Em 11 de março de 2020, a OMS decretou oficialmente estado de pandemia por coronavírus no Brasil. Apenas em março de 2023, foi decretado o fim da emergência sanitária global de Covid-19. Foi um período de grandes incertezas, medo profundo, luto, isolamento social, tristeza e pânico.

Para lidar com todas essas emoções, infelizmente muitas pessoas encontraram estratégias não tão saudáveis para amenizar tamanho sofrimento. O uso de drogas, álcool e tabaco pode ter sido utilizado como forma de alívio instantâneo, fuga e prazeres momentâneos neste período de tantas angústias.

Por que as pessoas fumam?

Em uma pesquisa realizada pela Fiocruz, 34% dos fumantes brasileiros declararam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia. Este crescimento, ainda de acordo com o estudo, está associado à deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia (Dr. Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas).

De todos os indivíduos que fumam – a maioria para aliviar a tensão e a ansiedade –, metade morre em decorrência do vício. Segundo pesquisa de O Globo, apenas 5% dos que tentam parar de fumar sozinhos conseguem após 1 ano.  Portanto, é muito importante contar com o auxílio de uma equipe de profissionais multidisciplinar, como psicólogo, psiquiatra e Terapeuta Integrativo.

Como terapias integrativas podem ajudar?

Diante deste quadro, é notável reconhecer o quanto as Terapias Integrativas e Complementares podem auxiliar no processo de reconhecer e lidar com as nossas próprias emoções, atuando como importante auxiliar na diminuição ou até mesmo na suspensão da busca externa pela solução dos nossos problemas.

Os Florais de Bach são compostos extraídos das flores, indicados para tratar as nossas emoções e para ajudar a equilibrar disfunções comportamentais e mentais. O Dr. Edward Bach (1886-1936), criador da terapia de florais, era um médico com ideias avançadas para o seu tempo.  Percebeu, desde muito novo,  que a personalidade e as atitudes das pessoas afetam o seu estado de saúde. Dentre as 38 essências elaboradas por Dr. Bach, as mais indicadas para auxiliar no tratamento de dependência química, especialmente do tabaco, são:

  • IMPATIENS: indicada para impaciência, irritação, tensão, intolerância.
  • AGRIMONY: indicado para ansiedade e fuga emocional.
  • ROCK WATER: indicado para controle excessivo, auto exigência e inflexibilidade.

A aromaterapia é reconhecida “como uma antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente”, segundo a Internation Federation Aromatherapistis. Dentre os diversos óleos essenciais, podem ser utilizados para o auxílio da ajudar quem quer parar de fumar:

  • LAVANDA: Relaxante, sedativo, acalma angústia.
  • HORTELÃ PIMENTA: estimula concentração e atenção e abranda temperamentos impulsivos e explosivos
  • GERÂNIO: Combate a insegurança, instabilidade e fortalece a autoestima.

Outra terapia integrativa: a meditação

Além dos Florais de Bach e da Aromaterapia, outra Terapia Integrativa que pode ser de grande ajuda no processo de parar de fumar é a meditação. Meditar abrange acalmar os pensamentos, focar na respiração, relaxar e soltar completamente o controle. Uma das técnicas de meditação mais conhecidas é a mindfulness, ou de atenção plena, que envolve participar inteiramente de uma atividade (como tomar banho, praticar um esporte ou organizar um armário), em que o praticante se entrega totalmente ao que está fazendo, dispensando, de modo gentil, as distrações que a sua mente cria.

As Terapias Integrativas de fato podem auxiliar muito nessa importante decisão de parar de fumar. Apesar de serem formas naturais e dispensar receita médica, é muito importante sempre consultar um Terapeuta Integrativo para esclarecer as melhores dosagens e aplicações para o seu caso em específico. Parar de fumar pode ser uma tarefa árdua, mas com certeza trará muito mais qualidade de vida, bem estar e harmonia para sua vida.

Sobre a autora

Thalita Saraiva é Psicanalista e Terapeuta Integrativa especializada em LGBTQIAPN+, Sexualidade, Traumas e Abuso. Atendimento acolhedor, direcionado para a subjetividade de cada ser. Experiência em casos de Depressão, Ansiedade, Autoestima e Transexualidade.

Agende uma sessão com a Thalita

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Grupo Clínicas, Consumo de Cigarro cresce durante a pandemia, disponível em https://grupooncoclinicas.com/blog/consumo-de-cigarro-aumentou-para-34-dos-fumantes-brasileiros-durante-a-pandemia-diz-pesquisa-da-fiocruz, acessado em 23/08/2023

História dos Florais de Bach, disponível em https://www.institutobach.com.br/site/conteudo/pagina/1,101+Historia.html, acessado em 25/08/2023

Aromaterapia: o que é e como funciona?, disponível em https://essentia.com.br/conteudos/aromaterapia, acessado em 25/08/2023

Mindfulness, disponível em https://blog.eurekka.me/tecnicas-de-mindfulness/#:~:text=As%20t%C3%A9cnicas%20de%20medita%C3%A7%C3%A3o%20mindfulness,que%20a%20sua%20mente%20cria. , acessado em 25/08/2023
Parar de fumar, disponível em https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/05/so-5-dos-que-tentam-parar-de-fumar-sozinhos-conseguem-em-1-ano.htm, acessado em 25/08/2023