A importância do feedback humanizado
O feedback, ou diálogo, é importante em qualquer tipo de relação, seja ela pessoal ou profissional.
Quando algo não vai bem, a primeira coisa que buscamos fazer é “discutir a relação”, procurando falar o que é legal ou não dentro do relacionamento e recebendo em troca a mesma experiência. Levando para o lado profissional, é assim que funciona o feedback.
Através do feedback, damos a opção de abrir diálogo e ouvir o outro, evitando mal entendidos e desentendimentos; criando, assim, uma relação saudável no ambiente profissional.
Sabendo dessa importância, levantaremos alguns pontos essenciais para que essa prática seja peça-chave para qualidade de vida no trabalho.
Entenda o que é feedback, sua importância, os tipos de feedback que existem, como fazê-los de forma humanizada, com empatia, e como receber feedbacks também, afinal, essa é uma ferramenta importante em qualquer cargo dentro de uma empresa.
Acompanhe a gente nessa jornada!
O que é feedback
Feedback nada mais é do que um retorno sobre a realização de uma tarefa. É uma comunicação na qual os funcionários são avaliados em relação ao trabalho e ao ambiente. Na gestão de pessoas, esse recurso é fundamental para construir uma ponte positiva entre colaboradores e empresas.
Um feedback humanizado então é aquele que deve ser feito com empatia, com cuidado com o outro. O momento desse retorno pode ser estressante para alguns funcionários, por isso cabe à empresa tratar esse feedback de modo leve e claro, se certificando de que a comunicação seja objetiva, mas não agressiva.
Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review, a prática do retorno ao trabalho realizado reduz as incertezas e, consequentemente, as chances de erros, além de manter as pessoas focadas.
Feedback não é algo complexo
Muitos ainda associam o feedback como “bronca”, mas não é assim, pelo contrário: quando o feedback é realizado, significa que há interesse em que a pessoa que está recebendo possa melhorar ou continuar com suas funções sem se preocupar se o seu trabalho é feito ou não da forma esperada. O feedback não deve ser um momento de estresse e medo. Seu objetivo não é tecer críticas a todos e criar um ambiente hostil.
O feedback deve ser uma conversa franca e simples, que visa apenas o desempenho do funcionário, e apontar como ele pode melhorar seu trabalho para que seja mais produtivo. Não é um processo complexo, mas deve ser realizado com empatia e cuidado.
É importante ter em mente que, para receber o retorno por um trabalho, é preciso estar aberto a isso, afinal, como dito, é uma forma muito eficaz de corrigir o que é feito, ou continuar da forma como antes.
Para que serve o feedback?
O feedback é o melhor meio para levantar pontos positivos, negativos e criar estratégias para melhorias do trabalho, devendo ser colocado em prática toda vez que for necessário. Os funcionários de uma empresa são a base de tudo, e eles precisam estar alinhados com suas funções.
É através do feedback que a equipe de Recursos Humanos pode mapear e reconhecer talentos e saber qual caminho seguir rumo ao sucesso da empresa – e, também, do funcionário. Ele permite que se estabeleça uma transparência na comunicação da empresa com seus funcionários, ficando mais fácil identificar o que pode ser melhorado.
Além disso, o feedback contribui para o engajamento e motivação dos funcionários. Quando as pessoas estão fazendo um bom trabalho, e percebem que estão sendo reconhecidas por isso, elas ficam muito mais engajadas em produzir com a maior qualidade possível.
Com esse recurso, é possível:
- Manter a equipe unida;
- Criar caminhos para a motivação pessoal e profissional;
- Aumentar a produtividade.
Aliás, você sabia que 76% das empresas do Brasil dizem que a falta de comunicação é um dos principais motivos de os projetos não saírem da forma como foi orientado?
Tipos de feedback
Cada feedback tem a sua função e, se feito de forma correta, pode trazer muitos benefícios para a empresa. Um deles é a retenção de talentos, evitando assim que o índice de turnover ou a taxa de rotatividade de funcionários seja alta. Se o índice de turnover de uma empresa é alto, isso significa que os funcionários estão mais saindo do que ficando dentro da empresa.
Esse tipo de índice mostra a insatisfação dos funcionários, já que se quase ninguém fica, além de afetar a produtividade da empresa, isso a torna menos atrativa para novos talentos.
A seguir, iremos apresentar a você 3 tipos de feedbacks: o positivo, negativo e o construtivo.
Feedback positivo
No feedback positivo, como o nome já apresenta, significa que o retorno sobre o trabalho realizado será feito de forma construtiva.
Neste caso, é importante dar elogios e levantar pontos positivos para o colaborador mostrando que seu trabalho foi feito corretamente e que ele deve continuar da mesma forma.
Esse tipo de feedback é importante porque ajuda na motivação e dá condições para que o trabalho continue feito da forma esperada, como comenta Renata Tavares:
“Esse retorno costuma produzir melhores resultados, motivando as pessoas a se desenvolverem inclusive em áreas que não foram reconhecidas”
Feedback negativo
Já no feedback negativo é diferente. Para Renata Tavares:
“Este tipo de feedback gera uma reação negativa no interlocutor que se sente criticado, ameaçado ou não compreende o que de fato precisa melhorar”
Ou seja, esse retorno é dado quando a produção ou atividades realizadas não saíram da forma esperada, geralmente ocasionado por problemas de comunicação, motivação entre outros.
Neste caso, é importante deixar claro para quem está recebendo o retorno que não é uma questão pessoal, porque, infelizmente, pode parecer que é algo direto e acaba não sendo muito bem recebido trazendo outros problemas como desmotivação. O feedback visa justamente não soar como uma crítica ou uma bronca, por isso deve ser feito de forma humanizada, deixando claro ao funcionário o que pode ser melhorado, sem causar sentimentos negativos, sempre reforçando o aprendizado.
Feedback construtivo
O feedback construtivo nada mais é do que levantar pontos positivos e negativos de uma forma que traga soluções de melhora ao trabalho realizado pelo colaborador.
Neste caso, é importante que o feedback seja passado de forma instrutiva e vantajosa, mesmo que não tenha pontos positivos levantados. O feedback construtivo deve estabelecer metas futuras, que irão ajudar na conquista de objetivos por parte da empresa.
Como deve ocorrer o momento do feedback?
Como dissemos, o momento em que o funcionário é chamado para o feedback pode ser um momento de muita tensão e estresse. Esses sentimentos negativos podem fazer com que o funcionário não entenda o feedback direito por causa do nervosismo, causando falhas de comunicação.
Praticar a empatia no ambiente de trabalho é um bom começo, pois faz com que seus colegas de profissão vejam em você uma pessoa que entende e respeita as demandas alheias.
Esse tipo de atitude constrói liberdade em pedir ajuda e a partir disso, cria melhor comunicação e faz com que, quando preciso, o feedback ocorra de uma forma mais leve.
Para colocar em prática a empatia, que melhora e ajuda no bem-estar dos funcionários, se coloque à disposição para entender pontos de vista diferentes do que você está acostumado no dia a dia.
A Renata Tavares, coach do Zenklub, dá uma dica especial sobre o feedback:
“No momento do feedback, o mais importante é sermos capazes de fazer a outra pessoa compreender que nosso objetivo é ajudá-la, seja dando um reforço positivo ao reconhecer um aspecto relevante, seja, pontuando uma competência a desenvolver”
Iremos te apresentar algumas dicas de como o feedback deve ser realizado, para que não haja nenhum desentendimento, e que tanto o RH, quanto o funcionário, saiam satisfeitos.
Impessoalidade
Para começar, é importante que o feedback seja feito de forma impessoal. Isso quer dizer que o foco do feedback é o comportamento dos funcionários diante do trabalho, e não o funcionário em si.
No entanto, a impessoalidade não quer dizer frieza. Um feedback humanizado leva em conta os sentimentos do funcionário, e em casos positivos, principalmente, ele deve se sentir valorizado. Por isso, a impessoalidade é necessária para que não afete a boa avaliação do feedback, mas também não pode ser uma conversa formal ou fria demais. É necessário que haja um equilíbrio.
Privacidade
Feedbacks positivos podem ser públicos, porque exaltam o funcionário. Isso pode estimular tanto o próprio funcionário, com o reconhecimento, quanto aos outros, que ficarão mais engajados e com o objetivo de melhorar também. Mas cuidado, muitos elogios para um mesmo funcionário em público pode fazer com que os outros se sintam injustiçados.
No entanto, feedbacks negativos devem ser SEMPRE privados. Apontar melhorias para um cobrador na frente dos outros pode deixá-lo constrangido e frustrado. O feedback desse jeito não fará efeito algum, pelo contrário, vai apenas fazer com que o funcionário se sinta desmotivado.
Garanta também que o ambiente seja acolhedor para esse feedback, e que mantenha o funcionário calmo e atento.
Busque o diálogo
Um diálogo é estabelecido quando há trocas de ideias para a busca de um acordo entre as partes. É importante que o feedback seja apresentado não como um momento de julgamento, mas sim de acolhimento e entendimento entre as partes.
O funcionário deve ser acolhido durante seu feedback, por isso é necessária a empatia. É importante também que o RH ouça o que ele tem para dizer, a conversa fica muito mais esclarecedora, e ambas as partes saem satisfeitas.
Clareza e suporte
Durante o feedback, os apontamentos devem ser objetivos. Isso quer dizer que o RH não deve ser genérico na hora de abordar os problemas, pois isso pode causar confusão no funcionário, atrapalhando em suas formas de melhorar.
Uma comunicação clara evita possíveis desentendimentos, e fica mais fácil direcionar o que pode ser melhorado. Além disso, o RH deve prestar suporte para que os funcionários se desenvolvam nos aspectos que podem ser melhorados.
Qual o momento certo de oferecer feedback?
Bons momentos para oferecer feedbacks são quando os funcionários estão mostrando desempenho acima ou abaixo do esperado. Quando um funcionário está cometendo muitos erros, e está pouco comprometido com suas funções, pode ser um bom momento para conversar com ele e dar esse retorno.
Um bom começo para os feedbacks são avaliações trimestrais. É importante que o feedback seja feito ao longo do tempo com os mesmos critérios, para que seja mais fácil notar a evolução dos funcionários. Quando a companhia estiver mais ligada à cultura do feedback, a frequência pode diminuir para uma vez a cada seis meses.
Essa frequência não significa uma regra. Como mencionamos, se o funcionário estiver com a produtividade baixa, ou se destacando muito, pode ser uma boa ideia puxá-lo para um feedback.
É muito importante que feedbacks se tornem rotina no dia a dia de trabalho, pois com eles é possível saber qual caminho seguir e o que precisa ser melhorado; além de mostrar que as atividades, bem como as pessoas que as realizam, são importantes para o andamento da empresa.
Como oferecer feedback da forma certa?
Agora que você já sabe da importância do feedback, e quais são os tipos, chegou a hora de entender qual a melhor forma de oferecê-lo aos funcionários.
É importante que o RH saiba como manejar essas conversas, para que sejam o mais proveitosas possíveis. O funcionário deve sair do feedback motivado e engajado, sem qualquer sentimento negativo sobre a conversa.
Feedback negativo
Dar um feedback negativo não é uma tarefa fácil. É preciso planejar bem antes de levantar alguns pontos que precisam ser melhorados pelo colaborador.
Mas, é possível transformar algo negativo em produtivo mostrando para quem está recebendo as instruções que tudo está tudo bem e que, com muita conversa, o trabalho pode ser melhor.
Com as dicas a seguir, saiba como transformar o negativo em feedback construtivo.
Planeje o que vai dizer
O momento do feedback pode ser confuso para um colaborador. Além da tensão clara e ansiedade, ele pode acabar não entendendo o que o RH está querendo dizer com aquele feedback para ele. Por isso, é importante que antes da conversa ser realizada, o gestor tenha em mente os principais pontos a serem abordados. Nesse caso, é ideal que um planejamento ou briefing da reunião seja feito, assim, a tensão será amenizada e a conversa pode fluir mais leve.
Um planejamento ajuda a conversa a ser o mais tranquila possível, já que o gestor tendo em mente o que quer dizer, ele consegue manejar uma conversa calma e fluída, mas que não deixa de apontar os principais erros.
Se o gestor deixar para pensar na hora o que deve ser dito, ele pode se atropelar em informações e acabar sendo um pouco mais rude do que o esperado. Além de confuso, o funcionário pode se sentir atacado, anulando completamente os benefícios que o feedback deveria trazer.
Não seja rude
Saber se expressar bem é importante, principalmente quando o assunto é feedback. Neste caso, use a comunicação não-violenta que implica em falar sobre melhorias sem fazer julgamentos pessoais e com uma linguagem amena sem ser rude, gritar ou usar palavras ofensivas.
Isso não quer dizer que o funcionário deva apenas ser elogiado. No caso de um feedback negativo, por exemplo, há coisas que devem ser melhoradas, e o funcionário deve estar ciente disso. No entanto, é importante que esses erros sejam sinalizados com uma comunicação leve, sem palavras ofensivas ou tons de voz altos.
Faça perguntas sobre o trabalho
Nem sempre os líderes sabem como a rotina no ambiente de trabalho funciona. Como os funcionários se organizam, quais as tarefas que são cumpridas por cada um. O momento do feedback é importante para que os gestores também se atentem à organização rotineira da equipe.
Entender a rotina dos funcionários ajuda a identificar erros diretos que podem ser ajustados. Por isso, é importante que essas perguntas sejam feitas, também para entender a visão de cada um sobre o que está sendo feito.
O momento do feedback também é um momento do funcionário se expressar e dar sugestões.
Dê o benefício da dúvida
Antes de começar o feedback, o RH deve ter ciência de que nem sempre os erros de um funcionário são culpa dele. Alguns problemas de comunicação da própria empresa podem levar a erros dos colaboradores.
Por isso ouvir o funcionário também é importante no feedback. Equipamentos não adequados, problemas na comunicação entre os funcionários e entre os gestores, falta de alinhamento dos objetivos da empresa. Todos esses temas podem estar prejudicando os resultados, sem ser um erro direto dos funcionários.
O feedback deve ser um diálogo. O funcionário deve se sentir confortável para comentar também. Só assim a gestão vai conseguir identificar se a atenção maior deve ser para os funcionários em si, ou para o próprio RH.
Responsabilize, mas não culpe
Como você já sabe, é importante que durante o feedback tudo seja bem esclarecido. No caso de um feedback negativo, deve ficar claro que erros foram cometidos e devem ser corrigidos. No entanto, esse feedback não deve vir acompanhado de ataques ou julgamentos.
O funcionário deve estar ciente sim de seus erros, mas não deve ser atacado sobre o que aconteceu, apenas responsabilizado. É um momento de cuidado na hora do que deve ser falado, sem críticas ou julgamentos.
Acolha e se mostre disposto a colaborar
Um bom líder deve saber lidar com os erros de sua equipe. Um dos seus papéis é acolher os funcionários e encontrar uma solução em conjunto, para que ninguém seja prejudicado. Acolher não significa ignorar os erros que estão acontecendo, mas reconhecê-los e indicar ao funcionário como ele pode melhorar.
Sugestões podem ser uma boa ideia. O gestor deve ouvir o que seus funcionários têm a dizer sobre como melhorar, e isso mostra que o líder também está disposto a ouvir e melhorar em conjunto com seu time.
Feedback positivo
O feedback positivo é uma ótima forma de valorizar o trabalho do colaborador. Através disso, ele pode receber o reconhecimento que merece e mostra que você confia e aposta nele.
Para que o feedback seja realizado de forma eficaz, é importante seguir as seguintes dicas.
Não esqueça o planejamento
No feedback positivo um planejamento também é essencial! O gestor deve saber o que vai elogiar no funcionário, para que ele possa ter consciência do que está fazendo bem. Elogios soltos, sem ter situações específicas ou exemplos deixam os colaboradores confusos sobre o que exatamente estão sendo elogiados.
Planejar o que vai ser dito faz com que o feedback seja um momento proveitoso para ambos os lados.
Fale sobre as ações realizadas
Reforce o que o funcionário está fazendo bem que merece reconhecimento. Isso motiva os colaboradores a melhorarem outros pontos, ou até mesmo investir mais naquilo que está bom.
Depois que o colaborador sabe que seu trabalho será elogiado, é legal mostrar os pontos que levaram a esse feedback positivo. Pegue cases e mostre os pontos positivos, isso é essencial para que a produtividade continue e seja realizada da mesma forma.
Fale sobre detalhes que podem melhorar
O feedback positivo não serve apenas para elogios. Pode ser um bom momento de falar para o colaborador o que pode ser melhorado, acompanhado de reconhecimento pelo trabalho já realizado também.
Quando as pessoas são elogiadas elas se sentem motivadas a melhorar cada vez mais, por isso é importante que acompanhado dos elogios, venham sugestões de melhorar alguns outros pontos.
Reconheça os esforços e dê elogios sinceros
Quando os colaboradores fazem um trabalho bem feito, e estão sendo produtivos, o reconhecimento é crucial para que isso se mantenha. Reconhecimento valoriza o funcionário, e se eles percebem que não estão tendo o devido reconhecimento, isso pode desmotivá-los.
Apenas apresentar os pontos positivos do trabalho pode parecer mecânico e impessoal, aqui, é importante elogiar a tarefa de uma forma leve e humanizada mostrando que o feedback vale a pena em ser recebido. É importante lembrar que não estamos lidando com máquinas.
Qual a importância do feedback positivo?
O feedback estimula a comunicação entre o gestor e sua equipe. Quando há uma boa comunicação, as dificuldades são superadas com maior rapidez e os funcionários têm confiança em seu líder. Um bom gestor ouve seus funcionários e consegue inspirá-los também.
O feedback positivo, além de estimular a comunicação, contribui para um clima organizacional produtivo. A equipe tem as mesmas oportunidades de melhorar e se desenvolver. Com o devido reconhecimento, os funcionários se tornam mais motivados e mais produtivos, impactando diretamente nos lucros da empresa.
Como todos sabem, os funcionários são a base da empresa. Um feedback positivo contribui para um ambiente mais saudável, porque os funcionários se sentem ouvidos e são incentivados a melhorar. É importante que os funcionários de uma empresa sejam elogiados, pois contribui para seu desenvolvimento pessoal e dentro da empresa.
O feedback é uma ferramenta importante para o sucesso do negócio
Para que uma empresa tenha sucesso em seus negócios, seus funcionários devem estar alinhados com as metas e seus objetivos. Além disso, uma empresa promissora é aquela que consegue manter seus funcionários em seus cargos por muito tempo.
O feedback pode parecer muito específico, e que talvez não faça grandes para a linha de produção da empresa no geral. No entanto, devemos lembrar que funcionários produtivos, motivados e com vontade de desenvolver e contribuir são um diferencial muito grande, e é aquilo que torna a empresa diferente das outras no mercado.
O feedback auxilia para que os funcionários estejam sempre se desenvolvendo e melhorando, sabendo que pontos eles devem investir. Investir no feedback é investir no capital humano da empresa. Uma empresa que valoriza seus funcionários ultrapassa os desafios com maestria e sem grandes perdas.
Como o Zenklub pode ajudar a aprimorar o feedback?
O feedback é uma ferramenta fundamental para construir uma ponte positiva entre colaboradores e empresas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Um feedback humanizado é aquele que deve ser feito com empatia e cuidado, buscando criar um ambiente saudável no trabalho.
O feedback é uma ferramenta de gestão de pessoas e pode contribuir para a motivação e engajamento dos funcionários, permitindo que se estabeleça uma transparência na comunicação da empresa com seus colaboradores e identificar o que pode ser melhorado.
O Zenklub é também uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas, porque dá ao RHs e às lideranças da empresa dados comportamentais sobre a cultura e o ambiente de trabalho.
Através do ZenManager, a plataforma corporativa do Zenklub, é possível gerir os planos corporativos de forma prática e autônoma e ainda ter acesso a dados de Behaviour Analytics e insights sobre a saúde mental dos colaboradores.
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Boa tarde, Regina. Tudo bem?
Como podemos auxiliá-la?
A Cultura Japonesa, nos deixou há algum tempo a expressão “Just In Time”, para dizer que nem sempre ter estoque implica em maior lucratividade, varia dependendo do estoque que se tenha! Com funcionários o feedback deve ser instantâneo e manter estilo “reservado” e, quem definirá se foi ou não, positivo será quem o receber. Faço essa colocação porque o Brasil reúne uma desigualdade social, praticamente impar, porque não existe “Igualdade de Oportunidades”, onde já ouvi de vigilante do prédio em que moro comentar com prestador de serviço de manutenção, quando fui a caixa de correspondência: “esse que entrou ai, mora desde o inicio do condomínio” ou seja, mesmo os condôminos tratando a ele com cordialidade, ele se colocando “inferior”, sem buscar mudar a realidade dele. Quando trabalhei em Gráfica – encadernador – terceirizado, a empresa na CTPS, colocou “Servente” por ser a empresa terceirizada de “Serviços de Limpeza”. Mas, atualmente, com carreira concluída e Graduado/Pos Graduado em Administração, elogio o profissional que me atende bem, em todos os lugares que vou, incluindo o vigilante, que lamento não saber valorizar a importância da profissão que exerce. Mesmo existindo a vigilância eletrônica, ela se torna eficiente, com a presença humana, no monitor que recebe as imagens captadas!