Processos longos, burocráticos e massantes têm cada vez mais ficado no passado das empresas que apresentam bons resultados e performance acima da média. Saber delegar funções e possibilitar autonomia no trabalho têm gerado resultados muito positivos. 

Um time que funciona dentro de uma cultura organizacional que possibilita autonomia no trabalho tende a apresentar um maior índice de performance, desenvolvimento de habilidades, capacidade de resolução de problemas, confiança e senso de pertencimento.

Afinal, os trabalhadores de hoje apresentam um perfil mais diversificado, que preza cada vez mais por independência, flexibilidade e, é claro, autonomia. 

Vamos entender agora a importância de desenvolver a autonomia no trabalho para os colaboradores, para a empresa e também para o produto final. Saiba também qual é o benefício dessa iniciativa e como aplicar no dia a dia dos seus times.  

Afinal, o que é autonomia no trabalho? 

De forma geral, a autonomia no trabalho é dar espaço e independência para que os colaboradores consigam realizar suas tarefas e desenvolvam projetos utilizando a autogestão. Ou seja, não é necessário que o líder esteja acompanhando de perto e aprovando cada etapa a ser seguida. 

A pessoa autônoma no trabalho pode tomar decisões, definir estratégias e solucionar problemas baseado em suas próprias experiências, capacidades e habilidades. 

A autonomia no trabalho dá mais liberdade criativa para resolução de problemas, mas precisa estar de acordo e dentro do que a empresa espera do colaborador, juntamente dos seus valores e missão. 

Afinal, é preciso que essa autogestão também seja acompanhada e avaliada por lideranças para garantir que o resultado seja o melhor possível. Quando todos os lados estão alinhados sobre a quantidade de autonomia que um funcionário tem, o clima organizacional tende a funcionar muito bem e apresentar resultados muito positivos. 

Por que incentivar a autonomia no trabalho? 

Incentivar e investir na autonomia no trabalho gera resultados tanto para os colaboradores, quanto para a empresa. Para os colaboradores, isso gera um sentimento de independência e pertencimento, além de demonstrar confiança entre líderes e liderados. 

Para a empresa, os resultados são vistos refletidos nos números. A performance tende a aumentar, assim como o engajamento. Soluções criativas também passam a ser mais comuns, facilitando a resolução de problemas. 

Essa melhora no relacionamento entre colaborador e empresa também tende a ser um fator de decisão na hora de atrair e reter talentos, diminuindo também índices de turnover e ajudando na marca empregadora.

A importância da autonomia para o trabalhador 

É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não apenas para quem quer achar uma vaga ideal, mas também para as empresas que buscam profissionais capacitados e especializados.

Em mercados como o de tecnologia, por exemplo, as empresas precisam mostrar um diferencial para chamar atenção do profissional. 

Mostrar que seus colaboradores têm espaço para tomar as próprias decisões e possuem lugar de fala é um diferencial para muitos profissionais que procuram mais autonomia e liberdade no ambiente de trabalho.

Benefícios da autonomia no trabalho

Já citamos alguns dos muitos benefícios de investir na autonomia no trabalho. Vamos agora explicar quais são os principais deles e como isso pode ajudar as diferentes áreas e times. Entenda!

Melhora a motivação do funcionário 

A sensação de pertencimento e maior liberdade são efeitos da autonomia no trabalho. Isso afeta diretamente a satisfação dos seus colaboradores, melhorando também a motivação para realizar as tarefas no dia a dia. 

Sentir que o que você faz tem algum sentido, baseado em suas experiências e escolhas, tende a motivar na busca pelo resultado final.

Aumenta a eficiência

Times que possuem autonomia no trabalho são mais propensos a, além de ter melhora em sua performance, pensar fora da caixa. Resolver problemas, criar soluções e desenvolver projetos inovadores estão conectados com a liberdade de pensamento, expressão e autonomia no trabalho. 

Com tudo isso, o aumento da eficiência e melhora nas entregas é apenas mais um dos benefícios da autonomia no trabalho. 

Incentiva a responsabilidade das equipes

Há quem diga que com autonomia demais, a responsabilidade tende a diminuir. No entanto, quando se implementa a autonomia no trabalho de forma estratégica e com o apoio e ferramentas do time de recursos humanos, a responsabilidade é incentivada dentro das equipes. 

Cria-se um senso de responsabilidade mediantes as entregas e processos, da mesma forma que se dá autonomia para os colaboradores, se espera bons resultados e um acompanhamento e apoio dos líderes. 

Desenvolve novas habilidades nos funcionários

Ao pensar fora da caixa, os colaboradores enfrentam situações e dificuldades novas. Com isso, e somado com o incentivo e motivação, os colaboradores têm espaço para correr atrás do desenvolvimento de novas habilidades. 

Se a cultura da empresa ainda contribui para isso, com uma educação corporativa bem estruturada, além de reter, a empresa também pode desenvolver novas habilidades e talentos. 

Atrai mais talentos para o seu time

Como já citamos anteriormente, essa nova geração de colaboradores procura benefícios e diferenciais nas empresas na hora de escolher uma vaga. A autonomia no trabalho proporciona a liberdade e espaço para criatividade, o que é um fator importante para a atração de novos talentos. 

Aumenta os resultados da empresa

Funcionários motivados e com uma boa performance têm um efeito direto no produto final e resultados da empresa. Dessa forma, os benefícios também podem ser vistos no lucro final de produtividade. 

Melhora o sentimento de realização

Realizar um trabalho onde você se sente responsável e onde você pôde tomar decisões para um resultado final positivo gera um sentimento de realização e de trabalho cumprido. Isso é muito positivo para a relação entre empresa e colaboradores.  

Saiba como aplicar a autonomia no trabalho para os seus funcionários

Mas, afinal, por onde começar e como aplicar a autonomia no trabalho para o seu time de colaboradores? Não é uma missão fácil realizar mudanças como essa sem mexer também com a cultura organizacional e perfil de lideranças. Mas, os resultados são muito positivos para todos os lados. 

Por isso, todas as áreas precisam trabalhar em conjunto com o time de recursos humanos, que pode sugerir novos processos e ferramentas que serão fundamentais para a autonomia no trabalho. 

Vamos entender mais sobre alguns passos que ajudam na implementação dessa cultura. 

O processo começa na contratação para o seu time

Existem diferentes tipos de profissionais no mercado, e cada um lida e trabalha melhor dentro de certas culturas. A realidade é que, se você busca um time que renda bem com autonomia, é preciso contratar profissionais que gostem e se sintam confortáveis com esse modelo de trabalho. 

Assim como outras características, é preciso entender se o profissional tem um fit cultural com a empresa, compartilha da missão e valores e também se gosta de ter autonomia no trabalho.  

Sempre informe claramente as metas e objetivos

Para que a autonomia não tenha nenhum efeito negativo na responsabilidade dos colaboradores e times, é preciso que todos estejam na mesma página. O líder ou gestor precisa informar com clareza quais são as metas, objetivos e prazos. 

A autonomia abre espaço para ideias e soluções criativas, mas é necessário respeitar um escopo e prazos para que o produto final ou cliente não seja afetado. 

Invista na capacitação dos seus funcionários 

Para que os colaboradores alcancem seu maior potencial e possam usar a autonomia a seu favor, é preciso dar ferramentas para isso. Por isso, investir em capacitação, tanto técnica quanto comportamental, é fundamental e pode fazer toda diferença no resultado final.

Mapeie as competências 

Antes de implementar qualquer grande iniciativa, o RH e os líderes precisam conhecer quem são os colaboradores que formam cada time, suas competência, pontos fortes e potencial de melhora. 

Dessa forma, é possível prever desafios, criar planos de resolução de problemas e investir em treinamentos e capacitações focados nas necessidades apresentadas. 

Defina as lideranças 

Mesmo com a autonomia no trabalho é preciso que a liderança esteja presente e alinhada com os objetivos da empresa. Por isso, a escolha de pessoas que lideram é parte fundamental de projetos como esse.

Como identificar que seu time está pronto para autonomia no trabalho?

Dar mais autonomia no trabalho para seu time é algo que pode trazer muitos benefícios para o negócio, mas não é qualquer empresa ou área que está pronta para ações como essa. 

Nem todo mundo lida bem com mais autonomia, e isso não é um problema, desde que esse profissional esteja inserido em um time que precisa dessa postura. A melhor maneira de identificar se seu time está pronto para autonomia no trabalho é através de uma comunicação franca e atenção da gestão.

Converse com as pessoas do seu time, busque identificar neles suas preferências, vontades e características que podem estar de acordo com um perfil mais autônomo. 

Se seu time é composto por profissionais que valorizam a liberdade, gostam de sugerir soluções para problemas e passam confiança e responsabilidade, esse é um perfil que tem grandes chances de estar pronto para tal iniciativa.

Conclusão

Agora que você já conhece os benefícios da autonomia no trabalho e sabe como identificar se seu time está pronto para isso, chegou a hora de colocar em prática!

Investir em ações que visam dar mais autonomia no trabalho podem levar sua empresa para outro nível de satisfação, inovação e resultados. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e implementação de novos processos. 

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

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Referências

KOVÁCS, Ilona. Novas formas de organização do trabalho e autonomia no trabalho. 2006.

LIMA, Jacob Carlos. Participação, empreendedorismo e autogestão: uma nova cultura do trabalho?. Sociologias, v. 12, p. 158-198, 2010.