A ansiedade é uma característica inerente ao ser humano, mas em excesso pode nos fazer mal. Assim, neste artigo trouxemos os 4 melhores exercícios para ansiedade que são comprovadamente eficazes para reduzir essa angústia.

Hoje em dia, muitas pessoas querem aprender como diminuir a ansiedade de maneira prática e saudável.

Em alguns casos, após orientação médica, pode-se fazer uso de algum fitoterápico para ansiedade ou até mesmo de certos remédios controlados.

O que nem todo mundo sabe é que há vários exercícios simples para acalmar a ansiedade. Venha conferir os melhores!

O que é a ansiedade?

Muita gente se pergunta: como saber se tenho ansiedade?

Na verdade, a ansiedade é uma reação normal do corpo diante da apreensão sobre acontecimentos futuros.

De certa forma, ter um pouco de ansiedade nos ajuda a nos preparar melhor para os desafios que virão, pois, antecipando aquilo que pode acontecer, tomamos uma postura preventiva em relação aos fatos.

Por exemplo, antes de realizar uma prova importante, a ansiedade gerada pelo medo de ir mal nos move a estudar e ter mais chances de obter um bom desempenho na avaliação.

No entanto, há momentos em que controlar a ansiedade não é nada fácil e, ao invés de nos ajudar, ela acaba nos fazendo paralisar por conta do sofrimento. 

Por isso, é importante conhecer alguns exercícios simples que você pode implementar em sua rotina e acalmar sua mente.

1. Exercícios psicológicos para ansiedade

Muitas vezes a nossa psique é responsável por uma parcela considerável da ansiedade que sentimos.

Assim, alguns exercícios psicológicos podem te ajudar a acalmar-se e sentir-se muito melhor no seu dia a dia. 

Por exemplo, busque permitir-se alguns mimos que te deixam feliz. Isso com certeza te fará muito bem.

Assim, experimente comprar algo novo, viajar para um local que te traz paz ou até mesmo conversar com seus amigos. 

Ao realizar atividades que te dão prazer, sua mente ficará mais leve para que você os sintomas negativos da ansiedade possam ir aos poucos embora.

Fique perto de pessoas que te incentivam e passam confiança. Busque apoio de uma rede de amigos, família ou profissionais dispostos a te ajudar.

Um outro exercício psicológico que pode ser muito valioso para você é dar um tempo nas redes sociais.

Embora seja muito bom conversar e interagir com nossos amigos e familiares por meio das redes, elas nos oferecem uma carga muito grande de informações que podem aumentar nossa ansiedade.

Por isso, experimente ficar uns tempos em off e verifique se esse é um dos exercícios psicológicos que funcionam para você.

 2. Exercícios respiratórios para ansiedade

No dia a dia precisamos dizer para nós mesmos: “Respira, não pira.”

Nesse contexto, uma das formas mais simples e eficazes para controlar a ansiedade é por meio de exercícios respiratórios.

Isso acontece porque acalmar a respiração passa uma mensagem para seu cérebro de que está tudo bem e que você pode focar naquilo que você tem controle.

Dessa forma, os exercícios respiratórios são uma espécie de calmante natural que podemos usar quando precisarmos.

Uma maneira muito interessante de exercício para a respiração é o chamado 4-4-6. Consiste no seguinte passo a passo:

1)  Inspire lenta e profundamente o ar pelas narinas por 4 segundos;

2) Segure o ar em seus pulmões tranquilamente também por cerca de 4 segundos;

3) Por fim, elimine, por cerca de 6 segundos, de forma suave todo o ar que estava retido.

Um dos outros exercícios respiratórios que também acalmam a ansiedade é respirar por narinas alternadas. Basta tampar com o dedo uma das narinas, inspirar, tampar a outra narina desobstruindo a primeira e soltar o ar calmamente.

Você notará a sensação de paz que vai surgir no seu ser depois desses simples exercícios respiratórios.

3. Exercícios de meditação para controlar a ansiedade

A meditação para ansiedade comprovadamente ajuda a conter os sintomas de angústia e mal estar.

Por exemplo, fazer exercícios diários de meditação mindfulness contribuem para nos tornar mais conscientes no aqui e agora e, assim, reduz nossa ansiedade.

Aliás, pesquisas recentes mostram que meditar todos os dias por vários anos consecutivos literalmente muda o nosso cérebro graças a um fenômeno conhecido como neuroplasticidade.

Essas mudanças têm a ver com o crescimento de áreas cerebrais relacionadas com o autocontrole, resiliência e outros atributos que combatem a ansiedade excessiva.

 4. Exercícios físicos para ansiedade

Buscar a prática de exercícios físicos é uma decisão muito inteligente para controlar a ansiedade. Há inúmeras opções e o mais importante é que você sinta prazer na atividade escolhida.

Por exemplo, fazer exercícios de yoga pode ser um santo remédio para a ansiedade. Essa prática milenar, além de melhorar sua saúde como um todo, trabalha muito a respiração. Ou seja, une o melhor dos dois mundos!

Além disso, você pode optar por outras atividades físicas que também trabalham a respiração, como:

  • Corrida
  • Dança
  • Pilates
  • Natação

Mas, afinal, por que atividades físicas ajudam a combater a ansiedade?

Nosso cérebro funciona à base dos neurotransmissores que são substâncias que realizam a comunicação entre os neurônios.

Quando esses neurotransmissores encontram-se em falta ou em desequilíbrio no nosso cérebro podemos sentir uma série de sintomas, inclusive a ansiedade.

Assim, os exercícios físicos aumentam o nível dos neurotransmissores ligados ao prazer e bem estar como, por exemplo, a serotonina e a dopamina.

Sem contar que a prática regular de exercícios físicos diminui o cortisol, o hormônio que gera o estresse e a ansiedade.

A ansiedade está te atrapalhando? Não deixe de procurar ajuda!

Sem dúvida sentir a ansiedade tomar conta do nosso dia a dia é muito ruim e, às vezes, somente os exercícios para ansiedade aqui citados não são suficientes para conter completamente o sofrimento que a ansiedade pode causar.

Por isso, como ajudar alguém com ansiedade envolve aconselhar a procura por um especialista que domine tudo sobre esse problema e defina quais as melhores abordagens a serem feitas para cada caso.

Aqui na Zenklub você encontrará profissionais especialistas nos mais diversos segmentos da saúde mental dispostos a te ajudar, de forma 100% individualizada, segura e sigilosa a lidar com a ansiedade e viver muito melhor!

Clique aqui e conheça o profissional ideal para você!

Este artigo foi útil?

3.46

Você já votou neste post

Publicado por:

Rui Brandao

Publicado por:

Rui Brandao

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.