O transtorno de personalidade narcisista é bastante conhecido por um ego inflado, vaidade e necessidade de ser bajulado. Mas o que é transtorno de personalidade narcisista vai muito além dessas definições populares. Estamos falando de uma condição mental que apresenta muita vulnerabilidade e sofrimento.

Por isso, neste post explicamos quais são os sintomas de transtorno de personalidade narcisista, como identificar e o que o causa. Além disso, detalhamos os tratamentos para transtorno de personalidade narcisista para ajudar você ou alguém que você conhece que tem esse distúrbio.

O que é Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN)?

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição mental formada pela combinação entre estrutura do pensamento, temperamento e apego. Isso quer dizer que o narcisista possui uma forma diferente de pensar, sentir, agir, interagir e se perceber no mundo.

Quais os principais sintomas desse tipo de transtorno? 

Os sintomas de transtornos de personalidade narcisista apresentam um padrão de comportamento inflexível e concentrado em seu ego. Pacientes com esse diagnóstico exibem grande confiança e querem ser adorados. Mas, no fundo, escondem crenças de inferioridade, imperfeição e o temor de não serem amados.

Auto Importância exagerada 

Os sintomas mais clássicos de TPN transtorno de personalidade narcisista dizem respeito a auto importância. São comportamentos, falas e pensamentos que enaltecem a si mesmo, baseados na crença de ser merecedor de tratamento especial e atenção. 

Necessidade de adulação

Um sinal importante do diagnóstico é a necessidade de ser admirado e bajulado. 

Essas pessoas fazem de tudo para serem reparadas e reconhecidas por qualquer coisa (bens materiais, beleza, conquistas etc.). Aliás, eles acham que ser admirado é um direito legítimo. 

Dificuldades interpessoais

Esses indivíduos podem até ser populares, mas raramente conseguem construir muitos relacionamentos sólidos. Além disso, estão sempre reclamando dos outros, e não hesitam em se aproveitar de uma pessoa em prol do que desejam. 

Falta de empatia

Quando se busca por “transtorno de personalidade narcisista sintomas”, uma das respostas mais comuns é a falta de empatia. Esses pacientes são incapazes de compreender ou reconhecer as necessidades do outro. Suas cognições se mostram superficiais nesse sentido.

Superioridade

Pessoas com TPN acreditam que são superiores, por isso, costumam se relacionar com quem acham que estão à sua altura. Dessa maneira, sempre julgam os outros com acidez, reforçando seu autoempoderamento.  

Minimizam os próprios defeitos

Uma característica frequentemente encontrada no transtorno de personalidade narcisista é o hábito de minimizar os próprios defeitos, atitudes ou falhas. Assim, raramente admitem arrependimento ou demonstram qualquer remorso, mesmo reconhecendo o problema.

Escondem fragilidades e sentimentos

Para a pessoa com transtorno de personalidade narcisista, é inaceitável demonstrar sentimento e fragilidades. Por conta desse conceito, ela esconde sua vulnerabilidade usando de seu poder. Ou pode ser agressiva de forma estratégica, transferir a culpa, punir o outro, ou enrolar, agindo com indiferença.

Quais as principais causas do TPN?

O transtorno de personalidade narcisista não tem uma causa determinada. Mas, os estudos apontam que o distúrbio deriva de alguns fatores.

  • Genéticos: existem evidências que sustentam a presença do transtorno de personalidade narcisista de forma inata. Ou seja, é uma predisposição genética que gera o problema;
  • Ambiental: outras pesquisas mostram que o ambiente onde a pessoa vive contribui para que se formem os desvios narcisistas. E aqui estão inclusos família, escola, mídia, cotidiano, entre outros;
  • Experiencial: o transtorno de personalidade narcisista também pode ser acarretado por vivências do indivíduo. Algumas experiências, como os traumas, são assimiladas com conexões desvirtuadas. E a partir disso, o cérebro desenvolve pensamentos e gera comportamentos diferentes do que se espera.

Combinação de fatores

A combinação de fatores é a hipótese mais assertiva a respeito das causas do transtorno personalidade narcisista. Os cientistas explicam que uma pessoa geneticamente propensa a apresentar esse desvio tem esse risco reduzido quando cresce em um ambiente saudável. A mesma lógica vale para os outros fatores. 

Desenvolvimento e infância

Na psicanálise, os estudos apontam que o transtorno de personalidade narcisista surge na infância. De acordo com o psicanalista Otto Friedmann Kernberg, a criança cria uma imagem ideal para encarar a própria realidade, como se fosse um mecanismo de defesa.  

Ela se agarra a essa ideia tão firmemente que passa a não distinguir a imaginação da realidade. As duas visões se tornam uma só, gerando todos os conflitos e sintomas do transtorno de personalidade narcisista na fase adulta.

Quais os tratamentos para o transtorno de personalidade narcisista? 

Os tratamentos para transtorno de personalidade narcisista têm como principal abordagem a psicoterapia. 

Psicoterapia

A psicoterapia ajuda a estimular o desenvolvimento de funções interpessoais, a assimilar as emoções e a si mesmo. O foco está em fazer o paciente compreender as responsabilidades de suas ações, aprender a interagir socialmente de forma saudável e provocar mudanças de comportamento. Para isso, as vertentes mais comuns são:

  • Terapia cognitivo-comportamental 
  • Psicoterapia psicodinâmica
  • Psicoterapia com foco na transferência

Intervenção medicamentosa

Embora não existam remédios específicos, em alguns casos, os tratamentos para transtorno de personalidade narcisista podem envolver intervenção medicamentosa. Isso porque pacientes com esse distúrbio tendem a desenvolver outras condições psiquiátricas. Confira alguns exemplos.

  • Depressão maior;
  • Transtorno depressivo persistente;
  • Tendência suicida;
  • Anorexia nervosa;
  • Distúrbio ocasionado por uso de substâncias (álcool, drogas entre outros);
  • Presença de outro transtorno de personalidade. 

Dessa forma, o uso de medicamentos visa tratar outros problemas atrelados ao transtorno narcisista. Esse trabalho deve ser feito em conjunto com a psicoterapia. 

Esse tipo de transtorno tem cura? 

Infelizmente a resposta para “transtorno narcisista tem cura” não é muito positiva. Não existe ainda uma forma de eliminar de vez o sofrimento dessa condição, mas existe tratamento.

Conclusão

Conviver com o transtorno de personalidade narcisista gera muitos contratempos e desafios a todos os envolvidos. Para o paciente, essa arrogância é decorrente de uma mentalidade limitada incapaz de lidar com outras pessoas e com o mundo. Isso impede seu próprio desenvolvimento, mantendo a sua fragilidade e uma angústia muito grande.

Já quem está a seu redor busca como lidar com pessoas com transtorno de personalidade narcisista a fim de se preservar diante da arrogância deles. O fato é que para ambas as partes, a melhor saída é contar com apoio profissional.

Por isso, o Zenklub disponibiliza diversas opções de especialistas e linhas de tratamento em sua plataforma digital. Você tem acesso a psicólogos e terapeutas com apenas alguns cliques e tem à sua disposição sessões de psicoterapia sem sair de casa! Procure ajuda profissional!

Referências

BECK, A. T.; DAVIS, D.D.; FREEMAN, A. Terapia cognitiva dos transtornos da personalidade. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2017. 

MARQUES Jr., P. R. M. Detecção de transtorno de personalidade narcisista a partir de tweets: um estudo preliminar. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2012. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5756/1/TCC%20-%20Paulo%20Mann.pdf 

LOWEN, A. Narcisismo: Negação Do Verdadeiro Self. São Paulo: Cultrix: 1983.

LASS, R. B. Avaliação de Transtornos de Personalidade e Padrões Comportamentais da Alienadora Parental. Mestrado em Psicologia Forense. Univeridade Tuiuti do Paraná: Curitiba, 2013.  Disponível em: https://tede.utp.br/jspui/bitstream/tede/1318/2/AVALIACAO%20DE%20TRANSTORNO.pdf 

FERRARI, A. G.; PICININI, C. A.; LOPES, R. S. O narcisismo no contexto da maternidade: algumas evidências empíricas. In: Revista Psico, v. 27, 2. 3, set./dez. 2006. 

SKODOL, J. Transtorno de Personalidade Narcisista (PTN). In: MANUAL MSD Versão para profissionais de saúde. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-narcisista-tpn 

RASKIN, R., HALL, C. A Narcissistic Personality Inventory. Psychological Reports. 1979;45(2):590-590. doi:10.2466/pr0.1979.45.2.590

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/transtornos-psiqui%C3%A1tricos/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-narcisista-tpn

https://unifor.br/web/saude/narcisismo-conheca-as-caracteristicas-desse-transtorno-de-personalidade