A Boehringer Ingelheim, uma renomada empresa farmacêutica alemã com mais de 60 anos de presença no Brasil, se destaca não apenas pela sua contribuição nos segmentos de saúde humana e animal, mas também pelo seu compromisso com o bem-estar de seus colaboradores. Com aproximadamente 2.500 empregados no país e duas fábricas em São Paulo, a empresa é um exemplo de como integrar a saúde mental nas práticas corporativas.

O Desafio

Enfrentar a questão da saúde mental no local de trabalho representa um desafio contínuo para a Boehringer Ingelheim. Mais do que oferecer benefícios corporativos, a empresa se propôs a capacitar suas lideranças, proporcionando a elas as ferramentas necessárias para acolher e escutar efetivamente suas equipes, além de promover uma educação abrangente sobre saúde mental.

A Solução

A abordagem da Boehringer Ingelheim à saúde mental começou com um forte enfoque na capacitação de seus gestores. Esse movimento “de cima para baixo” garantiu que os líderes estivessem preparados para criar um ambiente de trabalho que valoriza o diálogo aberto e a segurança psicológica. Em colaboração com especialistas, a empresa desenvolveu programas para espalhar a conscientização sobre saúde mental por todas as suas instâncias, estabelecendo um modelo de cuidado e apoio contínuo.

Impacto

Ana Paula Moreno, Analista de RH na Boehringer Ingelheim, resume a essência desta iniciativa: “A ideia realmente é essa: fomentar a segurança psicológica de uma forma muito confidencial, muito amigável, para que todos possam se abrir e se autoconhecer, sobretudo”. Essa visão tem gerado impactos positivos significativos, tanto para os gestores quanto para os colaboradores, ao promover um ambiente corporativo mais saudável e produtivo, onde o bem-estar mental é priorizado.