Após mais de um ano passando pela pandemia, muitas pessoas tiveram a saúde mental impactada. Os sentimentos de estagnação e vazio se tornaram comuns no dia a dia.
E você já percebeu como anda seu estado emocional?
Você sabia que pode estar Definhando e que o Definhamento pode ser a emoção predominante no ano de 2021?
Basicamente, definhamento é um quadro agudo de angústia e desmotivação.
Lidar com algo invisível como esse vírus por tanto tempo, vivendo dias cheios de incertezas e dúvidas, levou muitas pessoas a uma condição de abatimento crônico.
No jornal americano “The New York Times”, o psicólogo em Wharton e autor de livros, Adam Grant, definiu este sentimento que foi estabelecido na pandemia, como Definhamento.
Além disso, para especialistas de psicologia e psiquiatria, um método para controlar um estado emocional, é dar um nome a ele. Para assim definir limites, saber o que o causa, e por fim como curá-lo. Definir o termo Definhamento pode ser o primeiro passo para nos ajudar a compreendê-lo.
Na Psicologia, a saúde mental é pensada como como um espectro que vai da depressão até o florescimento. A depressão sendo o vale do mal-estar, e o florescimento sendo o ápice do bem-estar. O Definhamento é o vazio entre a depressão e o florescimento.
Você não está com um quadro de doença mental, mas também não está com uma plena saúde mental. Então, você se sente sem motivação e sem capacidade de se concentrar, um sentimento de vazio em que você se sente sem algum objetivo.
Sendo assim, isso pode influenciar em seu rendimento no trabalho, e até mesmo em seus relacionamentos.
Apesar de buscar por gatilhos positivos como possíveis remédios para o definhamento, é difícil se concentrar, pois você está sempre na mesma rotina que divide a sua atenção o tempo todo.
De acordo com pesquisas do sociólogo Corey Keys, que orientaram Grant em seu artigo, pessoas com maior probabilidade de experimentar depressão e ansiedade nos próximos anos, não são as pessoas que já apresentam os sintomas hoje em dia, mas sim as que estão definhando no momento.
O fato é que, o perigo reside com a pessoa que se encontra neste quadro e não consegue perceber que está nele. Que aos poucos caminha para a solidão e se sente indiferente a esse estado emocional, pois já se acostumou. Sendo assim, não vai buscar algum tipo de ajuda profissional.
Então, trazendo para a realidade do Brasil, a situação fica mais grave. Segundo o que a OMS apurou em 2019, somos a nação com o maior número de casos de ansiedade e o quinto com maiores casos de depressão. Tendo em vista a pandemia, o caso seguramente se agravou, pois o Definhamento comprometeu a saúde mental de pessoas saudáveis.
Agora que você entendeu o que é o definhamento e o seu perigo, vou te ajudar a identificar os principais sintomas deste estado emocional. Confira essa lista com 5 sintomas, sendo eles:
Além disso, é importante ficar atento se você tem apresentado esses sintomas nesse período pandêmico, geralmente esses sintomas começam a atrapalhar sua rotina diária, e também como já dito, podem desencadear doenças mentais futuramente.
A Depressão é um transtorno que se caracteriza por uma tristeza intensa e de longa duração. Tendo muitos sinais e sintomas que incluem modificações no sono, na fala, nas capacidades de pensamento, memória, raciocínio lógico, na organização emocional e, em muitas outras.
O Definhamento por sua vez é a ausência do bem-estar, apesar de ter alguns sintomas que a depressão apresenta, quem está definhando geralmente não está funcionando com plena capacidade, mas ainda assim consegue reverter esse estado com mudanças de hábitos e terapia.
Enquanto a depressão é uma doença mental, o definhamento é um estado emocional que abala a saúde mental, podendo se tornar um quadro de depressão.
Então, independente do termo, é importante ficar atento ao nosso estado emocional. Como já dito, o Definhamento compromete sua saúde mental, além de poder desencadear doenças mentais.
Por fim, a terapia pode te ajudar a compreender este estado e ajudá-lo a lidar com ele. Fazendo você se sentir melhor na sua rotina diária, até a pandemia acabar, ou até essa sensação passar.
Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e emoções. Você pode conversar comigo sobre ansiedade, insônia, procrastinação, autoestima e depressão.
Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!
Agende sua sessão comigo agora.
Fonte: Folha de São Paulo (2021)