Liderança situacional: Entenda o que é e como funciona na prática
A liderança situacional é um tipo de liderança que vem ganhando destaque no mundo corporativo. Isso porque um líder que aplica esse modelo tende a ser bom em tomar decisões de forma assertiva e da maneira correta de acordo com cada situação.
É um fato que o mercado de trabalho e o mundo corporativo vêm mudando muito nos últimos tempos. Isso tem um reflexo direto no perfil de colaboradores e de lideranças que uma empresa precisa.
Por isso, hoje vamos conhecer mais sobre a liderança situacional e como esse estilo de liderar funciona na prática. Afinal, treinar e desenvolver os líderes de uma empresa é um passo necessário para melhorar o bem-estar dos colaboradores.
O que é liderança situacional
Liderança situacional diz respeito ao modelo de gestão onde o líder tem a capacidade de adaptar-se de acordo com a situação presente ou contexto da equipe ou projeto.
Essa é uma teoria de modelo de liderança desenvolvida por Paul Hersey e Ken Blanchard em 1969 que diz que um líder deve se adaptar aos seus subordinados de acordo com o nível de maturidade profissional de cada um.
Ou seja, é uma forma de liderar que visa a adaptação mais individual, seja essa adaptação de acordo com os liderados presentes no time ou projetos e desafios propostos pela empresa.
Quais são as características da liderança situacional?
Uma das principais características da liderança situacional é capacidade de liderar, influenciar e engajar as pessoas do time. Isso se dá por conta do perfil humanizado e individual do líder.
Dessa forma, os liderados tendem a se sentir ouvidos e envolvidos em projetos com os quais eles desenvolvem uma ligação individual. Essa é a descrição do famoso “vestir a camisa”.
A maneira de fazer isso acontecer é delegar cargos e funções de acordo com o melhor desempenho do colaborador para aquela situação ou projeto específico. O líder então deve guiar e dar direcionamento de acordo com a maturidade profissional de cada indivíduo do time, acompanhando assim a realização do trabalho.
Liderança situacional: vantagens e desvantagens
A liderança situacional é um tipo de liderança que mistura e passa por diversos outros tipos de liderança, já que sua principal característica é ser adaptativa.
Com isso, as principais vantagens de utilizar a liderança situacional é não ficar preso a um único tipo de liderança, podendo mudar a maneira conforme a situação ou projeto. Além disso, esse tipo mostra que não existe apenas um jeito correto de liderar, e sim diferentes maneiras para diferentes situações.
Conheça mais algumas vantagens da liderança situacional:
- Colaboradores engajados;
- Flexibilidade na gestão;
- Tende a ajudar o clima organizacional;
- Melhora na performance;
- Melhora nas metas e resultados.
No entanto, para um líder isso pode não ser uma missão tão simples assim. A maior desvantagem da liderança situacional é que pode ser fácil se perder diante de todos os estilos diferentes de liderança ou se adaptar corretamente a determinada situação.
Isso pode gerar confusão não só para o líder, mas também para seus liderados, dificultando a comunicação e também tirar os planos do papel.
Os 4 estilos da liderança situacional
Como já mostramos antes, a liderança situacional vai depender dos projetos e desafios, além do nível de maturidade da empresa e colaboradores. Por isso, existem 4 estilos mais tradicionais de liderança situacional.
1. Direção
Nesse estilo, o foco da atuação está mais no líder e os liderados possuem menos autonomia. Isso porque na direção, o líder deve ditar o que precisa ser feito, além de ensinar e acompanhar o processo até o fim.
Essa supervisão direta acontece até o final do processo para que o colaborador ganhe confiança no processo novo que está sendo aprendido.
2. Orientação
Nesse segundo estilo a maturidade já deve ser um pouco maior do que a anterior. Nesse caso, o líder ainda dá orientações para o time durante todo o processo, além de fornecer feedbacks constantes.
Mas, nesse caso, os liderados também são consultados e podem dar insights e opiniões sobre o processo para seus líderes. Ainda assim, apesar da equipe ser incentivada a participar dos processos de tomada de decisão, a palavra final ainda é do líder.
3. Apoio
Na fase de apoio, o líder deve dar mais autonomia e espaço para seus liderados. Como o nome já diz, os colaboradores participam ativamente dos processos de decisão, enquanto líder da apoio, facilita e incentiva seus liderados.
Nessa fase é muito importante gerar aprendizados e desenvolver a confiança dos liderados.
4. Delegação
Nesse estilo o papel do líder é muito menor e a equipe já tem mais autonomia e segurança para tomar decisões. O papel do líder aqui é delegar funções e responsabilidades.
Dessa maneira, os liderados assumem as decisões e também possuem responsabilidade sobre os desdobramentos.
Afinal, qual a liderança ideal para seus colaboradores?
A liderança ideal para seus colaboradores vai depender de acordo com o nível de maturidade que a sua equipe possui e também o nível de complexidade do projeto ou desafio enfrentado pela empresa.
Por isso, a liderança situacional é um grande aliado dos líderes por aí. Ela possibilita que o líder possa transitar entre os diversos tipos de liderança que já falamos por aqui, adaptando-se melhor a cada situação.
A dica é: avaliar bem a maturidade do seu time e ir passando pelas diversas etapas da liderança situacional para achar qual funciona melhor para o seu colaborador e suas equipes.
Como desenvolver a liderança situacional na empresa?
A tendência é que, quanto maior o nível de maturidade dos colaboradores, mais rápido acontecem os processos. Por isso, a liderança situacional com processos bem desenvolvidos pode melhorar a performance da sua equipe.
Aqui vão algumas dicas de como desenvolver a liderança situacional na empresa:
- Ofereça treinamento para as lideranças
- Ofereça treinamento para os colaboradores e equipes
- Incentive a autonomia
- Abra espaço para que os colaboradores participem das decisões gradualmente
- Ofereça feedback
Desafios da liderança situacional
Os maiores desafios da liderança situacional envolve identificar qual o nível de maturidade os colaboradores e a empresa possuem. Uma vez que isso é um grande desafio, o papel do líder em escolher o melhor tipo de liderança se torna uma missão mais complicada.
Para facilitar, a equipe de RH e profissionais capacitados como o processo de coaching e psicólogos podem ajudar com treinamentos de desenvolvimento e gestão de pessoas.
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Conclusão
Estabelecer e desenvolver o tipo de liderança ideal para seu time é uma ferramenta poderosa para melhorar a performance e bem-estar dos seus colaboradores.
Mas, sabemos que otimizar e garantir a qualidade desse processo pode ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
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Referência
BENNIS, W. G. A formação do líder. Tradução de Marcelo Levy. São Paulo: Atlas, 1996.
A nova sociedade das organizações. In: HOWARD, R. (Org.) Aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
HERSEY, P; BLANCHARD, K. H. Psicologia para administradores de empresas: a utilização de recursos humanos. São Paulo: EPU, 1976.