O trabalho é uma parte importante das nossas vidas, é onde passamos boa parte do nosso dia e tiramos o nosso sustento. No entanto, hoje em dia, as pessoas buscam muito mais que apenas o retorno financeiro. Mas, afinal, como saber se você está infeliz no trabalho? Isso porque, gostar do que você faz é muito importante para manter o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Há diferentes motivos que podem te deixar infelizes com o trabalho. Às vezes, não é o que esperamos ou não nos adaptamos ao ambiente. Ou então, o ambiente é ótimo mas o trabalho em si não tem o significado que você espera.

Nunca é fácil admitir que você é infeliz no trabalho, principalmente se você precisa do salário no final mês. Mas isso pode ser perigoso, inclusive algumas pessoas podem desenvolver casos de depressão e ansiedade por não se sentirem bem em seu local de trabalho.

No entanto, muitas vezes o que precisamos para mudar nossa vida é reconhecer o problema. A partir daí podemos traçar planos e seguir para um caminho que nos faça mais felizes.

Por isso, separamos cinco sinais de que você está infeliz no trabalho. Que tal refletir um pouco sobre eles e se perguntar onde você pode mudar?

1 – Dificuldades com os colegas te deixam infeliz no trabalho

Sempre vão existir colegas mais próximos que outros. Mas, se você tem dificuldades em se relacionar ou se sente mal em relação a maioria das pessoas com as quais trabalha pode ser um sinal de alerta.

O que pode ter acontecido? Existe algum fato concreto que tornou mais difícil a sua relação com eles? Por isso, talvez seja o momento de reavaliar como você se relaciona com as outras pessoas.

Ás vezes, o ambiente de trabalho pode ser tóxico e transformar o que deveria ser um território para parcerias em uma disputa constante. Por isso, procure entender a causa disso tudo e pense bem se existe uma saída saudável para isso, como por exemplo uma conversa sincera e aberta.

2 – Sua rotina te faz sentir preso

Trabalhar oitos horas por dia, enfrentar o trânsito, encaixar outras atividades entre uma folga e outra. Essa série de atividades pode fazer qualquer um se sentir preso e infeliz. Mas, às vezes o problema não é o trabalho, e sim a maneira como nos organizamos e priorizamos as coisas.

Uma rotina cheia demais e sem os devidos momentos de descanso pode causar esgotamento emocional e físico. Por isso, lembre-se que trabalhar é importante, mas você também precisa de um tempo pra si. Praticar meditação pode ser uma ótima ferramenta pra relaxar a mente.

3 – Dificuldades para acordar de manhã

Quem não gosta de dormir até mais tarde de vez em quando? Porém se você está se atrasando constantemente e quando abre os olhos pela manhã se sente triste ou mesmo cansado é momento de avaliar. Será que essas sensações tem haver com meu trabalho e rotina?

O corpo responde de maneira muito sutil aos nossos sentimentos. Portanto, quando existe algo fora do seu comportamento comum ouça. Esse cansaço pode estar relacionado tanto a fatores físicos quanto emocionais. Por isso, procure um médico para avaliar se é físico e procure um profissional da saúde emocional para lidar melhor com tudo isso.

4 – Falta de concentração

Você se senta em sua mesa, pronto para trabalhar. Horas depois, percebe que não produziu nada. Só conseguiu navegar pelas redes sociais, olhar para o relógio e tomar café com os colegas. Procrastinação e dificuldade de foco podem significar que você está infeliz.

Claro, todos passam por fases onde é preciso ter uma distração, só tenha certeza que esses pequenos intervalos não estão prejudicando o seu dia a dia. Caso a resposta seja sim, talvez uma opção seja ir a uma sessão de coaching ou praticar o mindfulness para treinar o seu foco.

5 – Ficar triste domingo à noite

Pode parecer uma piada engraçada dizer que está triste no domingo porque segunda está chegando, mas se esse sentimento se torna real deve ser motivo de preocupação. Se constantemente ao acabar o fim de semana você se pega pensando com tristeza no que virá pela frente, fique alerta.

Você se identificou com um desses sintomas? Acredita que precisa de ajuda para entender o que está sentindo? O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar pra te ajudar no que você precisar.