Bônus de contratação: entenda o que é
Com as mudanças e evoluções que o meio corporativo vem vivenciando conforme o passar dos anos, hoje existem novos meios que podem ser utilizados para atrair ou reter novos talentos, como por exemplo o bônus de contratação ou também conhecido como hiring bonus.
A busca por profissionais com capacidade e formações mais específicas vem se tornando cada vez mais presente quando uma empresa tem a necessidade de preencher uma vaga de nível hierárquico mais alto.
Além disso, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, encontrar o candidato ideal não está sendo uma tarefa muito fácil. É por esse motivo que o bônus de contratação está se tornando a alternativa mais atrativa do momento. Por isso, abaixo vamos entender melhor sobre esse assunto.
O que é bônus de contratação?
Bônus de contratação, conhecido também como hiring bônus, se trata de um pagamento oferecido ao profissional no momento em que a empresa realiza a contratação. Esse valor pode tanto ser pago de uma única vez, como ele também pode ser dividido em parcelas.
O hiring bônus geralmente é uma ferramenta utilizada para realizar contratações de profissionais que preencham altos cargos executivos dentro da empresa, de forma mais objetiva cargos de liderança, por exemplo, que são classificados de nível alto.
O que vale ressaltar é que dificilmente essa técnica é utilizada para realizar contratações de profissionais para ocupar cargos de gerência ou alguma vaga de níveis hierárquicos inferiores.
Com as mudanças que o meio corporativo vem sofrendo conforme o passar dos anos, hoje as empresas estão cada vez mais com demandas específicas para preencher os cargos disponíveis e justamente por esse motivo muitos departamentos de recursos humanos vem se munindo desse artifício.
Isso permite que os cargos e as propostas se tornem mais atraentes aos olhos dos profissionais e esse benefício vale tanto como uma estratégia para retenção como também uma forma de atrair novos talentos.
É fundamental destacarmos que esse bônus se trata de um acordo entre a empresa e o profissional, embora esteja se tornando cada vez mais comum, não existe nenhuma lei que torna obrigatório o profissional se manter na empresa.
Quando aplicar o bônus de contratação?
Por se tratar de um benefício para a retenção de talentos ou para contratação de novos colaboradores, essa ferramenta é aplicada geralmente no ato da proposta, para de certa forma manter a atenção do profissional e deixá-lo mais atraído.
Com isso, no momento da contratação esse benefício oferecido pela empresa é acertado entre ambas as partes.
Além disso, ele também pode ser utilizado como forma de incentivo para manter um profissional que já está atuando dentro da empresa, mais motivado, minimizando o risco até mesmo de perdê-lo para a concorrência.
Para entendermos melhor, abaixo iremos citar algumas situações em que o hiring bonus é ou pode ser utilizado.
Incentivo para executivos com muitos anos de permanência na mesma empresa
É comum que executivos que atuam na mesma empresa por muitos anos, após um certo tempo sintam uma desmotivação, afinal com o tempo e a experiência, vem muito mais responsabilidade e a cobrança se torna maior.
Porém, é comum ver que esses executivos sintam uma insegurança muito grande em mudar de empresa, afinal ele já possui um legado onde está atuando por muitos anos e aceitar uma nova proposta, por mais atraente que seja pode ser um pouco assustadora.
Trocar um local onde já possui estabilidade, a confiança dos demais parceiros de trabalho e algumas “regalias”, por algo novo, com novos desafios e de certa forma incerto, pode gerar muitas dúvidas e fazê-lo colocar na balança para analisar qual a melhor opção.
Diante desse cenário, podemos dizer que apostar no hiring bônus é uma opção muito viável, para manter esse profissional na empresa, afinal, é um incentivo que enche os olhos e principalmente mantém esse colaborador motivado.
Mas, caso haja uma proposta melhor por parte da concorrência, é importante que a empresa atual analise com calma o que qual valor que irá oferecer para manter esse profissional no seu quadro de colaboradores.
Quando surgem novas propostas de trabalho, porém, com benefícios abaixo do que o executivo já recebe
Com as mudanças que o mundo corporativo vem sofrendo ao longo dos anos e a vida corrida que a grande maioria das pessoas possuem, sabemos que quanto melhor a proposta ao profissional, maiores são as chances dele se manter ou não na empresa.
Disponibilizar o hiring bonus para manter o profissional na empresa é uma opção vantajosa, principalmente quando esse profissional recebe uma proposta da concorrência.
É aquela história, ganha quem oferece mais. Ou seja, a empresa que oferecer mais benefícios e principalmente que o profissional julgar vantajoso, possui a maior probabilidade de ter esse profissional em seu time de colaboradores.
Realocação de profissional
Aquela situação em que a empresa contrata um profissional de outra cidade, estado ou até mesmo país, é um bom momento para se oferecer o hiring bonus. Afinal, nem todas as empresas oferecem o suporte necessário para realocar esse profissional próximo.
Algumas empresas oferecem um suporte simples por um curto período de tempo, mas depois, tudo fica por conta do profissional. Por isso, optar pelo bônus no momento da contratação é uma excelente alternativa.
Iniciar em uma nova empresa sem cumprir com a jornada completa na empresa anterior
Quando falamos de contratação de um profissional que ainda está atuando em outra organização, pode ocorrer de não haver tempo para esse profissional concluir o seu ciclo de trabalho para receber seu salário completo.
Isso geralmente desperta uma insegurança, afinal, quase todo profissional ativo no mercado de trabalho conta com aquele valor para cumprir com suas responsabilidades financeiras. Por esse motivo também, muitas empresas oferecem o bônus.
Isso é uma forma de garantir que esse profissional se sinta mais seguro para iniciar essa nova etapa, embora esse valor não seja igual ou a mais do que ele receberia da empresa anterior, pelo menos permite que ele se sinta mais seguro enquanto a sua decisão.
O hiring bonus pode ser utilizado como uma ferramenta para atrair talentos
Uma alternativa em que esse bônus também pode ser utilizado é para atrair novos talentos, principalmente quando falamos de candidatos que estão participando de mais de um processo seletivo.
Nesses casos, as empresas podem chegar a oferecer dois ou até três salários adicionais como bônus no momento da contratação, para chamar a atenção desse profissional.
Porém, vale destacar que essa iniciativa não precisa ser tomada necessariamente apenas por empresas que oferecem um pacote salarial anual inferior ao que aquele profissional está acostumado.
Ela também pode ser oferecida até mesmo por aquelas empresas que já possuem um pacote de salário anual e benefícios equivalente ou maior do que o esperado.
Podemos dizer que o valor do hiring bonus costuma ser um “apoio” para cobrir aquilo que o profissional está “perdendo” ao deixar o emprego anterior para iniciar um novo desafio.
Como o bônus de contratação deve ser pago?
O hiring bonus pode ser pago diretamente na folha de pagamento junto ao primeiro salário do profissional, porém, vale destacar que ao realizar o pagamento junto ao salário, essa quantia está sujeita à descontos conforme a lei.
Mas, também há a possibilidade do hiring bonus ser pago separadamente, de forma com que não ocorra descontos dos encargos trabalhistas, sendo declarado por exemplo como uma ajuda de custo ao colaborador.
Como já mencionamos anteriormente, o bônus pode ser pago em até três parcelas, sendo assim, a primeira parcela normalmente é somada junto ao primeiro salário, e as demais conforme os próximos meses.
Porém, é importante destacar que se o profissional decidir se desligar da empresa, independente do motivo, antes que todas as parcelas sejam pagas, ele perde o direito de receber o valor que estará faltando.
O pagamento do hiring bonus irá variar de uma empresa para a outra, porém, tudo deverá ser acordado no momento da contratação entre as partes.
Vantagens do bônus de contratação
Como já pudemos observar, é muito comum o hiring bonus ser utilizado pelas empresas como vantagem diante de cenários mais específicos. Abaixo separamos alguns momentos em que essa estratégia é muito utilizada.
Atração e retenção de talentos
O hiring bonus tem como vantagem atrair talentos que irão somar e proporcionar grandes benefícios para a empresa, como também para manter aquele talento que muitas vezes está insatisfeito e desmotivado.
Oferecer esse benefício desperta o interesse dos profissionais e principalmente os deixam mais motivado para fazer parte do quadro de colaboradores da empresa ou para se manter nela.
Equilíbrio salarial
Oferecer o hiring bonus permite um equilíbrio na estrutura salarial da empresa, proporcionando que os aumentos salariais mantenham-se de acordo com o profissional contratado.
O que é algo vantajoso não apenas para o profissional, mas também para a empresa, pois permite que ela se torne mais atrativa no mercado de trabalho, fazendo com que os profissionais tenham vontade de ser parte do time.
Compensação de riscos
Sabemos ambas as partes, tanto o profissional como a empresa possuem riscos, tais esses que podem ser compensados com o hiring bonus.
Diante do seguinte cenário, onde o profissional recusa propostas de outras empresas, requer um comprometimento muito alto. Esse benefício possui o papel de garantir uma estabilidade caso algo não aconteça conforme o planejado.
Já do ponto de vista da empresa, ter esse profissional disponibilizando seu conhecimento e habilidade a favor da empresa, em busca de melhores resultados, faz com que esse investimento seja muito mais viável.
Conclusão
Tanto os colaboradores quanto o time de Recursos Humanos sabem que é importante que a empresa tenha benefícios coerentes e que tenham um impacto positivo efetivo no dia a dia. O bônus de contratação tem mostrado bons resultados, principalmente quando falamos da atração e retenção de profissionais para cargos de liderança.
Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub empresas.