É normal que em algum momento de sua vida, você tenha se questionado sobre o sentido da sua existência, qual o seu propósito, entre outros questionamentos. Isso é algo característico de um episódio de crise existencial.

Esse período é marcado por uma instabilidade emocional e pode ocorrer em qualquer momento da vida da pessoa. Embora seja um momento complicado, ele passa. Porém, é importante entendermos que cada pessoa precisa de um tempo.

Para entendermos um pouco mais esse assunto, separamos em tópicos alguns pontos importantes que irão esclarecer melhor sobre esse fato que tira qualquer pessoa do eixo.

O que é crise existencial?

Caracterizada por um sentimento de descontentamento, a crise existencial se trata de um conflito interno, onde a pessoa passa a questionar qual o propósito da sua existência, seu lugar no mundo, o real sentido da sua função, dentro do contexto em que ela está inserida.

A pessoa passa a refletir mais sobre esses questionamentos e, o fato é que, quanto mais ela busca uma resposta, mais dificuldade ela tem para encontrar. 

Esse momento costuma acontecer quando a pessoa se vê muito distante de alcançar seus objetivos e sonhos. 

Terapia é para quem quer se desenvolver

Normalmente traçamos metas a curto, médio e longo prazo para serem alcançadas em nossas vidas. Porém, quando por algum motivo nosso caminho é interrompido ou desviado daquilo que pretendemos, passamos a nos questionar o porquê de aquilo estar acontecendo.

E geralmente, são nesses momentos que passamos a questionar qual o nosso propósito e o sentido de tudo. De modo geral, é como se a pessoa se afastasse de tudo aquilo que mais a preenche. Por esse motivo, é que durante uma crise existencial a sensação de vazio se faz tão presente.

A insatisfação se torna um sentimento constante e por consequência junto dela, também vem a tristeza. A pior parte de tudo isso é que nem sempre a pessoa consegue identificar qual é de fato o problema.

Não existe um período exato em que ela pode surgir na vida de uma pessoa, porém, fases como a transição da adolescência para a fase adulta, onde muitos começam a se questionar qual caminho irá seguir, a crise existencial é mais comum. 

Como também, quando a pessoa entra na fase dos 30, 40 e 50 anos, ou quando ela passa por diversos empregos, mas não consegue se manter por muito tempo em nenhum deles. 

Um ponto que também devemos destacar é o uso de álcool e drogas, que em primeiro momento, oferecem alívio temporário sobre os sintomas, mas, associá-los a qualquer tipo de questão psicológica, não é a melhor opção.

Afinal, além de prejudicar a saúde física da pessoa, ele só prolongará mais ainda seu sofrimento e causará dependência, ocasionando mais um problema a ser tratado. Portanto, não busque conforto no álcool e nas drogas, eles não solucionarão seus problemas.

Enfim, a crise existencial pode acontecer em diversos momentos e por diversos motivos na vida de uma pessoa. O importante é que ela saiba reconhecer e buscar ajuda o quanto antes.

Quais as causas levam a uma crise existencial?

É difícil apontarmos uma causa exata para uma pessoa desenvolver uma crise existencial, o que podemos afirmar é que tudo irá depender do contexto pelo qual ela está inserida.

Acontecimentos considerados naturais da vida, como o fim de um relacionamento, a morte de um ente querido, determinar qual o caminho profissional irá seguir, além dos acontecimento que não estão ligados a ordem natural da vida, como um acidente e fatos traumáticos, são possíveis gatilhos.

Diante desses acontecimentos, a crise existencial pode ser desenvolvida e nesse momento a pessoa passa a conviver com os questionamentos. Além disso, alguns fatores que também precisam ser levado em conta, são:

  • A repressão de emoções e sentimentos;
  • Insatisfação consigo mesmo;
  • Frustração com a própria carreira;
  • Sentimento de culpa;

Ou seja, os motivos que levam uma pessoa a desenvolver a crise existencial são diversos e podem acontecer em qualquer fase da vida. Principalmente na transição da adolescência para a vida adulta.

O que fazer durante uma crise existencial?

Sabemos que essa situação não é agradável, afinal se trata de um sofrimento emocional onde colocamos nossa vida em questionamento. 

Porém, existem algumas medidas que podem ser tomadas durante uma crise existencial, para que a pessoa consiga passar por ela de uma forma menos sofrida, ou até mesmo para que essa crise seja resolvida mais rápido.

Busque recuperar o controle de seus pensamentos

A única pessoa que tem a capacidade de controlar seus pensamentos, é você mesmo. Aprenda a identificar quando os pensamentos ansiosos tentam tomar conta da sua mente, concentre em sua respiração e busque focar apenas em pensamentos positivos.

A técnica de se concentrar em sua respiração, é uma forma muito eficiente de acalmar até mesmo os pensamentos e colocar eles novamente nos eixos. 

Entenda, você não encontrará todas as respostas para suas perguntas

O fato de você buscar por respostas incansavelmente, aumenta mais ainda sua ansiedade. É importante que você tenha em mente, que nem para todas as suas perguntas você encontrará uma resposta.

Sua família pode ajudar

Tenha em mente que sua família não é a culpada por você ter desenvolvido essa crise, afinal de contas, ela se trata de questões internas suas. Por isso, não tente transferir essa “culpa” para eles. O máximo que eles podem fazer, é estar ao seu lado e te apoiar.

Mantenha-se próximo de seus amigos

Ter pessoas de sua confiança ao seu redor é muito importante nesse momento, além disso, poder compartilhar com alguém que tenha uma idade próxima a suas abertamente sobre o que você está sentindo, te ajudará a aliviar o peso que essa crise causa.

Talvez a outra pessoa também esteja passando pela mesma situação e ouvir você compartilhar o que você está passando, pode ajudá-lo.

Torne atividade física parte de sua rotina

A atividade física te ajudará não apenas com a crise existencial, mas também em outros pontos da sua vida. Portanto, separe meia hora do seu dia e faça ao menos uma caminhada, além de todos os benefícios, ela te ajudará a liberar a tensão e a ansiedade.

Sintomas de uma crise existencial

Como já sabemos, a crise existencial se trata de uma fase de instabilidade emocional e são caracterizadas por conflitos internos e muita tristeza, devido aos diversos questionamentos que a pessoa faz para si própria, sobre sua vida.

Os principais e mais conhecidos sintomas são a ansiedade, insatisfação, insônia, estafa mental, pessimismo, pensamentos intensos sobre a morte e também a vontade de se isolar.

Vamos começar falando da ansiedade, esse sentimento surge devido aos questionamentos feitos, porém, sem respostas e, as incertezas de tudo aquilo que a pessoa está sentindo. Isso desperta a sensação de ter perdido total controle de sua vida e aumentando ainda mais suas preocupações.