equilibre com outras coisas aos fins de semana, por exemplo.

Meditação 

A meditação é uma forma de se começar e finalizar o dia bem, e não precisa de muito para colocar em prática. Se concentre em sua respiração, coloque uma música que te faça relaxar e esvazie sua mente. 

Essa é uma prática simples que pode ser feita ao acordar pela manhã ou ao deitar no fim do dia e que pode elevar muito seus níveis de bem-estar.

Mude seus pensamentos

Ao invés de olhar as coisas com um olhar negativo ou com pessimismo, busque enxergar o lado positivo das coisas. Tente tirar boas lições das situações e não deixe que os pensamentos negativos tomem conta de você.

Importância da psicoterapia 

Infelizmente, ainda existe muito tabu sobre o processo de psicoterapia e muitas pessoas acreditam que ela só ajuda quem passa por momentos ruins ou tem transtornos psicológicos. O fato é que toda e qualquer pessoa pode se beneficiar do processo de terapia.

Para quem não sabe, a psicoterapia é uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Ela possui diversas abordagens e a pessoa pode pesquisar e buscar aquela que acredita ser a melhor para si.

Através da conversa com o psicoterapeuta é possível perceber e entender as situações por outros ângulos diferentes do seu, permitindo que sua percepção mude e você evolua com relação ao assunto tratado e em outros campos de sua vida.

Conclusão

Manter a saúde física, mental e social pode ser um grande desafio quando estamos inseridos em uma rotina muito corrida e deixamos de lado o cuidado com nós mesmos. Mas, quando olhamos e cuidamos para esses 3 aspectos da vida, os resultados tendem a ser muito positivos.

Estar em dia com nossa saúde nos traz mais segurança, felicidade, otimismo e outros bons resultados. Mas, alcançar isso não é uma missão simples.

Nesses casos, buscar ajuda profissional pode facilitar o processo, causando efeitos positivos em seu dia a dia, na vida pessoal e na vida profissional. O autoconhecimento pode se tornar uma ferramenta poderosa e de qualidade de vida.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

RAIOL, Rodolfo A. Praticar exercícios físicos é fundamental para a saúde física e mental durante a Pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 2, p. 2804-2813, 2020.

MATSUDO, Sandra Mahecha; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; NETO, Turíbio Leite Barros. Efeitos benéficos da atividade física na aptidão física e saúde mental durante o processo de envelhecimento. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 5, n. 2, p. 60-76, 2000.