Quem é o líder? Saiba como estabelecer limites e definir a liderança na sua empresa
A liderança é uma habilidade caracterizada pela facilidade em motivar, inspirar, influenciar e comandar um grupo de pessoas. Desta forma, nem todos os chefes presentes nas empresas atualmente podem ser considerados líderes. Mas, afinal, quem é o líder?
Enquanto o chefe exerce seu poder de forma autocrática e vertical, o líder procura a democracia e aplica seus métodos da forma mais horizontal possível, mesmo que fique em último. A liderança é aquela que não exclui e procura sempre comandar o grupo de forma igualitária. Essas são apenas algumas das diferenças entre líder e chefe.
Leia este artigo até o final e aprenda a definir quem é o líder em uma empresa.
Quem é o líder em uma empresa?
O líder de uma empresa é a figura responsável por guiar o grupo, auxiliando, e não outorgando, sua equipe a cumprir prazos, maximizando suas tarefas, ajudando-os a se tornarem mais ágeis e motivando-os.
Assim, o líder torna-se uma peça fundamental para o bom andamento da equipe e das atividades cotidianas, uma vez que precisará supervisionar seus subordinados, mas os deixa livres para atuarem da forma que preferirem.
Vale ressaltar que o líder não exerce mais o papel de rigor, tornando-se uma figura temerosa diante os demais funcionários, e sim aparece como uma pessoa que trabalha em conjunto com seu time procurando o sucesso da empresa.
Além disso, uma das principais características do líder é conseguir identificar talentos, fazendo com que sua equipe trabalhe de forma mais eficaz e ágil.
No entanto, o líder não necessariamente será o chefe de uma equipe. Esta figura pode aparecer como um subordinado, provando que esta personalidade não precisa estar necessariamente em destaque, e é capaz de inspirar as pessoas independente do cargo que ocupa.
Qual é o papel do líder na equipe?
Um bom líder não surge ao acaso. Essa pessoa possui um perfil e características específicas que o categorizam desta forma. Confira alguns dos principais destaques de quem possui um perfil de liderança:
Reconhecimento de méritos
O líder sempre reconhece um bom desempenho, seja ele próprio ou dos que estão à sua volta. O reconhecimento dos méritos se torna uma ferramenta poderosa, e ajuda os demais a se sentirem motivados a alcançarem melhores resultados.
Cultura de feedback
Em busca de melhorar o desempenho de cada um presente em seu time, o líder sempre oferece um feedback, seja positivo ou negativo. Mas vale lembrar que quando é necessária uma negativa, o líder procurará uma forma de instigar essa pessoa a melhorar, e não humilhá-la.
Decisões
O líder também aparece como figura tomadora de decisões. É uma figura assertiva e que sabe resolver problemas que, muitas vezes, parecem não ter nenhuma solução. Os bons líderes são tomadores de decisões e geram novos insights capazes de desafiar os negócios.
Saber pedir ajuda
Mesmo exercendo o papel da liderança, essa figura sabe demonstrar suas vulnerabilidades e passar o bastão para quem sabe mais a respeito de um assunto. O bom líder não visa o protagonismo, e sim o desenvolvimento profissional.
Ser um exemplo
Vale ressaltar ainda que o líder serve como exemplo para seus liderados justamente por ser um perfil estratégico e que sabe agir diante das tarefas e percalços do dia a dia. O líder deve ser o primeiro a demonstrar bom comportamento, a fim de motivar as pessoas sem que se sintam intimidadas.
Como escolher a liderança da sua empresa?
Para se escolher um bom líder, é necessário atentar-se às características já citadas. Mas também vale atentar-se a outras questões.
O que se procura no indivíduo que exercerá a liderança é sua capacidade de enfrentar situações desconfortáveis com profissionalismo, resiliência e perseverança. Assim, a pessoa que exercerá este cargo deverá ter equilíbrio emocional e capacidade de decisão.
Vale ressaltar ainda que o profissional escolhido para o cargo de liderança deve ser competente para lidar com as pessoas, e não necessariamente seu conhecimento técnico.
A principal função de um líder é promover a formação de outros líderes. Por isso, deve assumir os propósitos da empresa e agir de forma ética e transparente, tendo a capacidade de aprendizado e adaptação.
Como oferecer suporte para uma boa liderança?
Um bom líder precisa se sentir livre para atuar em sua área e delegar tarefas para os demais componentes do time. Desta forma, é importante deixá-lo tomar decisões.
Além disso, é importante estar aberto às sugestões desta figura dentro da empresa, uma vez que ela sempre representará uma equipe e sabe o que está correndo bem e quais os principais pontos de dor do time.
Por fim, é importante saber dialogar para sempre chegar em um consenso com os líderes das equipes.
Líder x produtividade do time
Além de tudo, o líder estabelece relações de confiança, e representa os projetos da empresa e caminhos para se chegar ao sucesso. Portanto, o comprometimento dos demais funcionários é fundamental para que as engrenagens da equipe continuem girando e garantindo uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Quando o líder estabelece uma relação de confiança, ele se torna capaz de produzir e ao mesmo tempo deixar claros os objetivos da organização. Com isso, ele introduz aos demais a cultura da empresa, disseminando as principais estratégias e também deixando-os atuar de forma livres e com consciência de suas responsabilidades no lugar em que ocupam.
Desta forma, a relação entre líder e produtividade interfere diretamente na forma de atuação dos demais, e é importante que isso ocorra.
4 piores erros de um líder
Vale lembrar que, independente do cargo que o líder ocupe, ele ainda é um ser humano que pode cometer erros. No entanto, os erros de um líder tem um efeito direto no seu time e seus liderados.
Por isso, a alguns erros que podem não só prejudicar o líder, mas também toda a sua equipe:
Querer ser o destaque
O líder é visivelmente uma figura que se destaca. No entanto, ele deve saber passar o bastão quando necessário, e escutar quando algum dos liderados possui uma visão diferente e otimizada. Ele deve saber passar o destaque para os demais.
Quando o líder procura todo o mérito para si, ele se torna uma figura gananciosa, e corre o risco de manchar sua imagem ao tomar para si algumas habilidades que não possui.
Falta de empatia
O relacionamento no mercado de trabalho é imprescindível para que a produtividade dê certo. Qualquer elemento do dia a dia pode afetar a forma de trabalho de alguém, seja uma perda ou uma dor de cabeça, e o bom líder entende que as pessoas são pessoas, e não máquinas.
Aquele que não desenvolve a habilidade de entender as pessoas, com o objetivo de detectar sutilezas torna-se autoritário.
Não compartilhar
Seja conhecimento, responsabilidades, conquistas ou feedbacks, o bom líder sabe identificar o que deve ser compartilhado com a equipe, e entende que isso é uma prioridade para manter o time motivado.
Manter-se distante das responsabilidades
O mau líder desviará o foco das responsabilidades, e não se importará em queimar alguém para sair ileso.
Já o bom líder sempre dará prioridade às responsabilidades e estará presente para guiar a equipe diante de erros cometidos ou situações desconfortáveis, mostrando que é possível resolver problemas com perseverança.
Conte com Zenklub para melhorar a gestão emocional da liderança
Saber quem é o líder dentro de uma empresa é fundamental para garantir que todas as engrenagens estão funcionando bem e juntas. Mas, garantir que a pessoa no comando tem todas as características de um líder pode não ser simples.
Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
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Referências:
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Martins, S. (2013). Valores individuais e comprometimento organizacional em burocracia profissional: um estudo com o corpo docente de instituição de ensino superior (Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2013).
Embora tenha uma conotação popular, como um ditador, quando tem Autoridade, mas o verdadeiro Líder tem conhecimento técnico da área que lidera e, mesmo estando numa hierarquia, ele se “auto lidera” em relação ao seu Coordenador, de tal forma que o Coordenador, em relação a ele, apenas supervisiona! Tive um Coordenador, quando trabalhei sozinho no setor, que até aplicou a meritocracia: serviço em dia, liberada a última hora do dia de trabalho em que não havia atendimento ao público! Já, em final de carreira, noutra atividade/Órgão, fui o chamado “síndico do setor”: o único presente toda a jornada no setor e último a sair, “recado” do chefe de ser ele, que detinha o poder e sem intenção de deixar a “cadeira”, como se diz!