O uso da valeriana para ansiedade é uma prática milenar. Mas será que realmente funciona?

Neste artigo vamos mostrar se essa planta realmente tem efeitos na melhora da saúde mental e, se sim, quais são suas principais indicações.

Então, se você quer aprender como diminuir a ansiedade de forma completa e cientificamente comprovada você veio ao lugar certo.

Tenha uma ótima leitura!

O que é valeriana?

A valeriana é o nome popular da planta Valeriana officinalis, original da Europa e de alguns locais da Ásia.

Essa planta é usada para preparar um chá para ansiedade em que suas raízes são preparadas e infundidas em água.

Alguns nomes que a planta também recebe são: erva-de-amassar, erva de São Jorge e erva dos gatos.

Desde a Antiguidade, a valeriana tem sido descrita como uma planta com propriedades medicinais.

Por exemplo, Galeno, considerado um dos maiores médicos dos primeiros séculos, prescrevia chá de valeriana para tratar insônia. 

Como é a atuação dos remédios fitoterápicos no organismo?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a valeriana não só é uma planta cujas raízes são insumos para fazer chás, mas também um fitoterápico para ansiedade.

Os remédios fitoterápicos agem no corpo de uma forma semelhante aos remédios convencionais, mas os princípios ativos dos fármacos comuns são sintéticos, ao passo que os dos fitoterápicos provêm de plantas.

Após a ingestão dos comprimidos fitoterápicos, os princípios ativos são absorvidos e, no caso da valeriana, agem no Sistema Nervoso Central (SNC), promovendo a ação do GABA, neurotransmissor de ação sedativa.

Para serem vendidos em farmácias os remédios fitoterápicos passam por uma série de estudos científicos que atestam sua segurança, eficácia e qualidade.

Para quais sintomas a valeriana é indicada?

A valeriana tem sido usada ao longo dos anos para acalmar a mente. Suas principais indicações são como:

  • Sedativo moderado para gerar relaxamento
  • Agente promotor do sono 
  • Distúrbios do sono associados à ansiedade

Valeriana é bom para ansiedade?

Segundo o Dr. Marco Antonio Abud Torquato Jr. que é médico psiquiatra, para dizer que um remédio é bom para algo são necessários vários estudos para juntar todos eles e chegar a uma conclusão.

A maioria dos estudos mostra que a valeriana é melhor que o placebo para a insônia em uma dose de 300-600 mg por dia.

Os efeitos do remédio da valeriana na ansiedade ainda não são tão robustos, ou seja, há uma evidência fraca a moderada de que esse fitoterápico pode combater o problema.

Por outro lado, por exemplo, usar a fluoxetina para ansiedade tem uma evidência científica robusta, apesar de ser um remédio sintético.

Como tomar valeriana para ansiedade?

A maneira como cada pessoa é individual, sendo prescrita por um médico.

Assim, de forma geral, o remédio da valeriana deve ser utilizado por via oral na dose de 2 a 3 comprimidos revestidos 1 a 3 vezes ao dia.

Além disso, em casos de dificuldades de pegar no sono por conta da ansiedade, a menos que haja orientação médica contrária, o remédio da valeriana pode ser tomado de 30 minutos a 2 horas antes de dormir.

Contraindicações do remédio valeriana

Embora seja um medicamento fitoterápico, produzido com base em uma planta, há contraindicações para os seguintes grupos:

  • Mulheres grávidas ou amamentando.
  • Menores de 3 anos.
  • Pessoas que tenham hipersensibilidade à Valeriana officinalis

Passiflora ou valeriana para ansiedade?

Assim como a valeriana, a passiflora é um fitoterápico bastante comum para tratar a ansiedade. 

Não há diferenças consideráveis entre usar a passiflora ou a valeriana para controle da ansiedade, uma vez que ambas não têm evidências científicas robustas.

Além dessas opções, há outras plantas que podem ajudar a combater a ansiedade, entre elas:

  • Melissa, ou Melissa officinalis – também conhecida como erva-cidreira
  • Camomila
  • Erva-de-são-joão 
  • Lúpulo
  • Kava-Kava

Além do remédio valeriana para ansiedade, descubra outras fontes de bem-estar

Embora fazer o uso de valeriana para ansiedade possa ajudar, é importante que se tente buscar uma série de outros hábitos que vão em conjunto vão acalmando sua mente e te ajudam a viver o aqui e agora da melhor forma possível.

Há uma série de fontes de bem estar disponíveis, entre elas:

Para atingir os melhores resultados, é muito importante que cada pessoa busque terapia para lidar com a ansiedade de maneira individualizada.

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Publicado por:

Bianca Gregorio

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