Parece que foi ontem que começamos um novo ano, mas dezembro já chegou. Além disso, com a virada do ano chegando, é o momento de comemorar, mas também de fazer as famosas promessas de ano novo. Mas, afinal, você está preparado pra tentar cumprir tudo… de novo?

Essa época perto do ano novo é cheia de tradições. A gente vai pra festa da firma, encontra a família no Natal, vai curtir o réveillon e prepara aquela listinha de promessas. Nesse momento, percebemos que não cumprimos tudo que a gente planejou.

Mas fique tranquilo, podemos te ajudar nisso! Não fique decepcionado e respire fundo para que dessa fez, você alcance tudo o que deseja. Para isso, vamos te dar algumas dicas:

Mude suas expectativas

Se você faz promessas para o ano novo, você já está dando o primeiro passo e usando esse finzinho de ano para refletir. Toda vez que um ciclo termina é um ótimo momento para reflexão e um exercício para o amadurecimento. Mas, para isso, esse exercício precisa ser produtivo.

Muitas vezes, nos empolgamos tanto nas promessas que acaba ficando quase impossível de cumpri-las. Mas não se decepcione, ninguém é perfeito e não vivemos num mundo ideal. Então, pegue leve no número de promessas e na dificuldade de cada uma delas.

Nosso processo de mudanças costuma ser mais lento e fragmentado. Ou seja, não pode ser acelerado por conta de uma resolução. Tudo isso faz parte e existe muita beleza nesse processo.

Então, pra fazer melhor a sua listinha e se preparar pra cumprir as promessas de ano novo, comece mudando as suas expectativas consigo mesmo.

Depois, é hora de mudar as suas expectativas em relação às suas promessas em si. Por exemplo, conseguir “manter a casa mais bem arrumada” é mais fácil do que “arranjar um parceiro afetivo”; ou então, “não perder tanto tempo no celular” é mais prático do que “ser mais feliz”.

Algumas resoluções dependem de terceiros e outras são trabalho para uma vida, como por exemplo comer melhor, se exercitar, se estressar menos, mudar de carreira, cuidar da saúde e ser feliz. Não dá pra esperar que os 12 meses do ano novo serão suficientes para cumprir todas. E sabe de uma coisa? Tá tudo bem.

Faça listas com promessas mais realistas

Uma lista mais realista é uma das chaves mais importantes para você ir com mais leveza na hora de cumprir as promessas de ano novo.

Faça 2 ou mais listas

Aproveita que você está nessa vibe toda de reflexão e planejamento e não se limita a uma lista só. Em uma, você coloca aqueles objetivos mais práticos, sem pensar em muitos itens. Na outra, você pensa naquilo que é mais a longo prazo, naquelas promessas que você não necessariamente precisa cumprir no ano novo.

Além disso, foque naquelas promessas que dependem somente de você. Por exemplo: começar a namorar não é a melhor promessa, mas você pode começar a trabalhar em se abrir mais. Então, na hora de dar Ctrl+C/Ctrl+V na sua lista do ano passado, aproveita pra editar algumas delas.

Seja mais assertivo

Se tem alguma coisa que você realmente quer cumprir no ano novo, então não seja tão vago. Por exemplo, muita gente se promete ser mais saudável. Só que levar uma vida com mais saúde por completo pode ser um objetivo mais a longo prazo, especialmente para quem não possui hábitos tão saudáveis.

Agora, se exercitar duas vezes na semana, comer fast food só uma vez no mês e iniciar algum tratamento, como o ayurvédico, já são promessas mais assertivas.

Reveja as suas prioridades

Aceite que você está em constante mudança. Então, se chegar dezembro e bater aquela frustração de não ter cumprido as promessas feitas no ano passado, veja o que realmente ainda vale a sua insistência.

Por exemplo: é bem comum que as pessoas vejam no ano novo uma oportunidade de emagrecer; mas, pode ser que você já tenha começado a desenvolver novas expectativas em relação ao seu corpo, sem depender tanto da imposição de regras sociais.

Então, em vez de remoer um sentimento de fracasso, dê espaço para esse novo ímpeto que surge em você, procurando novas resoluções que você cumprir no ano novo

Não deixe de sonhar na hora de fazer promessas

É importante manter suas promessas no mundo real de maneira que você consiga alcança-las. Mas, isso não quer dizer que você deva deixar de sonhar com o seu mundo ideal. Ou seja, você precisa ter a paciência e saber que a gente não chega nesse mundo de uma hora para a outra. Então, pegue mais leve consigo mesmo, mas não deixe de sonhar.

Esse sonhos são fundamentais, porque nos dão um norte e mostram onde a gente quer chegar. No entanto, Não faça promessas de que as suas máximas idealizações vão se concretizar logo depois do Carnaval. Em vez disso, entenda como você pode chegar um pouquinho mais perto delas, para um dia conseguir cumprir ao menos parte da sua utopia.

Por exemplo, os homens lidam com as pressões de uma dita masculinidade tóxica. Mudar as expectativas relacionadas a essas pressões não acontece de uma hora para outra, e não é algo que pode ser feito isoladamente. 

A partir desse tipo de pensamento, é possível começar a imaginar promessas que tenham um significado muito mais duradouro e profundo, que envolvam um esforço que vai além de somente se matricular numa academia.

Torne cuidar de você mesmo uma prioridade

Se todo esse texto te deixou um pouco confuso do que fazer com as suas resoluções, se prepara porque temos uma dica quentíssima: coloca aí na sua lista de promessas cuidar mais de si mesmo.

No fim das contas, esse deve ser o senho que está sempre com a gente, essa vida em que a gente se cuida e procura se conhecer sempre. Colocando o seu bem estar em primeiro lugar, você consegue olhar para o ano novo e ter mais noção de como revisitar as suas listinhas para uma vida mais feliz.

E olha só: a gente está aqui para te ajudar a cumprir essa promessa. No nosso app, você encontra os especialistas que podem te acompanhar na busca da sua utopia, com sessões online feitas diretamente dentro da nossa plataforma.

Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.

Gostou? #SeConhecerFazBem

Este artigo foi útil?

3.52

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub