Sair da Caixa: “A busca pelos sonhos é um bem comum do ser humano, o que nos diferencia é a forma que vamos buscar, executar e conquistar”
Hoje vamos conhecer a Silvana Mello, paulista de 53 anos, casada há 15 anos e mãe do Luca de 9 anos. Silvana, assim como outras mulheres, desafiam os estigmas corporativos e investem na carreira e no empreendedorismo.
Psicóloga de formação, mestre em Administração de empresas pela PUC/SP e coach pela Universidade de Columbia, Silvana é Fundadora da TCS-Creative.com, uma empresa com o propósito de estimular o poder de transformação nas pessoas e organizações.
Quais caminhos você trilhou até chegar à Direção Geral da TSC-Creative.com?
Comecei a minha carreira em 1985, como estagiária no Grupo Sharp. Lá eu pude conhecer o mundo corporativo e ter noção do que é uma grande empresa. Conheci grandes profissionais e a partir daí minha carreira foi evoluindo.
Passei por corporações nacionais e multinacionais como Ericsson e Sodexo e fui responsável pelo direcionamento estratégico de RH de outros países.
No início do ano 2000 senti uma forte necessidade de mudar de carreira e me reinventar. Fiz um Mestrado em Administração em Empresas, dei aulas no Mackenzie e na BBS – Brazilian Business School, conclui uma certificação em Executive Coaching pela Universidade de Columbia – uma das 5 melhores do mundo, o que me permitiu chegar ao grande sonho de ajudar as pessoas a se desenvolverem e protagonizarem suas histórias.
A TCS – Top Coaching Solutions nasceu em 2008 e era uma empresa de consultoria que desenvolvia coaching para estudantes e profissionais e paralelo a esse trabalho, assumi a liderança de Desenvolvimento de Talentos da LHH – Lee Hetch Harrison, consultoria global em desenvolvimento de Talentos.
Em 2018, após ter concluído um ciclo de crescimento na LHH eu assumi integralmente a TCS, agora de forma ampliada passando a se chamar Top Creative Solutions e oferecendo serviços de Mentoria, Coaching e programas de Liderança.
As minhas experiências me ajudaram a ser quem eu sou hoje profissionalmente e principalmente no âmbito pessoal. Ter trilhado uma carreira de sucesso me ajudou a construir e consolidar valores que fazem parte da minha essência como: determinação, coragem para dizer o que pensa e desafiar o status quo, excelência, comprometimento e generosidade.
Com tantas experiências no currículo, em quais momentos você sentiu com menos suporte por ser mulher e lutar pelo seu propósito?
Por ser mulher nenhuma, por ser empreendedora muitas. Ser dono de um negócio requer coragem, alta energia e muita conexão com o seu propósito.
Mas você identifica no mercado uma maior dificuldade para as mulheres crescerem e atingirem os seus objetivos?
Sim, as mulheres são mais demandadas que os homens. Se você analisar duas apresentações executivas iguais, uma de um homem e outra de uma mulher você verá que as pessoas vão exigir muito mais da mulher.
Por dois motivos: primeiro porque existe um preconceito contra as mulheres e uma competição entre as mesmas; e segundo, porque muitas mulheres não acreditam nelas próprias e elas deixam esta ‘fraqueza” transparecer, nos mínimos detalhes, como no uso de palavras duvidosas e na postura corporal.
O principal ponto para uma mulher dentro desse mercado é assumir a sua identidade e assim se posicionar como tal. O segundo é ter autoconfiança e acreditar em si mesma.
A busca pelos sonhos é um bem comum do ser humano, o que nos diferencia é a forma que vamos buscar, executar e conquistar.
Encontrar nos próprios sonhos um caminho é determinar um propósito de vida.
Como você enxerga hoje o papel do RH nas empresas em relação a diversidade, seja ela de gênero, orientação sexual e necessidades especiais?
O movimento de diversidade está em fase de crescimento no Brasil e no mundo.
O papel de RH é muito importante para a consolidação deste processo.
O RH é um guardião das políticas e deve se posicionar à frente do processo de transformação.
Quais dicas práticas você daria para esse segmento criar novas abordagens e ter sucesso com a nova geração que está chegando no mercado?
Sempre se posicionar de forma neutra, com abertura para compreender os diferentes pontos de vista.
No seu dia a dia, como você administra seu bem-estar emocional, sua vida pessoal e familiar, com a rotina empreendedora?
Dedico em média 70% do meu tempo ao meu trabalho e o restante eu distribuo com o meu filho, minha família e atividades pessoais.
Como você define hoje a TSC-Creative.com e quais os planos futuros?
Somos uma empresa que estimula o poder de transformação das pessoas e nosso desafio atual é nos diferenciar de outras empresas do mercado, com novas soluções e abordagens.
Entre os próximos passos, temos como objetivo internacionalizar os nossos serviços, e estamos prontos para oferecer esse avanço.