A endorfina faz parte do grupo de hormônios da felicidade, que inclui outras 3 substâncias químicas produzidas pelo nosso organismo. São eles: serotonina, o hormônio do prazer, dopamina, o hormônio do bem estar e oxitocina, o hormônio do amor.

A endorfina, por sua vez, é considerada oficialmente o hormônio da felicidade porque é a responsável por essa sensação. Ser feliz não é a meta de vida de todas as pessoas à toa. Esse estado de espírito realmente é benéfico para a saúde em geral.

A felicidade é capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento, aumentar a autoestima e claro, diminuir o estresse. Por isso, a produção da endorfina é tão importante para o nosso corpo.

A endorfina funciona como um analgésico natural. Dessa forma, quando estamos em situações de adrenalina, a endorfina estimula sensações de bem-estar e conforto, tanto físico, como mental. Quer saber como funciona essa substância? Primeiro vamos explicar o que é a endorfina.

O que é a endorfina?

É um neurotransmissor, ou seja, uma substância natural do cérebro. A hipófise produz endorfina e a espalha pelo corpo inteiro através do sangue. Como os outros neurotransmissores, atua como mensageiro químico e se comunica com as demais células nervosas, propiciando o equilíbrio entre os neurônios e, consequentemente, o bom funcionamento do corpo.

A endorfina é muito conhecida entre os atletas por ser um hormônio liberado na atividade física. Ou seja, essa substância é fonte de energia, e nos ajuda a lidar com o estresse do dia a dia. No entanto, fazer exercícios não é a única forma de liberar a endorfina. Veja a seguir o que você pode fazer para estimular a produção desse hormônio.

Como liberar endorfina?

Como a endorfina está diretamente ligada às sensações de prazer e bem-estar, a liberação dessa substância requer algo nada difícil: fazer o que gosta e se sentir realizado com isso.

A liberação das endorfinas na corrente sanguínea depende de atividades que despertem os sentidos. Isso estimula o sistema nervoso e faz com que ele reaja. Confira a seguir algumas dicas para turbinar a produção de endorfina.

Coma chocolate

O chocolate é um bom estimulante para a endorfina. Por isso aquela sensação gostosa de satisfação após uma mordida no chocolate.

No entanto, para não sair da dieta e aproveitar os benefícios do chocolate de maneira consciente, o ideal é consumir um quadradinho por dia de chocolate do tipo 70% cacau.

Faça exercícios físicos

Você já sabe que a endorfina é liberada através de atividades físicas. Portanto, faça isso no seu dia a dia. É possível se exercitar de diversas formas: é só escolher a que te agrada mais, mas não deixe de praticá-la regularmente.

Os fãs de corrida devem treinar pelo menos uma vez por semana. Já quem prefere aulas em grupo, academia, yoga e pilates são ótimas opções. Além disso, há outras maneiras de exercitar o corpo, como dançar, surfar ou andar de bicicleta, por exemplo.

Apenas escolha algo que te dê prazer e mexa o corpo!

Boas risadas geram endorfina!

Estar na companhia de amigos e gargalhar faz bem para alma e também para o corpo. O riso é uma terapia alternativa, que ajuda no seu bem-estar e na produção de endorfinas.

Pensamentos positivos

A endorfina é capaz de anestesiar as dores, tanto físicas, como emocionais. Dessa forma, cultivar pensamentos positivos é uma maneira de estimular esse hormônio.

Tenha relações sexuais

O sexo é uma atividade que dá prazer. Sendo assim, é uma forma de liberar endorfina. Por isso, é importante ter relações sexuais regulares e satisfatórias. Quanto mais íntimo e à vontade você se sentir, maior será a conexão entre vocês, estimulando uma maior liberação de endorfina.

Pratique a gratidão

A gratidão pela vida, por suas conquistas, amigos, familiares, relacionamentos amorosos e por tudo mais te deixa feliz, estimula a liberação de endorfina.

Uma dica para praticar a gratidão é fazer uma lista e escrever nela todo dia alguma coisa pela qual você é grato. Além de te ajudar a ser grato e liberar endorfina, ainda faz você visualizar de forma clara suas metas.

Tome banho frio

Além disso, outra maneira de estimular a liberação de endorfina é através de atividades presentes no seu dia a dia, como tomar banho. Ou seja, o banho frio é um ótimo aliado. Isso porque o corpo libera mais endorfina para amenizar o choque térmico causado pelo contato da água fria com o corpo quente.

Essas são apenas algumas formas de te ajudar a liberar mais endorfinas, mas no geral, fazer atividades que você gosta é o segredo para estimular a liberação desse hormônio e assim usufruir dos benefícios que ele traz para o nosso bem estar.

Se durante a sua jornada você sentir alguma dificuldade ou precisar de apoio, não hesite em buscar ajuda. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você.