O que é People Analytics e como fazer análise de dados no RH?
People analytics é uma metodologia de gestão de pessoas que utiliza coleta e análise de dados do quadro de funcionários de uma empresa para obter informações estratégicas sobre o comportamento, necessidades, desempenho e interações sociais dos colaboradores.
O objetivo é aprimorar a gestão de recursos humanos, tornando-a mais estratégica, além de otimizar processos de recrutamento, desenvolvimento e retenção de talentos, reduzindo os índices de turnover e aumentando o engajamento no trabalho.
Esse método identifica padrões e tendências que podem ajudar as empresas a tomarem decisões mais sólidas e seguras. Leia o nosso artigo e entenda como o people analytics pode contribuir com uma gestão muito mais proativa e eficiente. Vem com a gente!
Como funciona o People Analytics?
O people analytics funciona a partir da implementação de métodos de análise de dados e tecnologias avançadas para compreender, medir e aprimorar a experiência dos colaboradores.
Ao adotar estratégias de definição, coleta, limpeza, interpretação de dados, o setor de Recursos Humanos torna seus processos mais eficientes para lidar com os desafios de pessoal e criar um ambiente corporativo mais proativo e saudável.
A seguir, confira como o people analytics funciona:
1. Coleta de dados
Os processos que envolvem o people analytics começam com a definição dos dados que são mais relevantes para a empresa.
Essa fase envolve uma avaliação cuidadosa sobre os objetivos organizacionais, identificando os elementos específicos fundamentais para alcançar as metas estabelecidas pelo departamento.
Ao alinhar as informações mais importantes para estratégia, define-se, então, uma base de dados para uma análise mais direcionada e eficaz.
Posteriormente, é feita a coleta de informações provenientes de diversas fontes, que incluem sistemas de RH, pesquisas de funcionários e feedback humanizado.
Vale lembrar que a variedade e abrangência dos dados coletados são essenciais para garantir uma análise robusta e completa.
2. Gestão dos dados
Essa etapa consiste na gestão de dados, ou seja, é preciso definir metodologias eficientes para fazer o gerenciamento adequado, priorizando sempre a integridade e a confiabilidade dos dados.
Por isso, a limpeza da base de informações é essencial. Nessa fase, você deve fazer a remoção de inconsistências, duplicatas e quaisquer interferências que possam distorcer ou influenciar as análises.
Lembre-se sempre que garantir a confiabilidade dos dados garante interpretações sólidas e representativas da realidade da empresa.
3. Análise e geração de insights
Após coletar e consolidar os dados, inicia-se a etapa de análise das informações dos colaboradores. Nessa fase, recomenda-se o uso de ferramentas analíticas e técnicas estatísticas para avaliar de maneira minuciosa, precisa e eficiente todos os dados.
Dessa forma, os profissionais envolvidos nesse processo podem identificar padrões, tendências e correlações sobre o comportamento dos colaboradores, fatores de desempenho e outros aspectos.
Os resultados da análise de dados, então, são avaliados com base nos objetivos definidos inicialmente pela empresa.
A partir disso, é possível estruturar políticas de gestão de pessoas mais coerentes e adequadas com a realidade empresarial, criando planos de ação para otimizar diversos processos, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, plano de cargos e salários, gestão de benefícios, etc.
Além disso, a definição dessas estratégias também ajuda a aumentar o engajamento no trabalho e alinhar as práticas de recursos humanos às metas gerais da empresa.
É importante frisar que esse processo é contínuo e cíclico. Ou seja, ao colocar as estratégias em prática, novos dados são coletados, dando origem a um novo ciclo de análise e ajuste.
Quais análises podem ser feitas no People Analytics?
A área de recursos humanos é muito dinâmica e, por isso, as análises devem ser feitas de forma abrangente para proporcionar uma visão ampla sobre os mais diferentes aspectos.
Nesse sentido, o people analytics oferece quatro diferentes tipos de análises, cada uma fornece dados relevantes para a gestão de pessoas.
Conheça a seguir essas categorias de dados e compreenda como elas se inter-relacionam e contribuem para uma visão completa do capital humano. Confira:
Análises descritivas
A análise descritiva, ou decisiva, é uma técnica do people analytics que foca em identificar padrões em dados passados para entender eventos anteriores.
Inclusive, essa metodologia é a mais frequentemente usada por empresas, segundo dados do HR Research Institute.
A análise descritiva pode auxiliar, por exemplo, na análise das taxas de rotatividade dos colaboradores, motivos mais comuns para demissões ou eficácia dos programas de treinamentos realizados.
Análises preditivas
Já a análise preditiva classifica dados passados e presentes para obter insights e, a partir deles, aplica modelos de estimativa para antecipar possíveis cenários e tomar medidas proativas com base nessas previsões.
A análise preditiva pode ser usada para prever quais colaboradores podem deixar a empresa para, assim, adotar estratégias para retenção de talentos antes que a rotatividade ocorra.
Análises prescritivas
A análise prescritiva representa a etapa final, canalizando os insights da análise preditiva em recomendações e ações práticas para alcançar o sucesso.
Ou seja, ela proporciona um caminho claro para implementar mudanças e melhorias com base nas previsões geradas.
Por meio dela, você pode, por exemplo, adotar estratégias para ajudar no processo de recrutamento para atrair candidatos mais qualificados.
Análises diagnósticas
A análise diagnóstica concentra-se em avaliações mais profundas, apresentando padrões, correlações e irregularidades identificados nos dados.
Esse tipo de análise foca em descobrir as causas raiz dos eventos passados, garantindo uma compreensão mais detalhada sobre os aspectos que levaram a determinados resultados.
Esse tipo de análise permite investigar ações ou projetos que falharam, identificando as razões ou os fatores que provocaram variações relevantes nos indicadores de desempenho.
Quais são as vantagens do People Analytics?
O people analytics pode trazer uma série de benefícios para as empresas, proporcionando uma abordagem orientada por dados para compreender, desenvolver e otimizar seu capital humano.
Confira as principais vantagens do people analytics:
- Estratégias de treinamentos personalizadas: o people analytics permite uma análise minuciosa do desempenho dos colaboradores, identificando padrões e áreas para melhoria, contribuindo para a criação de estratégias de treinamento personalizadas.
- Aumento da satisfação e engajamento: ao conhecer as expectativas dos colaboradores, as empresas podem adotar iniciativas direcionadas para melhorar a satisfação e o engajamento, fortalecendo a relação entre a empresa e funcionários.
- Gestão mais humanizada: a partir dos resultados obtidos por meio do people analytics, é possível oferecer uma gestão mais próxima e, assim, construir um ambiente de trabalho que prioriza o bem-estar dos funcionários.
- Melhoria da cultura e clima organizacional: ao analisar as informações sobre os colaboradores, as empresas podem compreender os aspectos que influenciam sua cultura e no clima, adaptando estratégias para fortalecer a cultura empresarial e garantir que os valores da companhia sejam priorizados.
- Decisões mais informadas: o people analytics possibilita tomada de decisão mais estratégicas e acertadas, visto que a empresa conhece as tendências e os possíveis impactos, antecipando desafios e implementando soluções de forma proativa.
- Redução de custos: ao adotar uma política de análise de dados, a empresa consegue otimizar processos de recrutamento, retenção e desenvolvimento, diminuindo os custos operacionais e garantindo uma gestão financeira mais sustentável.
- Otimização dos processos: as empresas que adotam o people analytics melhoram a gestão de pessoas ao identificar rapidamente ineficiências e falhas em processos, aprimorando a eficácia operacional e auxiliando no crescimento sustentável.
Como implementar o People Analytics no meu RH?
Para implementar o people analytics, é preciso considerar alguns aspectos e etapas importantes para que essa estratégia seja implementada de forma adequada.
Confira um passo a passo de como começar a fazer essas análises no RH da sua empresa:
1. Defina os objetivos da coleta
O primeiro passo para a implementação do people analytics é a definição dos objetivos da coleta de dados.
Dessa forma, é preciso determinar as metas desejadas pelo setor de Recursos Humanos, quais os problemas precisam ser solucionados com adoção dessa estratégia e o que pode ser otimizado.
Essa etapa é importante principalmente nesse processo, pois ela garante que os dados coletados, de fato, sejam relevantes para soluções de questões específicas da empresa.
Você pode definir, por exemplo, objetivos para diminuir a rotatividade dos colaboradores ou otimizar processos de recrutamento e seleção.
2. Faça o planejamento de dados
A segunda etapa de implementação do people analytics envolve o planejamento de dados, onde a equipe de RH precisa definir quais dados serão coletados, monitorados e acompanhados para alcançar as metas propostas.
Esse planejamento é fundamental para que os gestores tenham dados suficientes para tomar decisões e atingir as metas traçadas. Você pode coletar dados, como informações sobre desempenho individual, métricas de recrutamento, rotatividade de funcionários, etc.
3. Escolha como colher os dados
O processo de coleta de dados pode ser feito com o auxílio de ferramentas de análises, que permitem automatizar o processo de coleta, integrar diversas fontes de dados e disponibilizar relatórios detalhados.
Escolher os melhores métodos é importante para tornar esse processo ágil, preciso, seguro e eficiente.
4. Incentive a participação da equipe
A participação da equipe é fundamental nesse processo, por isso, o ideal é incentivar o apoio dos colaboradores por meio de uma comunicação transparente sobre os benefícios desses processos e as metas estabelecidas.
Somado a isso, o suporte das equipes proporciona uma coleta de dados mais precisa e completa.
5. Estude os resultados
Para o sucesso da estratégia de people analytics, a avaliação dos resultados é fundamental, pois você possibilita ajustes das estratégias conforme necessário, além de identificar áreas de melhoria e mensurar o resultado das iniciativas adotadas.
Analisar os resultados contribui também para a validação dos objetivos e se, de fato, eles estão sendo atingidos.
Extra: IA e People Analytics
A fusão entre Inteligência Artificial (IA) e People Analytics impulsiona a gestão de recursos humanos, oferecendo insights preditivos e personalizados.
A análise preditiva, a automação de tarefas e o recrutamento inteligente são aprimorados pela IA, otimizando processos e liberando tempo para decisões estratégicas.
Análise de sentimentos e engajamento também se beneficia, proporcionando uma abordagem proativa na melhoria da cultura organizacional.
Essa sinergia redefine a gestão de pessoas, capacitando as organizações a se adaptarem com agilidade e estratégia às demandas do ambiente corporativo atual. É uma jornada contínua rumo à excelência na gestão de pessoas.
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A nossa plataforma permite às empresas identificar padrões e necessidades específicas, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e aumentando a satisfação dos funcionários.
Com as análises do Zenklub, é possível tomar decisões mais estratégicas, criar programas personalizados de saúde mental e implementar medidas preventivas.
Somado a isso, nossa ferramenta monitora o engajamento com os programas, avalia a eficácia das ações e identifica áreas para aprimoramento, ajudando a construir um ambiente de trabalho mais produtivo e acolhedor.
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