As dificuldades para as empresas não têm sido poucas no último ano, devido a pandemia do covid-19. Por conta disso, não é novidade que uma boa liderança tem sido essencial para manter os negócios em um bom patamar e os colaboradores engajados com a empresa.

Uma pesquisa feita na Universidade de Aveiro, dirigida a 591 empregados de uma rede varejista de 68 lojas no Brasil, aponta que a gestão da qualidade e o comportamento de um líder empresarial favorecem o clima corporativo e os resultados dos negócios. Os melhores resultados foram verificados nos estabelecimentos com melhores lideranças.

Qual o conceito de liderança?

Em uma empresa, a liderança é de grande importância, pois está diretamente relacionada ao sucesso ou fracasso em atingir as metas e os objetivos da organização. Por isso, é essencial saber a diferença entre líder e chefe.

Enquanto chefes costumam ser autoritários e exigirem obediência de seus subordinados, os líderes utilizam sua capacidade de liderança de maneira que seus subordinados o respeitem e trabalhem em prol da empresa de maneira satisfatória.

A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como motivar sua equipe. Porém, atualmente têm surgido novos conceitos de liderança, que se baseiam na capacidade de adaptação de um líder frente aos mais variados cenários. Este é o caso da liderança situacional.

O que uma boa liderança promove em uma empresa

  • Aumento da produtividade
  • Maior motivação dos funcionários
  • Maior engajamento dos funcionários com as metas 
  • Ambiente de trabalho mais seguro
  • Ambiente de trabalho que incentiva o crescimento do profissional
  • Maior autonomia da equipe
  • Melhora na imagem da organização

5 líderes que você precisa conhecer

Mark Zuckerberg

Com apenas 32 anos, Mark Zuckerberg já criou o Facebook e, atualmente, se posiciona como um grande investidor de empresas que estão revolucionando o mundo da tecnologia. 

Um exemplo exemplo é a Oculus, que possui hoje a melhor tecnologia de realidade virtual, entre outras as quais o seu time também está envolvido.

Bill Gates

Além de ser um dos pioneiros da revolução do computador pessoal, fundando a Microsoft e tornando a empresa de software mais conhecida do mundo, Bill Gates colabora com grandes soluções inovadoras no mundo da tecnologia. 

Ele também é um grande exemplo em sua preocupação com o planeta, doando bilhões de dólares em causas sociais e ambientais.

Jeff Bezos

CEO da Amazon, Jeff Bezos começou com uma loja virtual de livros e revolucionou o mercado com o modelo de e-commerce

Ele foi muito além e, hoje, a Amazon vende diversos produtos, entrando até mesmo no mercado on demand, com o Amazon Prime Video. A empresa hoje é uma das mais valorizadas do mundo.

Marissa Mayer

Aos 43 anos, Marissa Mayer já fez parte do quadro de funcionários da Google e agora é presidente e vice-diretora executiva no Yahoo. 

Ela, que acredita na importância da cultura empresarial, do bom design e do planejamento que antecede a ação, tem sua história contada no livro, que leva seu nome, escrito por Nicholas Carlson.

Luiza Heleno Trajano

Segundo a revista Forbes, Luiza Heleno Trajano é uma das três mulheres mais poderosas do Brasil. Afinal, a Magazine Luiza hoje conta com cerca de 23.000 funcionários, distribuídos em 800 unidades. 

Além disso, ela se destaca pela boa relação com seus funcionários: a empresa já foi eleita um dos melhores lugares para trabalhar. 

Como auxiliar na formação dos seus líderes

Garantir uma liderança eficiente e que os times na sua empresa estejam funcionando bem não é uma missão fácil. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

O Zenklub tem mais de 500 empresas que apostam no bem-estar emocional dos seus colaboradores. 

Através de sessões com especialistas qualificados, uma plataforma ampla com muito conteúdo disponível, diário emocional, ações de transformação cultural e o IBC (Índice de bem-estar corporativo), podemos, juntos, promover ações de prevenção, insights e ferramentas de inovação para transformar sua cultura organizacional, sempre trabalhando em prol da sua empresa e de seus colaboradores. 

Agende uma conversa conosco.