A psicologia comportamental é uma das 3 grandes forças da psicologia.

Seu surgimento remonta o início do século XX e é uma das vertentes do cuidado à saúde mental mais usadas na prática até hoje.

Para saber o que é psicologia comportamental, quais as diferenças entre seus tipos e em relação à psicanálise fique com a gente até o final.

Tenha uma excelente leitura!

Afinal, o que é psicologia comportamental?

A psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, estuda as relações de estímulos e respostas na nossa vida.

Em outras palavras, tal abordagem analisa comportamentos gerados a partir de determinadas emoções ou condicionamentos.

Pode-se dizer que o marco inicial da psicologia comportamental foi como o fisiologista russo Ivan Petrovich Pavlov. Ele foi premiado com o Nobel de Fisiologia e Medicina de 1904, por suas descobertas sobre a possibilidade de condicionar cães através de determinados estímulos.

Na sequência, a partir dos conhecimentos propostos por pesquisadores como Pavlov, os psicólogos Burrhus Frederic Skinner e John Broadus Watson desenvolveram o que se conhece atualmente como o behaviorismo.

Hoje em dia, há vários tipos de terapia dentro da psicologia comportamental, entre eles:

  • Aceitação e compromisso;
  • Comportamental;
  • Analítico-cognitiva;
  • Racional emotiva comportamental.

De fato, na atualidade tais técnicas estão entre as mais estudadas da psicologia.

Qual a importância da psicologia comportamental?

Sem dúvidas, controlar as emoções é um desafio à parte. Os pensamentos surgem como nuvens no céu, ou seja, não há muito controle sobre eles.

O que de fato faz a diferença é entender a relação entre determinados comportamentos e certos estímulos emocionais. 

Por exemplo, diante de um dia cansativo ou uma situação de estresse, busca-se uma recompensa alimentar por meio de barras de chocolate. Tal prática, no longo prazo, pode ser fator causal de certas complicações à saúde, como o diabetes e aumento dos níveis de colesterol.

Simplesmente por entender que uma situação gera a outra, pode-se preparar de forma adequada a fim de evitar comportamentos não desejados.

Assim, a importância do behaviorismo no fato de que as pessoas podem se condicionar para realizar atos que fazem bem a elas nas mais variadas áreas de suas vidas.

Qual a diferença de psicanálise para psicologia comportamental?

Sigmund Freud, neurologista e psiquiatra austríaco, fundou a psicanálise no século XIX. Tal abordagem é conhecida como a 1ª grande força da psicologia. 

A metodologia da psicanálise se baseia, de uma forma bem resumida, em entender como as relações da vida infantil resultam em repercussões práticas na vida adulta. 

Em outras palavras, pelo viés psicanalítico, traumas ou questões mal resolvidas da infância podem repercutir com uma série de questões na vida adulta.

Dessa forma, a análise da psicanálise é feita por estudos observacionais, sem um método científico analítico rigoroso, pois não há uma visão puramente objetiva. 

Então, para entender qual a diferença entre psicanálise e psicologia comportamental, é importante saber que esta última, por analisar objetivamente relações entre estímulos e respostas, pode-se estudá-la por meio de laboratórios científicos.

Assim, pode-se dizer que, apesar das diferenças psicanálise e psicologia comportamental são abordagens complementares, não dissidentes entre si.

Benefícios da psicologia comportamental

O behaviorismo possui incontáveis aplicações na prática.

Entre as áreas da vida que podem ser otimizadas com a psicologia comportamental estão:

  • Trabalho;
  • Estudos;
  • Investimentos;
  • Amizades;
  • Relacionamentos amorosos e familiares;
  • Definição de metas;
  • Planejamento da rotina.

Vejamos em detalhes alguns dos seus benefícios…

Autoconhecimento 

Conhecer a si mesmo é uma das chaves para atingir o equilíbrio emocional.

Para tanto, entender as relações entre estímulos e respostas que permeiam a vida de cada um é importante para estimular o autoconhecimento.

Com auxílio de um terapêutica, pode-se verificar, suas vieses pessoais, o que há por trás de cada comportamento pessoal não desejado e assim propor intervenções a eles.

Melhor capacidade de interpretação dos fatos

Ter clareza é um dos pré-requisitos para a tomada de decisões sensatas na vida.

Quando se sabe que determinados estímulos ou situações não são favoráveis aos nossos comportamentos, pode-se decidir de maneira mais assertiva em busca do que se acredita.

Nesse viés, o behaviorismo tem muito a contribuir.

Mudança de hábito 

Determinados pensamentos podem gerar hábitos potencialmente nocivos à saúde.

Por exemplo, comportamentos alimentares pouco saudáveis, vícios como uso de álcool, tabaco e outras drogas, podem ser modificados por meio da psicologia comportamental.

Além disso, através de técnicas práticas do behaviorismo pode-se diminuir a ansiedade, melhorar o sono e até mesmo reduzir o estresse do dia a dia.

Desconstrução de crenças limitantes

Tudo o que ocorre em nossas vidas pode impactar no presente. 

Por vezes, dificuldades do passado podem nos bloquear em relação a decisões atuais.

Nesse sentido, a psicologia comportamental ajuda a dar um novo significado a visões distorcidas que se tem sobre si e sobre os demais, impactando positivamente na busca pelos objetivos pessoais.

Como a psicologia comportamental pode influenciar no âmbito profissional 

Segundo o especialista em finanças Morgan Housel: 

“O comportamento errado pode sobrepor a habilidade técnica”. 

Ou seja, tão importante quanto ter o domínio dos conhecimentos teóricos (hard skills) é saber controlar as emoções (soft skills).

Por conta disso, o uso da psicologia comportamental já é consagrado nos ambientes de trabalho, uma vez que é um ótimo recurso para estimular os colaboradores a progredirem dentro da empresa e também a ajudarem os negócios a crescer.

Alguns exemplos de práticas corporativas do behaviorismo são:

  • Benefícios pelo cumprimento de metas;
  • Planos de carreira;
  • Direitos trabalhistas;
  • Interação entre colaboradores e happy hours.

Tudo isso faz com que os funcionários sejam estimulados de forma positiva, motivando-nos a ter uma performance cada vez mais satisfatória e gratificante.

Conclusão

Agora você já sabe que a psicologia comportamental é uma das bases para o estudo da mente humana.

O que é mais interessante sobre a psicologia comportamental é que ela possui uma aplicação prática, com resultados muitas vezes rápidos. 

Sem dúvidas, se você procurar um especialista em um dos tipos dessa abordagem, poderá ter grandes benefícios nas mais variadas áreas de sua vida.

Aqui no Zenklub você encontra uma série de profissionais behavioristas que estão com agenda aberta para atendimentos online. 

Conheça mais sobre nossos especialistas e agende já sua sessão!

Referências

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/psicologia-comportamental-o-que-e-e-por-que-e-importante-para-a-sua-carreira/