Janeiro Branco: o que é e por que existe? Quem nos explicou um pouco mais sobre essas questões foi o psicólogo Leonardo Abrahão, criador do movimento pela saúde mental.

O mês de Janeiro foi escolhido por representar um período que já é coletivamente conhecido por ser um tempo de recomeços. Nesta época do ano, as pessoas fazem balanços das suas vidas e traçam metas e planos para um novo ciclo. A cor branca vem inspirada pela folha de papel, um espaço vazio, mas pronto para ser preenchido.

A intenção é mostrar que é uma oportunidade para aderir a novos hábitos, objetivos e formas de encarar a vida que ajudem as pessoas a cultivarem bem-estar.

A ideia da campanha Janeiro Branco é fazer um convite para que as pessoas preencham o novo ano com novas atitudes que priorizem sua saúde mental – Leonardo Abrahão, psicólogo.

De volta ao básico: o que é saúde mental?

Segundo Leonardo, o conceito de saúde mental gira em torno de diversas questões que abraçam nossa vida social e cultural. Esse conceito também está conectado à ideia de ser capaz de lidar com nossas questões internas e com as externas (da vida e da sociedade), respondendo a elas de forma funcional e satisfatória.

Em outras palavras, tem a ver com ser capaz de administrar nossos sentimentos, pensamentos, emoções, desejos, sonhos etc. E, enquanto isso, também respondermos aos eventos e estímulos da vida de forma saudável.

O consenso que existe diz que a pessoa tem saúde mental quando consegue dar respostas para dentro e para fora de forma funcional. – Leonardo Abrahão

Como transformar palavras em ações neste Janeiro Branco?

Segundo Leonardo, existem 3 passos fundamentais sobre os quais precisamos agir:

  • Reconhecer nossa condição psicológica: isso passa por investir em autoconhecimento para ser capaz de compreender nossas emoções. É sobre aceitar nossa vulnerabilidade e nos entender como seres que, eventualmente, precisam de ajuda e de cuidado;
  • Tomar a decisão de viver melhor: ou seja, decidir incluir ações na nossa agenda que contribuam para o nosso bem-estar, o que pode ir da própria terapia a coisas mais simples, como meditar, praticar exercícios físicos, se dar tempo de descanso, ter um hobby que te faça bem, praticar yoga e diversas outras atividades;
  • E, por fim, aceitar os nossos limites: reconhecer quando precisamos de ajuda e de fato procurá-la, investindo no nosso cuidado.

Em 2023, o Zenklub será mais uma vez o patrocinador oficial do movimento Janeiro Branco.