Hormônio da felicidade: o seu corpo garantindo o próprio bem-estar
O hormônio da felicidade é responsável por sensações positivas do seu corpo. Em nosso organismo há uma série de reações naturais que garantem o seu bom funcionamento.
Ou seja, esse hormônio é um elemento ativo nesse processo biológico da felicidade. Ele é um neurotransmissor produzido no cérebro, mas que tem efeitos em todo corpo, trabalhando na comunicação entre as células nervosas.
Mas, afinal, o que são neurotransmissores? Eles são como mensageiros que levam os sinais entre os neurônios e todas as células do corpo, criando as reações pelo seu corpo.
Além de sensações, ele pode afetar as funções físicas, como o sono, apetite, libido e frequência cardíaca, por exemplo. O papel deles dentro do nosso organismo é muito importante. Além disso, a falta pode ser a causa de certas doenças, como o parkinson e a depressão.
Ou seja, para que nosso bem-estar esteja em dia, o nosso corpo precisa de vários neurotransmissores. Cada um funciona de uma forma específica. O quarteto da felicidade, como ficou conhecido, reúne os principais: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina (ou ocitocina).
Eles trabalham em diferentes áreas do nosso corpo e são responsáveis por sensações diferentes. Mas, todos são importantes da mesma forma.
O hormônio da felicidade é um quarteto
Ficou curioso? Conheça a seguir cada um dos hormônios da felicidade e aprenda o que fazer para melhorar a produção desses quatro neurotransmissores.
Endorfina: o hormônio da felicidade
Todos eles têm ligação com a felicidade, pois todos funcionam para garantir o bem-estar. Mas, a endorfina é a principal. Para entender melhor tudo isso, vamos explicar o que é a endorfina.
A hipófise produz endorfina e depois a libera para alcançar todo corpo através do sangue. Esse hormônio é como um analgésico natural. Ela anestesiando o corpo durante o sono, quando nos machucamos e quando nos exercitamos. Por isso, ela ganhou fama entre os atletas, pois é responsável por aquela sensação boa depois do treino.
Dizemos que a endorfina é oficialmente o hormônio da felicidade, porque ela age em células específicas e da sensações de bem-estar e disposição. Dessa maneira ficamos mais felizes. E ser feliz é um estado de espírito muito bom para a saúde, pois estimula o sistema imunológico, diminui o estresse e ainda por cima combate o envelhecimento.
Ou seja, se você quer ser feliz, é importante liberar a endorfina. Para isso, mande ver na produção dele ao fazer certas atividades:
- Faça exercícios físicos
- Coma chocolate, com moderação
- Dance
- Cante
- Trabalhe em equipe
Serotonina: hormônio do prazer
A serotonina é o hormônio do prazer. Isso porque tem relação com a libido. Dessa forma, os níveis de serotonina podem mexer no desejo sexual.
Ela tem papel fundamental no estímulo da felicidade, pois atua regulando o humor, as funções cognitivas, o apetite e a sensibilidade. Ou seja, reações que são nos deixam mais felizes.
Para aumentar a produção, coma alimentos ricos em triptofano, como tomate, vinho tinto, banana, carnes magras, entre outros. Além disso, adote hábitos saudáveis e faça exercícios físicos. Também é bom fazer atividades ao ar livre. Entre em contato com a natureza e tome sol.
Dopamina: hormônio do bem-estar
A dopamina é um hormônio da felicidade que causa a sensação de bem-estar e de prazer. Mas esse é um prazer diferente daquele da serotonina. Esse está mais ligado com o ciclo de recompensa, de você alcançar um objetivo e ter aquela sensação boa de conquista.
Isso acontece normalmente quando se dá o primeiro passo em direção ao objetivo e quando a meta é alcançada. Por isso, uma das melhores maneiras de estimular a produção da dopamina é definir metas e celebrá-las ao final.
Oxitocina: hormônio do amor
Também conhecido como o hormônio do abraço ou do amor, a oxitocina está ligada aos comportamentos maternos. Ou seja, é responsável pelo desenvolvimento de relações emocionais. Ela também está envolvida no mecanismo corporal do parto em mamíferos.
Esse hormônio da felicidade gera sentimentos de calma e segurança. Por isso, é importante na hora de regular a ansiedade.
Para melhorar ele é muito fácil, nada melhor do que um abraço demorado. Presentear e receber presentes também aumentam a produção dessa substância em nosso organismo.
Esses hormônios da felicidade são muito importantes para o nosso corpo e o melhor: são todos naturais. Por isso, se você estiver com tudo isso em alta é só aproveitar a vida, com saúde física, mental e bem-estar.
Conheça o Zenklub
Se durante a sua jornada você sentir alguma dificuldade ou precisar de apoio, procure ajuda! Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontre um profissional para te ajudar a construir e fortalecer seu melhor você.
O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com especialistas em bem-estar emocional, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.
Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.
Tenho tudo mais não sou feliz e muito ruim isso orrivel nada p mim está bom
Arlindo, saiba que é natural se sentir assim, você não está sozinho!
Lembre-se: procurar apoio não é uma fraqueza
Eu tenho Doença de Parkinson, há aproximadamente 15 anos, sempre fui muito contente, Jamais de dois meses para cá não quero sair, está tudo muito difícil fazer os afazer domésticos, estou com muitas dores nos pés e no quadril e isso me me chatea muito, nas viagem não consigo andar, isso faz com que eu não queira ir. Peço ajuda
Glaucia, imagino que não esteja sendo fácil, mas lembre-se que você não está sozinha.
Procurar apoio emocional é muito importante, e não é uma fraqueza.
Não sou psicóloga, mas posso orientar que converse com um especialista da nossa plataforma, que tem os cuidados necessários para te auxiliar com esses sentimentos e com o apoio necessário. Conte conosco se tiver dúvidas sobre a nossa plataforma
Perdi a vontade de viver desde 2004 quando perde o emprego e minha mãe no mesmo e por último caí em casa e fraturou a coluna em dois lugares recebi graças divina já consigo andar com bengala mas não posso fazer nada sinto muita dor física e na alma tenho muita vontade de morrer pra sair do sofrimento 😢😢
Benedita, sinto muito pela sua perda
Imagino que não seja fácil para você lidar com isso, mas lembre-se que não está sozinha, e que procurar apoio emocional poderá te ajudar muito a lidar com os seus sentimentos.
Caso tenha qualquer dúvida sobre as sessões online com os nossos especialistas, conte conosco
Adorei as informações. Tudo de bom,vou começar a participar e seguir as dicas.
Josino, muito obrigada por nos acompanhar por aqui!
Parabéns Dr. Sou uma pessoa feliz e gostei bastante em saber da sua ajuda para melhorar a saúde das pessoas
Maria, muito obrigada por nos acompanhar por aqui!
Olá, obrigado pelas informações deste artigo, pretendo botar em prática tudo que foi passado para nossa compreensão.
Estou em um momento da minha vida que toda ajuda é muito bem vinda 🙏
SIM! Este artigo me foi muito util, me ajudou a enteder mais como funciona minhas emoções atraves dos hormônios da felicidade, e eu indico a todos saberem disso, se entendermos nossa mente, acredito que seremos mais feliz na vida, de todas as formas.