O medo de ser demitido, a autocobrança para ser o melhor de todos profissionais e a falta de objetivos são alguns dos fatores que têm elevado o número de pessoas com ansiedade no trabalho.

Além disso, perceber se você está caminhando para a ansiedade excessiva é um fator fundamental para alcançar o equilíbrio emocional e consequentemente a qualidade de vida. E é sobre isso que vou falar neste texto.

O que é ansiedade?

Então, o que é Ansiedade? É a preocupação com o que pode acontecer, é não estar focado no presente, mas sim no futuro, é o medo de algo que talvez nem aconteça. Esta ilusão do que pode acontecer fica cada vez maior porque é impulsionada pela imaginação, pelo irreal.

As causas internas que levam à ansiedade no trabalho podem ser:

  • Insegurança;
  • Autocobrança;
  • Sentir-se subutilizado;
  • Mania de fazer tudo perfeito;
  • Não delegar por medo de perder destaque, preferindo se sobrecarregar;
  • Estar na função errada fazendo o que não gosta ou sem capacitação;
  • Falta de objetivos.

Mas também existem causas externas, tais como: locais de trabalho exigentes, com ambiente de muita pressão, regras rígidas, liderança confusa e falta de um plano de crescimento bem definido.

Como saber se está se sentindo ansiedade no trabalho

Então, para perceber se a ansiedade no trabalho está aumentando, responda às perguntas:

  1. Você trabalha sem gás, sem vontade?
  2. Está sempre cansado e desmotivado?
  3. Tem sintomas físico de tensão?
  4. Seu sono está ruim?
  5. Quando vai dormir, fica pensando no trabalho?
  6. Você não tem espaço dentro da sua empresa, não consegue dar sugestões ou propor mudanças?
  7. Seus valores não têm aderência aos da empresa?

Se sua resposta foi positiva para 3 ou mais destes questionamentos, é possível que você esteja passando por momentos de ansiedade no trabalho.

8 Dicas para diminuir a ansiedade no trabalho

  1. Identifique as principais causas internas e procure trabalhá-las através do autoconhecimento. A melhor forma de alavancar o autoconhecimento é ter a coragem de perceber suas atitudes, ações e palavras. Então, admitir que errar é normal é o primeiro passo para baixar o nível de autocobrança, aumentar a autoconfiança e, consequentemente, avaliar o que falhou e tentar mudar.
  2. Planeje seu dia, sua semana, priorize as atividades e organize seu dia para trabalhar dentro do tempo estipulado. A melhor forma de organizar seu tempo é relacionar diariamente as atividades importantes, priorizá-las e aprender a falar não para as demais atividades.
  3. Aprenda a delegar e não abrace tudo. O profissional competente é aquele que sabe compartilhar conhecimentos e ensinar o outro a fazer o que ele faz bem. Afaste a ideia de que você é o único que sabe fazer determinada atividade!
  4. Tente assumir a responsabilidade pelo que faz e a não repassar para os outros ou para a empresa. A vida fica muito mais leve quando se assume que é responsável pelo que deu certo ou errado.
  5. Então, busque o que você quer para a sua vida profissional e leve este plano para o seu líder. Estabeleça com seu líder datas de quando poderá atingir seu plano de carreira!
  6. Além disso, aprenda a equilibrar o trabalho com sua vida pessoal. O que faz você feliz? Tenha um hobby e planeje o tempo para este hobby. Tenha momentos agradáveis com a família.
  7. No home office, estabeleça momentos de pausa, levante para que relaxe seus pensamentos.
  8. Por fim, medite, respire, faça práticas que tragam sensação de estar presente no agora. O que reenergiza você para iniciar o dia com vontade, alegria e foco?

Não se entregue

Além disso, sempre digo que vozes internas sempre irão existir e cabe a você rebatê-las.

Quando vier um pensamento que inferioriza e coloca você para baixo, como “será que sou capaz?” reverta para “sou capaz” e relacione todas as suas realizações e sucessos atingidos que evidenciem sua capacidade.

Esta é uma forma de afastar o vício de focar no negativo e não no positivo e desta forma, se fortalecer para afastar a ansiedade!

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a descobrir potenciais que você tem e desconhece e a retirar as limitações da frente, que fazem com que você não atinja resultados por causa da procrastinação e falta de foco.

Por fim, através de ferramentas de coaching e reflexões, vou ser sua parceira para trabalhar seu controle/inteligência emocional, sua autoestima, ansiedade e assim transformar-se em um profissional motivado, de alta performance e de destaque na empresa e no mercado! 

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Publicado por:

Marcia Sasdelli

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Marcia Sasdelli

Márcia Sasdelli é certificada como coach, especialista em desenvolvimento humano, carreira e liderança. Formada em Jornalismo pela USP, com Especialização em Informática na FGV, foi gerente de projetos e gerente de pessoas em grandes empresas nacionais e multinacionais, sendo reconhecida pela formação de times fortes, motivados e de alta performance. Como mentora certificada IBM foi responsável pela formação de líderes na empresa.